24/04/2015 :: Edição 5495

Saneamento e Mobilidade Urbana

MINISTRO DAS CIDADES ASSEGURA CONTINUIDADE DE PROGRAMAS E PROJETOS EM PARCERIA COM ESTADOS E MUNICÍPIOS

Em reunião nesta sexta-feira (24/04), na associação dos municípios do oeste do Paraná (AMOP), em Cascavel (PR), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, garantiu aos prefeitos que o governo federal vai manter programas e projetos em parceria com estados e municípios. "O ajuste fiscal é necessário para reequilibrar a economia, mas será passageiro e teremos resultados positivos rapidamente, portanto o cenário é positivo", afirmou Kassab. Ele explicou que, mesmo que o fluxo de recursos diminua, obras de longo prazo como saneamento e mobilidade não sofrerão grandes impactos. Kassab destacou que, em breve, a presidenta Dilma Rousseff lançará a terceira fase do Minha Casa, Minha Vida com a meta de contratar mais 3 milhões de unidades e falou da importância da parceria do ministério com os municípios brasileiros. “O Ministério das Cidades é um instrumento importante de investimento do governo federal em parceria com os municípios no campo da infraestrutura, notadamente habitação, desenvolvimento urbano, mobilidade e saneamento”, afirmou Kassab. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério das Cidades)

CPRT/CBIC

DEPUTADO BENJAMIM MARANHÃO CONFIRMA PRESENÇA PARA O ENCONTRO NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL

O presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, deputado Benjamim Maranhão (SD/PB), confirmou presença para o Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil - Brasil - Um novo olhar sobre a nossa indústria, que será realizado no dia 12 de maio, em Brasília. O deputado participará do painel “O que faz a Construção no Brasil?”, juntamente com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias;  o secretário de Inspeção do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10º Região, Alessandro Santos de Miranda, representando o Ministério Público; o deputado Antonio Ramalho, representando os trabalhadores do setor; o líder do projeto Segurança e Saúde no Trabalho da CPRT/CBIC, Haruo Ishikawa, e o presidente da CPRT/CBIC, Roberto Sérgio, além do presidente da CBIC, José Carlos Martins.Clique aqui para mais informações sobre o encontro, que visa mostrar as boas práticas desenvolvidas pelo setor da Construção na área de segurança e saúde no trabalho em todo o país.

Fasc/CBIC

INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DE CURITIBA RECEBE CICLO DE SEMINÁRIOS EM RESPONSABILIDADE SOCIAL

Um dos principais recados transmitidos ontem (23/04), durante o I Seminário de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social em Curitiba (PR), foi o de que a Responsabilidade Social começa a partir das atitudes de cada indivíduo. Durante o evento, promovido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) da CBIC e realizado pelo Sinduscon-PR e Seconci-PR, o professor João Paulo Vergueiro citou o Seconci (Serviço Social do Sinduscon-PR), que tem como premissa oferecer um conjunto de ações em prol dos trabalhadores do setor. Um dos fatores relevantes no Seconci-PR, apontado pelo presidente da instituição, José Eugenio Gizzi, é a diminuição do número de acidentes de trabalho devido as orientações realizadas. “Nós temos o orgulho em dizer que somos responsáveis por reduzir o índice de acidentes em até 50% nas empresas atendidas pela entidade”, destacou. O case de sucesso apresentado foi o da Construtora Laguna, com 19 anos de atuação, que desenvolve ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade dentro da empresa e tem ajudado instituições como o IPCC (Instituto Pró-cidadania de Curitiba). Também foi apresentado o projeto Gestão Sustentável para a Competitividade, do Sesi, que visa, entre outros, diagnosticar o patamar de incorporação de práticas de Sustentabilidade nas indústrias.

Infraestrutura e PPPs

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO PARTICIPA DO INTERNATIONAL MEETING: INFRASTRUCTURE AND PPPS

O secretário executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira, será um dos palestrantes do painel Mercado de Financiamento de Longo Prazo e suas fontes, que integra o International Meeting: Infrastructure and PPPs, que será realizado nos dias 27 e 28 de abril, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Promovido pela CBIC, em parceria com a Confederation of International Contractors Associations (CICA) e a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), o encontro tem como objetivo promover o diálogo sobre o mercado de concessões e parcerias público privadas (PPPs) e, com isso, contribuir com o crescimento e desenvolvimento do setor da construção no Brasil. Do referido painel, também participarão, como palestrantes, o chefe de Project Finance BNP Paribas Brazil, Gaetan Quintard, e o diretor de Estratégia e Investimentos (Vinci Concessions), Vincent Piron, e como moderador o sócio da BF Capital, Renato Sucupira. Clique aqui para mais informações.

Infraestrutura e PPPs

INTERNATIONAL MEETING: INFRASTRUCTURE AND PPPS PROMOVE DEBATE SOBRE AS GARANTIAS EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA

Um dos temas de destaque do International Meeting: Infrastructure and PPPs, que a CBIC promoverá nos próximos dias 27 e 28 de abril, em Brasília, será o das Garantias em Projetos de Infraestrutura. Para a CBIC, a garantia apresentada pelo poder público para mitigar a percepção de risco de inadimplência dos investimentos em relação às contraprestações devidas pelo poder concedente é um elemento essencial para as Parcerias Público-Privadas (PPPs). A ideia do painel é apresentar percepções de investidores nacionais e estrangeiros e de gestores públicos sobre a temática das garantias (Intercâmbio entre organismos públicos brasileiros, entidades financeiras e empresas com participantes estrangeiros). Participarão do painel, como palestrantes, o sócio diretor da Frilet-Société d´Avocats, Marc Frilet; o sócio da Ponte Di Ferro, Carlos Zveibil, e o superintendente of Desenbahia Project Finance, Adelaide Motta de Lima, e como moderador o superintendente da Área de Estruturação de Projetos (AEP) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Henrique Amarante da Costa Pinto. Clique aqui para mais informações.