15/05/2015 :: Edição 5509

CMA/CBIC

O Futuro da Minha Cidade

O evento O Futuro da Minha Cidade discutiu ontem (14/05), em Teresina (PI), o planejamento do futuro das cidades do estado do Piauí pelos próximos 20 anos. Foi apresentado o modelo de sustentabilidade da cidade de Maringá (PR), na tentativa de ser adaptado para as cidades piauienses. O presidente da CBIC, José Carlos Martins, apresentou ideias criativas e sustentáveis que têm melhorado as condições de vida, em vários locais. A ideia, segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon-PI), é utilizar modelos de planejamentos urbanos, servindo de parâmetros para projetos a serem aplicados em Teresina. A expectativa é de que o modelo de planejamento de Maringá e as sugestões apresentadas possam garantir medidas práticas, no âmbito da sustentabilidade e das intervenções urbanas. "A expectativa é que com as ideias expostas aqui, consigamos reaproveitar pontos possíveis para nossa realidade. Para que tenhamos, efetivamente, ações práticas e deliberações diretas as nossas deficiências", disse. O evento, realizado pela CBIC e pelo Sinduscon-PI, contou com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI), patrocínio da Caixa Econômica Federal e participação da Prefeitura de Teresina. (Com informações do Meio Norte)

Fasc/CBIC

CBIC encerra em São Luís primeiro ciclo de seminários de Responsabilidade Social Corporativa

A CBIC encerrou ontem (14/05), em São Luís (MA), o primeiro Ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social, totalizando dez seminários, que passaram pelas cidades de Brasília, Palmas, Goiânia, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Maceió e São Luís. O palestrante João Paulo Vergueiro, mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), destacou mais uma vez a importância da responsabilidade social corporativa Estratégia Empresarial e Responsabilidade Social na Indústria da Construção. Para Vergueiro, o ciclo de seminários foi uma excelente oportunidade para disseminar a prática e incentivar empresas a adotar a responsabilidade social corporativa. Em São Luís, o evento foi promovido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc/CBIC) e pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), em parceria com o Sesi e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

CMA/CBIC

Benefícios fiscais para adoção de ações e práticas de sustentabilidade serão apresentados na reunião da CMA/CBIC do dia 28 de maio

O secretário de Cidade Sustentável da Prefeitura Municipal de Salvador, André Fraga, apresenta no próximo dia 28 de maio, durante a reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, os benefícios fiscais para adoção de ações e práticas de sustentabilidade – IPTU Verde – Salvador. A reunião será realizada das 9h às 14h, na sede do Sinduscon-SP. Durante o evento também serão apresentadas as diretrizes para a aquisição de produtos e serviços – Critérios de Sustentabilidade – Guia de Compra Responsável CBIC, pela professora Raquel Blumenschein, coordenadora do LACIS/Universidade de Brasília (Lacis/UnB).

Seminário discute o panorama das edificações habitacionais no Brasil

No próximo dia 20 de maio, o Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) realiza das 13h30 às 18h40, em seu auditório, em Goiânia, o Seminário da Habitação. O encontro visa discutir o panorama das edificações habitacionais sob os aspectos de racionalização, desempenho e viabilidade econômica, além de abordar as perspectivas dos atuais programas habitacionais diante do cenário econômico atual. Na programação do evento, destacamos as palestras: “Sistemas Construtivos para Habitações de Interesse Social” e “Soluções Sustentáveis para Instalações de Água e de Energia Elétrica para Habitações de Interesse Social.  Para conferir a programação completa do evento e inscrições, clique aqui.

Mega Feirão

Feirão no Rio de Janeiro oferece oportunidades
na indústria da construção

Mais de 500 vagas para cursos de qualificação, além de oportunidades de empregos no setor da indústria da construção serão oferecidas no Mega Feirão de Empregos da Indústria da Construção, que será realizado neste sábado, dia 16 de maio, das 8h às 16h, no Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro. O evento tem como público-alvo alunos que estão finalizando cursos de nível operacional na construção civil, trabalhadores da cadeia produtiva do setor, além de desempregados e interessados em iniciar atividades da área. Segundo o superintendente do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio (Seconci-Rio), Sérgio Paiva, cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo local transformando este evento no maior do setor. O Mega Feirão engloba seis áreas: cidadania, qualificação, emprego, tecnologia, saúde e trabalho seguro. Na área de qualificação, serão oferecidas vagas de cursos para pedreiros, carpinteiros e pintor. (Com informações da EBC – Radioagência Nacional)