08/06/2015 :: Edição 5524

Sondagem Especial

CNI: 80% DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PRETENDEM INVESTIR EM TECNOLOGIA ATÉ 2020

A Sondagem Especial – Uso de Tecnologia na Indústria da Construção, divulgada nesta segunda-feira (08/06) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da CBIC, mostra que 80% das empresas da indústria da construção pretendem investir em novas tecnologias nos próximos cinco anos. Para 49% das empresas, a redução nos custos de produção proporcionados por equipamentos, máquinas, materiais ou processos modernos é um dos itens que estimulam a compra de novas tecnologias. Outros 44% acreditam que o estímulo vem da existência de fornecedores e assistência técnica disponíveis na região, e 35% destacaram a existência de fontes apropriadas de financiamento; e 33% disseram que o estímulo se dá pela existência de mão de obra qualificada. A taxa de juros e de câmbio elevadas foram apontadas por 54% das empresas como principal obstáculo para aquisição de novas tecnologias, seguida pelos altos custos para aquisição, uso e manutenção da tecnologia, assinalados por 51% dos participantes. Já a falta de mão de obra qualificada para operar a tecnologia foi indicada por 38% das empresas. A sondagem também indicou que na hora de decidir pela compra, os fatores mais considerados pelos empresários são os custos de aquisição e de manutenção das novas tecnologias (78%), a redução dos custos (76%) e o aumento da qualidade da construção (68%). O levantamento mostrou que, nos próximos cinco anos, as indústrias da construção pretendem investir principalmente em tecnologia da informação. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 15 de janeiro junto a 457 empresas, sendo 130 de pequeno porte, 221 médias e 106 grandes. Para mais informações, clique aqui.



Norma de Desempenho

SINDUSCON-SP FAZ BALANÇO DE DOIS ANOS DA NORMA DE DESEMPENHO

O Sinduscon-SP, com apoio da CBIC, promove no próximo dia 18 de junho, das 8h30 às 18h, no Caesar Business Faria Lima, em São Paulo, o Seminário Norma de Desempenho: de 2013 a 2015 – avanços e necessidades para a implantação plena. O evento reunirá especialistas e cases de sucesso na implantação da NBR 15.575 (Edificações habitacionais – Desempenho). Serão abordadas as mudanças já realizadas nos projetos de arquitetura para atender a norma, especificações adotadas nos projetos de Habitação de Interesse Social (HIS), ensaios realizados para subsistemas construtivos e componentes, entre outros. De acordo com o Sinduscon-SP, especialistas no assunto reconhecem que ocorreram avanços de recursos para que a norma possa ser atendida seja em capacitação, caracterização de sistemas e subsistemas construtivos. Entretanto, ainda não está claro para o mercado quais são estes avanços e as necessidades que ainda precisam ser vencidas para ser possível implantar a norma e seus requisitos. Segundo o coordenador da Comissão de Estudos da Norma de Desempenho e membro do CTQ e do Comasp do SindusCon-SP, Fabio Villas Bôas, “chegou o momento de fazermos um balanço de como estamos e o que falta ser feito para que essa norma seja atendida”. No evento, ele coordenará um painel sobre avanços na área de projetos, principalmente os de arquitetura, reunindo impressões dos dois lados da cadeia: os que executam e os que contratam os projetos. “É uma norma que veio para ficar e considero sua implementação o maior diferencial que uma empresa pode oferecer para seus clientes”, afirmou. Mais informações pelo telefone (11) 3334-5600 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .


BIM

ADOÇÃO DO BIM: CRISE OU OPORTUNIDADE?

O Sinduscon-SP promove palestra gratuita sobre “Adoção do BIM: crise ou oportunidade?” nesta terça-feira (09/06), das 19h às 21h, em São Paulo. O evento será transmitido via streaming, no canal do SindusCon-SP no Youtube e na home do site do sindicato e receberá perguntas de todo o País. O objetivo da iniciativa é proporcionar para profissionais do setor de todo o Brasil a oportunidade de conhecer e dirimir dúvidas acerca dessa metodologia. A palestra será ministrada pelo arquiteto e urbanista Rogério Suzuki e abordará as vantagens do uso do BIM (Building Information Modeling), que vem crescendo no Brasil e revolucionando a cadeia produtiva da construção. A Modelagem de Informações para Construção (em tradução do inglês) altera processos e metodologias em projetos melhorando a produtividade e eficiência. Suzuki destaca que não existe outra tecnologia que seja tão inovadora no canteiro de obras. “A produtividade de um profissional que utiliza o processo BIM aumenta em três vezes. Ganha-se tempo com o planejamento e com a execução.” Para mais informações e inscrições, clique aqui.


CPRT

COMISSÃO DE POLÍTICA E RELAÇÕES TRABALHISTAS DA CBIC SE REÚNE NESTA TERÇA-FEIRA

A Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC se reúne nesta terça-feira (09/06), das 10h30 às 17h, na sede da entidade, em Brasília, para debater temas como Terceirização; Projeto Capacitação de Subempreiteiros, Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), entre outros. Das 15h às 17h, a Comissão se reunirá com representantes do Sesi – Comitê Estratégico para tratar da captação de novas demandas do setor.


Reunião

CBIC FAZ UMA ANÁLISE DO CENÁRIO ECONÔMICO DURANTE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O economista da CBIC, Luís Fernando Melo Mendes, fará uma palestra nesta quarta-feira (10/06), durante a reunião do conselho de administração, em Brasília, sobre o atual cenário econômico do Brasil. Outro tema de destaque será o das mudanças no FGTS e na Caderneta de Poupança. A reunião do conselho contará também com a participação do deputado Leonardo Picciani. 

Cbic

 

Informações de Contato

Rua Nova Ponte, 500
Bairro Jardim dos Gravatás
Uberlândia-MG
(34) 3236-3163

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Ler Mais

Newsletter