NEWSLETTER 24.08.2015 / EDIÇÃO 5571

Minha Casa Minha Vida deixa rastro de obras inacabadas e demissões

Crédito: Erivelton Viana

Matéria especial publicada ontem (23/08), no jornal O Estado de S. Paulo, mostra os atrasos do Minha Casa Minha Vida (MCMV). O título da matéria “Minha Casa Minha Vida deixa uma rastro de obras inacabadas e demissões” emoldura relato sobre atraso nos desembolsos do governo e redução de postos de trabalho nas obras do projeto. Segundo o especial, a crise das empresas começou no fim do ano passado e não tem prazo para acabar. Cita que mesmo após acordo com o governo para esticar o prazo dos pagamentos - que antes era quase imediato - para até 60 dias, as construtoras reclamam de atrasos em repasses, que vêm criando problemas em todo o país, especialmente no Nordeste, onde o peso do MCMV para a construção é maior. O Ministério das Cidades admite os atrasos, mas diz que vai regularizar os pagamentos até o próximo dia 31. Além do cenário do MCMV, o jornal publica matéria com mutuários que esperam a entrega de unidades do programa. Clique abaixo para acessar as matérias:

Com aumento do desempenho, saques do FGTS crescem 16% no 1º semestre

Crédito: Erivelton Viana

O aumento do desemprego fez os saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) crescerem 16,2% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2014. Foram retirados R$ 48 bilhões nos seis primeiros meses de 2015, contra R$ 41 bilhões no ano passado. A demissão sem justa causa é o principal motivo para esse avanço, somando R$ 31 bilhões, ou 65% do total. Enviado para o Senado, o projeto de lei que altera a regra de correção do FGTS (aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada) propõe igualar o rendimento do fundo ao da poupança, que rende 6,17% ao ano mais a TR. A mudança no porcentual ocorreria de maneira escalonada, entre 2016 e 2019, e só deve valer para novos depósitos. Segundo o texto aprovado na Câmara, os recursos para pagar a correção maior sairão do lucro do FGTS, que em 2014 foi de 12,9 bilhões. Se o valor do superávit do fundo não for suficiente, será preciso retirar parte do patrimônio acumulado nos últimos anos.
(Com informações do jornal O Estado de S.Paulo desta segunda-feira - 24/08).

Mercado imobiliário deve fechar 2015 com queda de 20% em relação ao ano passado

Crédito: Erivelton Viana
   Em matéria publicada ontem (23/08), no jornal Tribuna do Norte, de Natal/RN, o economista chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, destaca que o mercado imobiliário nacional deve fechar 2015 com queda de 20%, em relação a 2014. Segundo Petrucci, o setor também não deve recuperar o saldo acumulado – admissões versus demissões – neste ano. “A atividade deve fechar com um saldo negativo em torno de 400 mil à 500 mil vagas”, estimou.  Na entrevista ao jornal, Celso Petrucci, analisa como o cenário atual tem afetado o mercado imobiliário e a ‘forte dependência’ do setor do Minha Casa, Minha Vida; aborda as dificuldades enfrentadas pelas construtoras no MCMV; comenta o lançamento da Faixa 3, anunciado pelo Governo Federal para o mês de setembro, descartando um cenário pouco receptivo para a nova etapa. “Não vejo condição das pequenas e médias empresas não trabalharem mais com o MCMV”, declarou. Clique aqui para acessar a íntegra da entrevista.

Governo anuncia reforma administrativa para melhorar gestão e reduzir gastos

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, apresentou nesta segunda-feira (24/08), após a reunião do Conselho Político no Palácio do Planalto, os eixos da reforma administrativa no âmbito do Poder Executivo para reduzir gastos e melhorar a gestão pública. A previsão é de que a proposta seja construída a partir de discussão com os ministérios e anunciada até o final de setembro. A reforma será dividida em cinco diretrizes: redução de ministérios, reestruturação de órgãos públicos, extinção de cargos comissionados, redução de gastos de custeio e melhoria da gestão do Patrimônio da União. A primeira diretriz tem como meta a redução de 10 ministérios. “Ainda não definimos qual ministério ou estrutura será atingida”, adiantou o ministro. Trata-se de processo que envolve todos os órgãos e autarquias do governo federal e também uma melhor governança de empresas estatais.
(Com informações da Assessoria de Comunicação)

Uso do BIM melhora produtividade e eficiência no mercado da construção

O Building Information Modeling (BIM) altera processos e metodologias em projetos, melhorando a produtividade e eficiência do setor de construção civil. Apesar dos benefícios, sua aplicação não está clara para todos os envolvidos no mercado da construção. Com o objetivo de trazer mais informações para os profissionais, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) realiza nesta quinta-feira (27/08), das 14h às 18h, durante a 9ª edição do Concrete Show, no São Paulo Exhibition & Convention Center, o curso “BIM 4D para planejamento e controle de obras”.  Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Seminário para apresentação da reforma do Sinapi
Data: 26 de agosto (quarta-feira)
Local: Sinduscon-PE
Organização: CBIC, em parceria com o Sinduscon-PE e a Caixa Econômica Federal