Simulação de financiamento e subsídio para o Programa Minha Casa Minha Vida pode ser feita via internet

Desde o último dia 4 de abril, as famílias que desejam adquirir casa própria por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) já podem simular a adesão via internet, para saberem a que faixa de renda se encaixam e o valor do subsídio a que têm direito. No site do programa constam informações para cidadãos, empresas, gestores públicos e entidades e oferece diversas funcionalidades para os futuros beneficiários. Para acessá-lo, clique aqui. Para a simulação no aplicativo, basta inserir direto na página principal a renda familiar. Para obter o financiamento e ter direito ao subsídio, no entanto, a família deverá comparecer a uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil levando os documentos necessários. A análise de crédito será feita pela instituição financeira e, somente após a aprovação, o cidadão pode adquirir o imóvel. Ao final da simulação, se o futuro beneficiário já possuir um imóvel em vista, poderá emitir a Carta MCMV, com validade máxima de 60 dias, contendo o valor limite de subsídio de acordo com as informações preenchidas. Com a Carta, os documentos pessoais e do imóvel a ser adquirido em mãos, o beneficiário deverá dirigir-se a uma agência ou correspondente do Banco do Brasil ou da CAIXA mais próximo para dar o início aos procedimentos de contratação do financiamento habitacional pelo Programa Minha Casa Minha Vida.(Com informações do Ministério das Cidades)

Brasília será sede da 7ª edição do Cmatic

O investimento em segurança e saúde no trabalho se torna cada dia mais importante para a qualidade e produtividade no setor da construção. Diante da necessidade de aprimoramento dessa cultura e de um gerenciamento eficaz no controle dos riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o Congresso Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria na Construção (Cmatic) chega a sua 7ª edição. Este ano, a cidade de Brasília foi escolhida, pela primeira vez, para sediar o evento, que tem como tema principal “Inovações Tecnológicas na Indústria da Construção: Construindo Novos Rumos em Segurança e Saúde no Trabalho”.A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) é parceira do congresso que aborda melhores condições de trabalho na construção. O líder do projeto Segurança e Saúde da Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) Haruo Ishikawa irá representar o presidente da CBIC, José Carlos Martins, no painel internacional que está agendado para o dia 13 de abril, das  11h30 às 12h40.

Com o intuito de incentivar ações na indústria da construção que busquem garantir o trabalho saudável, seguro e digno, o evento vai reunir participantes nacionais e internacionais, para apresentação de temas e experiências que possam contribuir para tal objetivo. Instalações elétricas temporárias nos canteiros de obras, gestão do trabalho em altura (NR-35) e contenção de solo para segurança nas escavações são alguns dos temas abordados nos cursos oferecidos.

O congresso, que será realizado entre os dias 12 e 15 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, é voltado para profissionais, empresários e trabalhadores da área, além de sindicalistas do setor e estudantes. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.  Para mais informações, acesse o site da Fundacentro: www.fundacentro.gov.br ou ligue (61) 3535-7300.

88º Enic: Fórum Nacional de Empresas e Prestadoras de Serviços promove debate sobre valorização da engenharia

O Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reunirá no dia 12 de maio, das 14h às 18h, em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante o 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Foz do Iguaçu, para tratar do tema “Valorização da Engenharia e a transparência nas relações, como fator de sucesso na implantação de projetos”. O Fórum visa promover a interação entre as empresas de construção focadas em obras industriais que prestam serviços para clientes como Vale, Samarco, Siderúrgicas, entre outras. Na pauta da reunião, destaque para os assuntos referentes a controles técnicos eficazes definidos conjuntamente, e benefícios decorrentes de relações éticas e transparentes. Participe do Enic! Para se inscrever, basta clicar aqui. Lembramos que a programação completa das atividades técnicas e para acompanhantes do 88º Enic já está disponível, confira aqui.

Pesquisa traça o perfil do imóvel ideal para compra em Curitiba

Dados da pesquisa Perfil Imobiliário 2015 da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), realizada em parceria com a BRAIN Bureau de Inteligência Corporativa, revelam que apartamento pronto para morar, no Portão ou no Água Verde, com três dormitórios, dois banheiros, duas vagas de garagem e preço até R$ 400 mil, é o perfil do imóvel ideal para a compra em Curitiba. De acordo com a Ademi-PR, as características do imóvel dos sonhos mantêm-se desde 2012. O que chama a atenção é a forma com que a maioria pretende adquiri-lo: à vista ou dando uma entrada no valor de R$ 100 mil. “Isso mostra que as pessoas que estão buscando imóvel têm uma reserva financeira para essa aquisição. Quem precisa de um lugar para morar, seja porque vai casar, a família vai crescer, porque se separou ou os filhos saíram de casa e busca um imóvel menor, certamente vai fazê-lo. Compreender esses ciclos e estar pronto para atender as diferentes demandas que dele decorrem, com criatividade e novas propostas, é um modo de identificar oportunidade no atual momento do mercado”, analisa a presidente da Ademi, Aline Perussolo Soares.Pela pesquisa, os fatores que mais influenciam na tomada de decisão para a compra são: preço, segurança do imóvel, segurança do bairro e condições de pagamento. “Notamos que essa preocupação com segurança é cada vez maior, o que tem feito os incorporadores incluírem no projeto itens como guarita blindada, sistema de monitoramento interno por câmeras, acesso controlado de automóveis e pedestres, além de portaria 24 horas”, comenta Aline. A pesquisa foi realizada de 26 a 30 de agosto de 2015, por meio da aplicação de 1.000 questionários com perguntas abertas e fechadas, durante a Feira de Imóveis do Paraná.  (Com informações da Ademi-PR)

Indústrias de materiais de construção voltam a crescer em março

Dados do índice da Associação Brasileira da Indústria dos Materiais de Construção (Abramat) indicam que março pode ser o ponto de retomada para as indústrias dos materiais de construção. Apesar da queda de 17% em relação a março de 2015 e dos resultados negativos nas bases acumuladas, o período apresentou crescimento de 10,7% no faturamento das indústrias de materiais de construção em comparação a fevereiro de 2016. O nível de emprego nas indústrias de materiais, porém, continua apresentando queda. Março obteve retração de 9,3% em comparação com março de 2015. E, com relação a fevereiro de 2016, a retração identificada foi de 0,2%. O crescimento das vendas em março com relação a fevereiro indica que o segmento pode ter chegado ao limite da retração.Para o presidente da Abramat, Walter Cover, "é de se esperar que a partir de abril possamos ter um crescimento sobre o mesmo mês do ano anterior, porque as vendas do primeiro trimestre de 2015 ainda estavam em bom nível". Walter Cover destaca que "as notícias positivas sobre a ampliação de crédito para o financiamento de imóveis usados podem auxiliar o setor na retomada. Mas, somente um programa agressivo de crédito imobiliário, assim como para reformas, além da ativação do Minha Casa Minha Vida e da aceleração dos leilões de infraestrutura poderão melhorar a expectativa das indústrias de materiais de construção para 2016". A expectativa da Abramat, para o faturamento deflacionado das indústrias de materiais de construção, em 2016, é de retração de 4,5% em comparação com 2015.(Com informações da Abramat)

Começa em maio a 20ª Campanha de Segurança nos Canteiros de Obras de Caxias do Sul

Começa no próximo mês de maio a 20ª edição da Campanha de Segurança nos Canteiros de Obras, promovida pelo Sinduscon-Caxias e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Caxias do Sul. A iniciativa visa promover palestras e atividades em empresas associadas à entidade. O objetivo é tratar de questões envolvendo a segurança na construção civil, a autoestima e a saúde do trabalhador, bem como promover o desenvolvimento de lideranças.
A ação, realizada em parceria com o Sesi, é dividida em três fases. Na primeira, que ocorre nos meses de maio e junho, a temática é a prevenção ao uso de drogas. Em julho e agosto, durante a segunda fase, o foco será a prevenção de acidentes de trabalho. Por fim, em setembro e outubro, na fase 3, o embasamento é o meio ambiente e sustentabilidade no canteiro de obra. De acordo com a pesquisa realizada durante a campanha de 2015, 87,67% dos trabalhadores consideram que as ações da campanha têm auxiliado para sua segurança do trabalho e 90,5% confirmaram que o formato que estão sendo desenvolvidas as ações é muito bom.

12º Feirão da Caixa
Data: 21 e 22 de maio
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva - Caxias do Sul (RS)