01926 186029p3O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), realizou na última sexta-feira (16), a última reunião do ano com a diretoria da entidade.

O presidente Pedro Spina, abriu a reunião agradecendo a presença dos diretores e apresentou os advogados Irlene Pinto Valle Rodrigues e Alexandre Henriques de Souza Lima que vieram de Sete Lagoas para falar sobre cobrança de taxa de contribuição sindical.

Antes da palestra dos advogados, o vice-presidente de Tecnologia Efthymios Panayotes Emmanuel Tsatsakis explanou sobre o Building Information Modeling (BIM), uma plataforma inovadora da tecnologia da informação aplicada à construção civil.

Ele explicou que o programa traz inúmeros benefícios no cronograma, como estimação e análise de risco, um melhor gerenciamento de instalações, garantia de precisão e integridade, e permite a visualização e avaliação de alternativas em termos de custo e outros parâmetros do projeto. "Sugerimos que a Universidade Federal de Uberlândia crie um curso específico para BIM, ferramenta de gestão para a construção. É uma revolução na área".

Em seguida, o advogado Alexandre explicou como funciona e o prazo para a cobrança de contribuições sindicais, enfim, todos os trâmites desse processo. O objetivo da contribuição é o custeio das atividades sindicais e os valores arrecadados são destinados ao Ministério do Trabalho e Emprego e integram os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador. "As entidades sindicais são obrigadas a promover a publicação de editais concernentes ao recolhimento da contribuição sindical, nos jornais de maior circulação local e até dez dias da data fixada para depósito bancário\", esclareceu o advogado.

Durante um almoço servido pelo Sinduscon-Tap, o advogado Henriques de Souza Lima tirou as dúvidas dos diretores.