O Sinduscon TAP (Sindicato das Ind. da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) promoveu na noite de 02/03 o evento “Construir é preciso: panorama atual e perspectivas para o futuro da Construção Civil” no auditório da FIEMG Regional Vale do Paranaíba em Uberlândia.

O encontro foi exclusivo para empresários, autoridades e instituições convidadas que fazem parte do setor da construção civil da cidade de Uberlândia e região.

Para abrir o evento foi apresentado e celebrado com a assinatura do termo, a parceria do Sinduscon-Tap com o projeto Movimento +, seguido da apresentação do sócio- consultor Guilherme Werner com uma pesquisa atualizada com os dados do setor imobiliário a fim de introduzir a temática para a mesa redonda realizada na sequência com os seguintes membros: presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins, prefeito de Uberlândia em exercício e empresário do setor da construção civil, Paulo Sérgio Ferreira e o presidente do Sinduscon TAP, Pedro Spina como mediador.

Cada participante do debate sinalizou as perspectivas do setor para 2023 e apresentou também, um breve histórico do mercado nos últimos anos incluindo o cenário pandêmico. “Durante a pandemia nós tivemos um aumento considerável no preço dos materiais para a construção civil, aproximadamente 3 vezes o IPCA, e esse reajuste só foi passado para o consumidor final no 3º trimestre de 2021, período no qual as vendas começaram a cair e criou-se, com isso, um grande desafio para o setor como um todo. Com a parcial estabilização destes preços, nós voltamos crescer, mas ainda com resquícios do aumento citado já que o bem da construção civil é um bem futuro.” afirmou Martins.

O presidente Flávio Roscoe durante a mesa redonda se posicionou de maneira otimista para o crescimento não somente do setor da construção, mas de Minas Gerais como um todo para este ano. “Minas Gerais vem crescendo mais que o Brasil nos últimos anos e recuperando sua participação relativa no PIB brasileiro, quando o governador Zema entrou era 8,6% e agora está em 9,3%. A indústria também vem aumentando sua participação e isso cria uma dinâmica positiva não somente para a construção civil, mas para o mercado mineiro em geral.”

O vice prefeito Paulo Sérgio Ferreira, prefeito em exercício, frisou os pontos positivos da cidade de Uberlândia, apontando pesquisas recentes de fontes nacionais como a Veja, que apontam o município entre as 10 melhores cidades para se viver no Brasil em relação a qualidade de vida. Para ele este fato tem atraído indústrias da construção civil de grande porte para Uberlândia e região.

Uberlândia além de ser a segunda maior cidade do estado, é a maior cidade do Triângulo Mineiro e conta com uma localização geográfica privilegiada, pois sua malha rodoviária é capaz de ligar os grandes centros nacionais como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia; com isso, é também destaque no setor da Construção Civil recebendo uma série de investimentos imobiliários nos últimos 5 anos, tornando-se, desta forma, referência em desenvolvimento do segmento na esfera estadual e nacional.

Ao todo participaram do evento mais 120 convidados, entre eles, representantes da CAIXA - Caixa Econômica Federal, a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais - INVEST MINAS, DMAE, Corpo de Bombeiros, CREA MG, ARESAN, ASSENG, SINE, CDL, SEBRAE, SECONCI-TAP, ASSUC, UFU, IPOG, Maçonaria, Prefeitura de Uberlândia, Câmara dos vereadores, Presidentes sindicais entre outros. Após a mesa redonda e solenidade, os convidados desfrutaram de um coquetel e música ao vivo para networking.

Colaboração assessoria de comunicação FIEMG

Confira algumas fotos do evento! Veja mais em: https://drive.google.com/drive/folders/1PsHoGtFO7iyUHupACB_KyXFZaRuxHQBr?usp=sharing

sinduscontap-1     sinduscontap-2

Confira o material das apresentações!

download                 download