08/01/2015 :: Edição 5431

MINHA CASA, MINHA VIDA FECHA 2014 COM DÍVIDAS E ATRASA 13º DE TRABALHADORES

Os pagamentos às construtoras do Minha Casa, Minha Vida, que deveriam ter sido pagos em dezembro de 2014, estão atrasados. "Os bancos que fazem o pagamento pelo Ministério das Cidades realizaram os repasses para as construtoras nos dias 26, 27, 29, 30 de dezembro e em 2 de janeiro. Mas ainda falta pagar 50% dos valores referentes a dezembro. Esse atraso é nacional e tem sido recorrente", explica Ronaldo Cury, vice-presidente do Sinduscon-SP. Cury informa que os meses de outubro e novembro foram quitados pelo programa. "Com esse acerto tardio foi possível pagar o 13º dos trabalhadores ainda em 2014. A frequência dos atrasos, no entanto, gera uma insegurança crescente porque não temos garantia do que vem pela frente." A CBIC já entrou em contato com os novos ministros das Cidades (Gilberto Kassab), da Fazenda (Joaquim Levy) e do Planejamento (Nelson Barbosa) para pedir uma reunião em caráter de urgência e tentar uma previsão de como será o calendário de pagamentos de 2015. Clique aqui para acessar a íntegra da matéria veiculada pelo IG.

Falta de Pagamento

SEM RECEBER DESDE ABRIL, CONSTRUTORA DE LONDRINA TIRA OPERÁRIOS DAS OBRAS NA PR-445

Dos cerca de 400 funcionários da construtora Sanches Tripoloni, de Londrina, no Paraná, encarregados dos trabalhos de duplicação da rodovia PR-445, apenas nove devem permanecer no canteiro de obras para vigiar equipamentos. A demissão em massa se deve à falta de pagamento por parte do governo estadual. A informação teria sido repassada pela construtora ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do Paraná (Sintrapav) no momento das rescisões dos contratos de trabalho dos funcionários, feitas em novembro e dezembro do ano passado. A informação foi confirmada ao Jornal de Londrina, nesta quinta-feira (8), pelo diretor do Sintrapav, Luiz Alves de Oliveira. Segundo ele, a empresa disse não ter mais de onde tirar recursos para manter a obra em execução. “Se outra pessoa tivesse me contado, ia achar que era brincadeira, piada. Mas eles estão desde abril sem receber um centavo do governo do estado. Alguns trabalhadores foram transferidos para outras frentes de trabalho, uma delas no Mato Grosso do Sul. Os outros tiveram que ser demitidos porque simplesmente não há dinheiro para pagar os salários”, revelou. Sem manutenção da Sanches Tripoloni, o mato toma conta da pista da rodovia PR-445. Os funcionários que foram mantidos vão trabalhar apenas como guardas dos equipamentos. Na avaliação de Oliveira, um dos maiores impactos diretos da falta de pessoal será na segurança dos motoristas que trafegarem pelo local. O trecho sob responsabilidade da Sanches Tripoloni vai da UEL até o viaduto do Conjunto Jamile Dequech. Uma das últimas demissões de funcionários da Sanches Tripoloni foi formalizada na quarta-feira (7). A duplicação, inicialmente prevista para ser entregue em setembro do ano passado, acabou atrasada oficialmente para outubro de 2014 e, posteriormente, para junho de 2015. Clique aqui para acessar a íntegra da matéria, publicada na Gazeta do Povo.

SÓ 30% DOS REPASSES DO MINHA CASA MINHA VIDA FORAM PAGOS NO CEARÁ

Os pagamentos às construtoras do Ceará que executam obras do programa Minha Casa, Minha Vida, que deveriam ter sido realizados em dezembro de 2014, ainda continuam atrasados. De acordo com o Sinduscon-CE, apenas 30% do repasse prometido, que está atrasado há mais de dois meses, foi realizado pelo governo. Por conta do atraso, segundo o presidente do sindicato, André Montenegro, novas demissões poderão voltar a ocorrer neste ano. "Cerca de 2 mil pessoas já foram demitidas no ano passado e, caso uma data para o pagamento não seja definida, novas demissões podem acontecer", afirma. "O clima atual é de preocupação. Estamos realizando reuniões semanais para tratar do assunto", disse. As perdas, segundo Montenegro, poderão ser estendidas para diversos segmentos além da construção civil. "A falta de pagamento pode colocar em risco a própria continuidade das obras. Isso ainda gerará uma reação em cadeia envolvendo fornecedores e outros parceiros", analisa. A demora no repasse prejudica os recursos das construtoras, que precisam honrar compromissos financeiros. "Com regras e prazos eu consigo negociar com meus fornecedores, consigo planejar a obra, mas desse jeito não sabemos como continuar. Estamos sem informações", afirma. A expectativa do setor é a de que o governo agilize a liberação dos pagamentos e determine um novo prazo para os repasses. Clique aqui para acessar a íntegra da matéria, veiculada no Diário do Nordeste

CONSTRUÇÃO CIVIL PODERÁ DEMITIR 4 MIL TRABALHADORES NO ESTADO DO MARANHÃO

Entre o final de 2014 e início de 2015 cerca de quatro mil trabalhadores da construção civil poderão ser demitidos no Maranhão. O motivo dessas demissões, segundo o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, é o atraso no pagamento das obras às construtoras pelo governo federal referente aos contratos do Programa Minha Casa Minha Vida. Clique aqui para acessar a íntegra da matéria, veiculada pelo jornal O Estado do Maranhão.

FALTA DE PAGAMENTO PROVOCA PROTESTO EM OBRA DO MINHA CASA MINHA VIDA NA BAHIA

As empresas Metro Engenharia e Elite Engenharia não pagaram os salários de dezembro para os 1200 funcionários da construção de um condomínio próximo ao presídio de Itabuna, no programa  Minha Casa Minha Vida. Em razão disso, a obra foi paralisada no último dia 6 de janeiro e não será retomada até o pagamento dos operários, segundo o presidente do Sintracon, Gilson dos Santos. Clique aqui para acessar a íntegra da matéria veiculada no Plantão Itabuna.com.br