12/01/2015 :: Edição 5433

MCMV

MINISTRO DAS CIDADES GARANTE QUE NÃO HAVERÁ CORTES NO ORÇAMENTO DO MINHA CASA MINHA VIDA

O governo federal não reduzirá o repasse de recursos para obras do Programa Minha Casa Minha Vida, mesmo após o corte de despesas anunciado na semana passada em decreto presidencial, que fixou limites máximos para os gastos mensais de cada ministério. A afirmação é do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. “O Programa Minha Casa Minha Vida não sofrerá cortes. É um programa que terá continuidade e que permanecerá como uma prioridade do governo. Isso já é uma definição da presidente Dilma”, afirmou Kassab ao “Blog do Planalto”, veículo oficial do governo federal. De acordo com o Ministério, o MCMV já investiu, desde 2009, R$ 241,3 bilhões em todo o País. Ao todo, foram contratadas 3.727.975 unidades habitacionais e entregues 1.910.408 moradias. O ministro, que esteve reunido na manhã desta segunda-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo está comprometido com as ações para solucionar a crise de abastecimento de água em São Paulo e que os investimentos previstos para a capital paulista em obras de mobilidade urbana e de saneamento e canalização também estão assegurados. Com informações da Folha de S.Paulo.

CMA/CBIC

CMA/CBIC SE REÚNE NO DIA 28 DE JANEIRO EM BRASÍLIA

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC se reúne no dia 28 de janeiro, das 10h30 às 16h30, na sede da entidade, em Brasília, para sua primeira reunião do ano. Na oportunidade serão discutidos importantes assuntos, como o Sistema Energia, Resíduos e Água (ERA); Manual de Treinamento de Gestão de Resíduos Sólidos; Guia de Orientação para o Licenciamento Ambiental; Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI); programação CMA/CBIC no 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic); Agenda Legislativa 2015 e proposições legislativas relacionadas à CMA/CBIC, e proposta de alteração da Resolução Conama nº 307/2002.

Tratamento de água

CAIXA REPASSA R$ 1 BILHÃO PARA CONSTRUÇÃO DE SISTEMA PARA TRATAMENTO DE ÁGUA NA BAIXADA FLUMINENSE

A Caixa Econômica Federal e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio de Janeiro firmaram no último dia 6 o acordo de repasse de R$ um bilhão para as obras de construção do Complexo do Guandu II, sistema produtor de água tratada que beneficiará cerca de três milhões de pessoas na região da Baixada Fluminense. O empréstimo é a primeira parte do investimento federal previsto para o projeto, orçado em R$ 3,4 bilhões. O complexo será composto por uma estação para tratar 12 mil litros de água por segundo, elevatória de água tratada, reservatório com capacidade para armazenar 57 milhões de litros de água e tubulação para abastecimento do reservatório. Serão construídas 16 elevatórias de grande porte para bombeamento, assentados 95 km de adutoras para abastecer os reservatórios e instalados 760 km de troncos e rede distribuidora e mais de 100 mil novas ligações prediais. De acordo com a Cedae, os investimentos também serão usados para a construção de outros 17 novos reservatórios em municípios da Baixada, e para a reforma de outros nove sistemas que estão fora de operação. As obras no Complexo do Guandu devem ser iniciadas neste ano, após a assinatura da ordem de serviço. Fonte: Piniweb.

Responsabilidade Social

SECONCI-SP INVESTE NA AQUISIÇÃO DE NOVO EQUIPAMENTO PARA DIAGNÓSTICO DE DIABETES

O Seconci-SP acaba de adquirir um novo equipamento para a realização do exame de hemoglobina glicada, que mede a concentração de glicose no sangue. Com o investimento, a entidade passa a oferecer um diagnóstico mais rápido e seguro nos atendimentos oferecidos aos 900 mil trabalhadores do setor e seus familiares em todo o Estado. “Este exame é um marcador importante para o acompanhamento dos pacientes diabéticos. O resultado é capaz de mostrar se a pessoa tem realizado o controle da glicose constantemente ou se fez a dieta somente nos dias que antecederam a coleta de sangue”, explica o dr. João Felício Miziara Filho, superintendente ambulatorial do Seconci-SP. Com a aquisição do aparelho Premier HB 9120, um número maior de pacientes poderá ser atendido, já que sua capacidade é de 1.800 exames por dia. “Além disso, a prática da repetição de exames, procedimento comum entre os laboratórios, não será mais necessária devido à tecnologia embarcada do novo equipamento”, enfatiza o superintendente do Seconci-SP. Os principais beneficiados com o investimento são os trabalhadores da construção civil e seus familiares da capital paulista e de mais oito municípios