28/01/2015 :: Edição 5441

Audiência Ministério das Cidades

CBIC APRESENTA PROPOSTAS DO SETOR AO MINISTRO GILBERTO KASSAB

02-02-2015

Representantes da CBIC foram recebidos na manhã desta quarta-feira (28), em Brasília, pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Durante a audiência, a entidade apresentou propostas do setor da Construção em diversas áreas como saneamento, terra urbanizada, sustentabilidade na construção, comunidades planejadas, inovação, além de ter apresentado preocupações do setor em relação às novas regras para o Minha Casa Minha Vida 3. O ministro se mostrou receptivo a ouvir o setor e reforçou a relevância dessa interlocução. “Queremos criar regras de convivência com as entidades, pois isso é importante para termos convergência e proporcionar estabilidade ao Governo. Tudo que vocês tiverem de sugestões, tragam”, disse Kassab.  (Foto: Rodrigo Nunes/Ministério das Cidades)

COP/CBIC

SECRETÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO PARTICIPA DA REUNIÃO DA COMISSÃO DE OBRAS PÚBLICAS DA CBIC DO DIA 29

O secretário Nacional de Saneamento, Paulo Ferreira, participa nesta quinta-feira (29), na sede da CBIC, em Brasília, da reunião da Comissão de Obras Públicas (COP) da CBIC que tratará, entre outros, de assuntos relacionados a pagamentos, pressão nos custos, saneamento e perspectivas. A participação de Paulo Ferreira será focada nas experiências de dirigentes na área de saneamento e contará também com a participação do ex-secretário de Infraestrutura de Alagoas, Marcos Fireman, e do ex-presidente da Sabesp, Gesner Oliveira. Também constam na pauta da reunião os seguintes assuntos: nova equipe de governo e as perspectivas para o setor de Obras Públicas; os contatos e as pautas da CBIC com o novo Ministério; pagamentos do PAC e do Minha Casa Minha Vida, e Setor Rodoviário: pagamentos e o desequilíbrio nos contratos de pavimentação em função da alta nos preços do asfalto.

Pesquisa

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DIVULGADA HOJE INDICA QUE AS DIFICULDADES DO SETOR SE AMPLIARAM NO FIM DE 2014

O resultado da Sondagem Indústria da Construção de dezembro indica que o quadro de desaquecimento na Indústria da Construção, que já era percebido nos meses anteriores, ficou ainda mais evidente em dezembro, quando as quedadas tanto no nível de atividade quanto do número de empregados foram mais intensas e disseminadas pelo segmento. Como resposta à deterioração da atividade, a utilização da capacidade de operação caiu para 63% em dezembro, ficando a seis pontos percentuais abaixo do patamar registrado no mesmo mês de 2013. O desempenho negativo também é traduzido pelas condições financeiras das empresas. No último trimestre de 2014, todos os indicadores que compõe esse retrato financeiro tiveram a pior avaliação de toda a série histórica iniciada em 2009. De acordo com a Sondagem, as expectativas dos empresários para os próximos seis meses seguem pessimistas. Não há, para esse horizonte, perspectivas de aumento no nível de atividade e no número de empregados. Uma das novidades da Sondagem é que ela passa a trazer, a partir desta edição, um novo indicador. Trata-se do índice de Intenção de Investimentos, que é uma medida da disposição do empresário em investir nos próximos seis meses. O resultado de dezembro já indica que os empresários iniciaram o ano de 2015 menos propensos a investir.Clique aqui para acessar a íntegra da Sondagem da Indústria da Construção.

BIM

SINDUSCON-SP PROMOVE TREINAMENTO SOBRE A METODOLOGIA BIM

O Sinduscon-SP promove nos dias 13 e 14 e 20 e 21 de março, na sede do sindicato, em São Paulo, treinamento de associados, parceiros, profissionais e indústria em geral na integração do BIM (Modelagem da Informação da Construção) nos seus processos pro meio da disponibilização do curso certificado “Academia BIM”. Durante o treinamento, será abordado o ciclo de gestão numa perspectiva desmaterializada e adequada às necessidades de desenvolvimento, modernização, internacionalização, de maior competitividade do setor da construção e imobiliário. A metodologia BIM está mudando a forma de projetar e acompanhar a execução da obra. Mais informações no site www.sindusconsp.com.br