02/03/2015 :: Edição 5456

COP/CBIC

CBIC TEM AUDIÊNCIA COM MINISTRO DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL

Representantes da CBIC participaram de audiência nesta segunda-feira (02/03), em Brasília, com o chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), ministro Eliseu Padilha, para tratar de assuntos referentes aos aeroportos regionais e a continuidade do programa.

Na ocasião, o ministro Padilha informou que o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) fechou o ano de 2014 com R$ 1,8 bilhão. A expectativa é de que fechará 2015 com R$ 5 bilhões. Informou também que o valor total do programa de aeroportos é de R$ 7,2 bilhões.

Participaram da audiência, pela CBIC, o presidente José Carlos Martins; o presidente da Comissão de Obras Públicas (COP), Carlos Eduardo Lima Jorge; o líder do projeto de Aeroportos da COP/CBIC, Paulo Afonso, e a assessora técnica da COP, Denise Soares.

Integração Internacional

REPRESENTANTES DA CICA VISITAM O BRASIL E CONHECEM CIDADE QUE SEDIARÁ ENCONTRO DAS ENTIDADES INTERNACIONAIS DO SETOR EM ABRIL

O diretor geral da CICA (Confederation of International Contractors' Associations), Roger Fiszelson, e a Relações Institucionais, Fanny Dastugue, estão no Brasil para definir a formatação do encontro da CICA que será realizado nos dias 27 e 28 de abril, em Brasília. Eles estiveram hoje na sede da CBIC e ficam no Brasil até amanhã (03/03), quando finalizarão a programação do evento.  Um dos pontos altos do encontro será o debate relacionado à infraestrutura, que abordará questões como financiamento de longo prazo e Parcerias Publico-Privadas (PPPs).A CICA representa a Indústria da Construção, em nível mundial, e reúne três federações regionais em todo o mundo, representando 61 países. Mais informações pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pesquisa

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO: ANO COMEÇA COM QUEDA DA ATIVIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Dados da Sondagem Indústria da Construção de janeiro de 2015 foram os mais negativos desde o início da pesquisa, em janeiro de 2010. Realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da CBIC, a pesquisa revela que as quedas no nível de atividade e no número de empregados foram as mais intensas e disseminadas pelo segmento industrial desde o início da série, em todos os portes e setores. O índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual, medida de desaquecimento da atividade, alcançou o menor nível da série para todos os portes e setores da indústria da construção.O índice de evolução da atividade recuou para 36,9 pontos e o de número de empregados caiu para 37,8 pontos.Ainda de acordo com a Sondagem, a utilização da capacidade de operação baixou em janeiro. Com o desaquecimento do setor, pioraram as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses. Em fevereiro, o indicador de novos empreendimentos e serviços baixou para 44,3 pontos, o de compras de insumos e matérias-primas recuou para 44,2 pontos e o de número de empregados diminuiu para 44,2 pontos.A retração da atividade e a baixa confiança desestimularam os investimentos do setor. O índice de intenção de investimento caiu 4,9 pontos em relação a janeiro e ficou em 35,9 pontos em fevereiro. As grandes empresas são as que menos estão propensas a investir. O índice de intenção de investimento caiu para 33,5 pontos nas grandes construtoras, ante os 38,2 pontos registrados nas pequenas e os 38,8 pontos das médias empresas.A pesquisa, divulgada no último dia 27/02, foi realizada entre os dias 2 e 12 de fevereiro junto a 586 empresas, das quais 194 pequenas, 266 médias e 126 grandes. Clique aqui para acessar a íntegra da Sondagem.

Fasc/CBIC

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO PARA O CICLO DE SEMINÁRIOS DE GESTÃO EMPRESARIAL ESTRATÉGICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

As inscrições para o ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social já estão abertas. A iniciativa é promovida pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, em parceria com o Sesi-DN. Por meio dos seminários, as associadas conhecerão métodos e cases de sucesso que desmitificam e alinham conceitos sobre responsabilidade social.Serão oito seminários regionais que serão realizados em Brasília (DF), Palmas (TO), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR).O palestrante do evento será João Paulo Vergueiro, mestre em administração com especialidade na área de Responsabilidade Social e cada cidade vai apresentar em seu seminário um caso prático de experiência bem sucedida na área.As inscrições podem ser feitas acessando cada localidade:11/03 – Brasília
12/03 – Palmas
17/03 – Goiânia
07/04 - Belo Horizonte
09/04 - Salvador
14/04 - Rio de Janeiro
16/04 - Fortaleza
23/04 - Curitiba

Congresso Nacional

MINISTÉRIO DO TRABALHO AUTORIZA REALIZAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO EM 2016

O Ministério do Trabalho e Emprego autorizou a realização, no período de 12 a 15 de abril de 2016, em Brasília, do Congresso Nacional de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção. Autorizou também a constituição da comissão organizadora do evento para coordenação a nível nacional, que será composta por representantes do governo, trabalhadores e empregadores. Portaria 214 do MTE sobre o assunto foi publicada nesta segunda-feira (02/03), no Diário Oficial da União (DOU).

Cbic