06/02/2015 :: Edição 5461

Crédito Imobiliário

Bancos dificultam crédito

Em matéria publicada nesta sexta-feira (6), no jornal O Estado de S.Paulo, que trata da dificuldade financeira das construtoras em razão dos atrasos em pagamentos de obras federais, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, diz que o atraso nos desembolsos da União tem provocado uma cascata de problemas, como a dificuldade de obtenção de crédito e a falta de caixa das empresas para manterem suas operações em andamento. "Esse atraso nos pagamentos amplia a crise e cria subprodutos. É uma situação que preocupa muito, porque as empresas simplesmente acabam sem ter opções a quem recorrer", destaca Martins.

O atraso de pagamento nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem chegado há aproximadamente 75 dias. Na semana passada, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fez os pagamentos que estavam em aberto até dezembro de 2014, mas as faturas de janeiro, que deveriam ter sido pagas no mês passado, permanecem em aberto. Clique aqui para acessar a íntegra da matéria.

Manifesto

CBIC adere a manifesto em prol da competividade e do desenvolvimento

Centrais sindicais e entidades patronais estão finalizando um documento intitulado "Manifesto da coalizão capital-trabalho para competitividade e o desenvolvimento", que cobra medidas de incentivo à indústria e pressiona o governo para que os ajustes fiscais não atinjam os trabalhadores. O texto será entregue à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao Congresso Nacional na próxima semana. O documento conta com a adesão da CBIC, CUT, Força Sindical, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq), entre outras. (Com informações do O Globo)

COMAT/CBIC

Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas apresenta relação atualizada de normas de interesse do setor

O líder do Grupo de Trabalho (GT) de Acompanhamento de Normas Técnicas da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, Roberto Matozinhos, apresentou ontem (05/03), durante a reunião da Comat/CBIC, em Brasília, a relação atualizada das principais normas técnicas aplicáveis à  edificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que foram alteradas ou constam em consulta pública para revisão, como a de telhas, painéis acústicos e pisos elevados.

O acompanhamento faz parte de um trabalho conjunto com o Sinduscon-MG, que pretende atualizar o documento a cada seis meses. De acordo com levantamento promovido pelo GT, no período de maio/2014 a fevereiro/2015 foram atualizadas 889 normas da ABNT e alteradas 52 normas, sendo 26 publicadas, 24 canceladas e publicadas duas erratas.

O líder do GT apresentou o fluxograma desenvolvido pelo grupo, com todos os passos para elaboração de normas técnicas. “O principal ponto do fluxograma é a forma de acompanhamento do processo das normas”, ressalta Matozinhos.  Boletim técnico sobre o assunto será encaminhado em breve aos associados da CBIC.

Cepac

CBIC promove oficina Construindo sucesso no Cepac

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promove no próximo dia 12 de março, das 8h30 às 11h30, na sede da entidade, em Brasília, a oficina “Construindo sucesso no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Cepac)”.

O Cepac, antigo projeto Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac), é voltado para o desenvolvimento, teste e disseminação de soluções tecnológicas sustentáveis para processos e produtos do ambiente construído. Durante a oficina serão respondidas questões importantes quanto aos benefícios e impactos esperados dos protótipos a serem construídos no centro, além das mudanças esperadas e de como participar do projeto.
O encontro contará com a palestra do chefe executivo da empresa britânica BRE, Peter Bonfield, que abordará o tema de inovação e sustentabilidade no ambiente construído e o Cepac como catalisador de mudanças no setor da Construção Civil e indústrias associadas. A oficina é aberta aos agentes do setor público, produtivo e academia.

Serviço:
Oficina Construindo sucesso no Cepac
Data: 12 de março
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Sede da CBIC – SCN Qd 01 Bloco E  Edifício Central Park – Brasília-DF
Confirmações de presenças e esclarecimentos pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .br ou telefone (61) 3327-1013, com Aline Caetano.

Comemoração

Sinduscon-DF comemora jubileu de ouro

O Sinduscon-DF encerra no próximo dia 19 de março as comemorações do seu primeiro cinquentenário, com o lançamento do livro “Longe do litoral, no coração do cerrado - Histórias da construção em Brasília”, do jornalista e escritor Lourenço Cazarré.  O evento será realizado a partir das 20h, em sua sede, no Distrito Federal.

Em 2014, para celebrar o início das comemorações do jubileu de ouro, a entidade contou com a participação do artista plástico expressionista Carlos Bracher, responsável pela criação de um painel com mais de 15m em homenagem à capital federal. Intitulada como “Das letras às estrelas, JK: De sonhos ao sonho de Brasília”, a obra está exposta no novo espaço de eventos da entidade, inaugurado na mesma data.

Serviço:
Lançamento do livro Longe do litoral, no coração do cerrado - Histórias da construção em Brasília, do jornalista e escritor Lourenço Cazarré.
Data: 19 de março
Local: Sede do Sinduscon-DF - SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 3º andar (Cobertura)