10/03/2015 :: Edição 5463

Feicon Batimat

CBIC participa da solenidade de abertura do Salão Internacional da Construção - Feicon Batimat

O presidente interino da CBIC, Adalberto Cleber Valadão, participou na manhã desta terça-feira (10), em São Paulo, da solenidade de abertura da 21ª edição do Salão Internacional da Construção (Feicon Batimat), que também contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Em seu discurso, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que as medidas de ajuste que estão sendo tomadas pelo governo são necessárias e que o País tem condições de superar os desafios que estão à frente. Pediu apoio do setor da construção no enfrentamento desse processo.

A presidente garantiu a continuidade do Minha Casa Minha Vida (MCMV), com o lançamento da Fase 3 do programa, e das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Nós vamos ser um pouco mais audazes, agora vamos para os 3 milhões de unidades habitacionais que nós queremos contratar até o final de 2018”, destacou Dilma Rousseff sobre o MCMV.

O Salão Internacional da Construção – Feicon Batimat será realizado de 10 a 14 de março, no Pavilhão de Exposiççoes do Anhembi, em São Paulo. A Feicon Batimat é referência para o setor da construção civil na América Latina. Conta com a exposição de mais de duas mil marcas nacionais e internacionais. A expectativa é de participem desta edição cerca de 120 mil visitantes/compradores qualificados. (Com informações do blog do planalto)

Quando é preciso construir credibilidade

Em artigo intitulado Quando é preciso construir credibilidade, publicado nesta terça-feira (10), no jornal O Globo, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, diz que o governo precisa agir para preservar a imagem do Minha Casa Minha Vida, arranhada por irregularidades demonstradas em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).

Segundo Martins, os bons resultados do programa Minha Casa Minha Vida, criado há seis anos com o objetivo de oferecer moradia à população de baixa renda e reduzir o déficit habitacional brasileiro, não podem ser arranhados. O presidente da entidade sugere, como solução para as irregularidades apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) na modalidade Sub-50, que transfere da União para os pequenos municípios a responsabilidade de operar e fiscalizar a realização das obras, a adoção de um modelo único de financiamento para o MCMV em todos os municípios brasileiros, que seja administrado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, atendendo às recomendações da CGU.

Clique aqui
para acessar a íntegra do artigo.

MCMV

Secretária Nacional de Habitação garante três milhões de moradias e ajuste de preços na Fase 3 do MCMV

A meta de contratação de três milhões de unidades pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) entre 2015 e 2018 está mantida, mesmo em meio ao ambiente de corte de gastos e investimentos do Governo Federal. De acordo com a secretária Nacional da Habitação, Inês Magalhães. "Há um esforço muito grande de que ocorra essa implementação", ressaltou a secretária durante o Construbusiness, realizado ontem (09/03), em São Paulo.

A secretária Nacional de Habitação confirmou também que a Fase 3 do programa federal será anunciada ainda no primeiro semestre e contará com reajuste no valor dos imóveis. "A nova fase será lançada com novas exigências e com novos preços", disse, sem detalhar prazos e valores. Já as novas cobranças dizem respeito ao atendimento de normas técnicas atualizadas, além da adoção de novos itens de sustentabilidade nos empreendimentos, como, a ampliação do uso de sistemas de energia solar.

O reajuste nos valores dos imóveis enquadrados no MCMV atende à solicitação do setor da construção. Os empresários alegam que houve encarecimento dos custos de produção das unidades nos últimos anos, tornando defasados os tetos atuais praticados pelo programa. O último ajuste de valores no PMCMV ocorreu no fim de 2012. O setor também reivindica a regularização no fluxo de pagamento das construtoras que atuam no programa habitacional. "Há um atraso nos pagamentos que chega a quase R$ 900 milhões. Isso asfixia principalmente as pequenas e médias empresas", afirmou Ricardo Yasbek, vice-presidente de Assuntos Legislativos do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). "É importantíssimo que essa regularização ocorra o quanto antes. É até mais importante do que o anúncio de uma nova fase do programa. A falta de confiança está minando o programa", completou.

Segundo Inês, o Minha Casa "não passa por uma questão de atraso, mas de (alteração do) fluxo do pagamento". Em vez de fazer o pagamento às construtoras em até dois dias após a comprovação de andamento da obra, o governo federal passou a quitar o débito em até 30 dias, como já ocorre em outros setores. "Hoje, estamos mais próximos do fluxo de pagamentos normal das obras públicas, que é de 15 a 30 dias", justificou. (Com informações do Portal Piniweb).

Fasc/CBIC

Ciclo de seminários em Palmas aborda gestão empresarial estratégica e responsabilidade social

Com o objetivo de alinhar o conhecimento e entendimento sobre o que é responsabilidade social, será realizado nesta quinta-feira (12/03), às 9h, em Palmas(TO), o ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social, iniciativa promovida pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, em parceria com o Sesi-DN.. A ideia é disseminar esta prática e inspirar as empresas para a mudança por meio da apresentação de cases de sucesso.

Segundo a presidente do Fasc/CBIC, Ana Claudia Gomes, o projeto estimula as empresas a investirem em uma gestão socialmente responsável. “Pretendemos com estas atividades realinhar nossos entendimentos sobre o tema e reposicionar o o nosso setor da construção diante da opinião pública”, destacou.

Para o presidente do Sinduscon-TO, Bartolomé Alba Garcia, a oportunidade é excelente para os empresários. “O objetivo do seminário é contribuir com o desenvolvimento do setor da construção, de internalizar valores e práticas na gestão das empresas e inspirar líderes na tomada de decisão, na mobilização e no planejamento voltado para a Responsabilidade Social Empresarial e Investimento Social Privado”, afirmou.

Ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social
Data: 12 de março
Local: Memorial Coluna Prestes, localizado na Praça dos Girassóis
A inscrição é gratuita. Faça sua inscrição aqui.