16/03/2015 :: Edição 5467

Emprego

Crise nos canteiros - Emprego desaba na construção

Matéria publicada nesta segunda-feira (16), no jornal O Globo, destaca o aumento das demissões no setor da construção, resultado de cortes no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da crise financeira nas construtoras atingidas pela Operação Lava-Jato.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, se essa restrição for mantida até o final do ano haverá queda acentuada no ritmo das obras e demissão de mais de 300 mil trabalhadores no setor. No ano passado, mais de 100 mil vagas foram fechadas, com saldo líquido ativo pela primeira vez em 11 anos, segundo dados do Ministério do Trabalho. “As empresas vão diminuir o ritmo e passar a demitir, pois não veem no horizonte os pagamentos pelo que estão produzindo”, disse Martins.

Clique aqui para acessar a íntegra da matéria.
 



MCMV

Governo convida CBIC para debate sobre a terceira fase do Minha Casa Minha Vida

A convite do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, representantes da CBIC se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 16 de março, no Ministério do Planejamento, em Brasília, com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para tratar do Programa Minha Casa Minha Vida (Fase 3).

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, participou da reunião acompanhado pelos presidentes das Comissões da Indústria Imobiliária  (CII) e de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Flávio Prando e Nilson Sarti, respectivamente, e pelo líder de projeto da CBIC sobre o tema MCMV, Carlos Henrique de Oliveira Passos (Sinduscon-BA).

Para José Carlos Martins, essa sinalização do governo de dar continuidade ao MCMV é muito importante para o setor. “A indefinição no lançamento da terceira fase do programa gera incertezas no mercado, engessando as contratações e a construção de novos empreendimentos”, destaca. Segundo Martins, a grande preocupação do setor não é com os cortes de recursos do programa, mas com a não definição da data do seu lançamento. “O pior que pode acontecer com um programa como este é a descontinuidade”, afirma.  

Participaram também da reunião a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Mauricio Muniz, além de empresários do setor da construção.
 


Fasc/CBIC

Indústria da Construção debate Responsabilidade Social em ciclo de seminários

Foi realizado nesta segunda-feira (16/03), na sede do Sinduscon-GO, em Goiânia, o ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social, promovido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, em parceria com o Sesi.

No seminário foi discutido o conceito de responsabilidade social a fim de inspirar o empresariado com cases de sucesso. O Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção é exemplo disso. O material foi produzido com o intuito de apoiar um movimento mais consistente na promoção da sustentabilidade e, com isso, conquistar um novo patamar de desempenho no nosso setor.

“Para o enfrentamento dos desafios que se apresentam, temos que investir no amadurecimento de nossas práticas gerenciais com o objetivo de criar um ambiente de negócios mais seguro e vantajoso para todos os atores. Isto é Gestão Socialmente Responsável e é o que pretendemos estimular e divulgar”, explicou a presidente do FASC/CBIC, Ana Claudia Gomes.    

Em Goiânia, a programação do evento contou com a palestra do diretor da Dinâmica Engenharia, Mário Andrade Valois, e do diretor da Jalles Machado, Otávio Lage de Siqueira Filho. Além do especialista na área de Responsabilidade Social, João Paulo Vergueiro, que ministrou a palestra “Estratégica Empresarial e Responsabilidade Social na Indústria da Construção”.

O evento já passou pelo Distrito Federal e por Palmas. Após Goiânia, seguirá para Belo Horizonte (07/04), Salvador (09/04), Rio de Janeiro (14/04), Fortaleza (16/04) e Curitiba (23/04).

Serviço
Ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social
Data:16 de março de 2015
Horário: 16h às 18h30
Local: Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) – Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste, Goiânia-GO.

 


Serviço Social da Indústria

Seconci-SP inaugura nova sede no dia 23 de março em Bauru

A partir de 23 de março, os 29 mil trabalhadores da construção civil de Bauru (SP) e região e seus familiares contarão com os serviços de saúde, segurança do trabalho e assistência social do Seconci-SP (Serviço Social da Construção).

A nova unidade disponibilizará consultas médicas, odontológicas e exames laboratoriais gratuitos, tudo em um mesmo local. “A unidade possibilitará diagnósticos precisos, mais agilidade na realização dos exames ocupacionais e, consequentemente, saúde para os trabalhadores e mais produtividade para as empresas”, ressalta Sergio Porto, presidente do Seconci-SP.

A nova unidade terá quatro consultórios para especialidades médicas como clínica geral e medicina do trabalho, além de um consultório odontológico, uma sala de coleta e estrutura para a realização de exames laboratoriais, audiometria, eletrocardiografia e eletroencefalografia.

Benefícios
Para ter atendimento gratuito, os trabalhadores devem ser funcionários de empresas que contribuam com o Seconci-SP nos termos da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. As empresas também poderão usufruir de serviços e consultorias para cumprirem as Normas Regulamentadoras de segurança do trabalho.

Na área de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho, as construtoras poderão contratar treinamentos e palestras sobre temas específicos, além de serviços como Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT).

Mais informações sobre os serviços e unidades podem ser obtidas no site do Seconci-SP: www.seconci-sp.org.br.

Serviço
Inauguração de nova Unidade Ambulatorial de Bauru
Data: 23 de março de 2015
Horário: 19h
Local: Rua Gustavo Maciel, nº16-31, Centro. Bauru – SP

 


Seminário Técnico

Trabalho Seguro e Saudável na Indústria da Construção

O Instituto para Promoção do Trabalho Empreendedor – Trabalho e Vida promove em Brasília o seminário técnico “Trabalho Seguro e Saudável na Indústria da Construção”. O evento que acontece no Sinduscon-DF, no próximo dia 26 de março, pretende aprimorar os conhecimentos dos profissionais com atuação na área de segurança e saúde sobre a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho na indústria da construção.

Na programação, destaque para os seguintes assuntos:
•    Como elaborar e implementar programas de gestão nas obras de construção
•    Gestão de Segurança e Saúde em obras de grande complexidade
•    Impactos da nova NR-18 em equipamentos de transporte vertical
•    Gestão em SST na Indústria da Construção
•    Impactos da nova NR-18 em gruas
•    Perícias em SST em canteiros de obra da Indústria da Construção
•    Utilização de sistemas de proteção coletiva em telas e redes
•    Cases de experiências bem sucedidas em gestão de SST  

O seminário tem como público alvo engenheiros e arquitetos, engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, mestre de obra, técnicos de segurança do trabalho, e todos os interessados no tema.
 
Serviço
Seminário Técnico – Trabalho Seguro e Saudável na Indústria da Construção
Data: 26 de março
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF)
SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 2º andar

 


Livro

Alternativas para projetos habitacionais de interesse social

O livro “Repensando as Habitações de Interesse Social”, de autoria dos arquitetos Luiz Carlos Toledo, Petar Vrcibradic e Verônica Natividade, lançado recentemente, propõe uma nova maneira de projetar e construir, utilizando vocabulário contemporâneo e substituindo a construção tradicional por um processo de montagem participativo.

O livro apresenta os resultados do Plano Sócio Espacial da Rocinha, desenvolvido por Luiz Carlos Toledo para a reurbanização da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Além disso, os autores propõem uma discussão da função das habitações populares como forma de organizar o espaço urbano, o combate a excessiva ocupação do solo, a criação de novos espaços públicos e a melhora da qualidade de vida e das condições sanitárias do local.

A obra pode servir como um guia para que grupos sociais organizados elaborem projetos habitacionais de interesse social de forma colaborativa, inovadora e transformadora. Com informações do Portal Piniweb.


Errata

CBIC promove oficina sobre o ceNTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PARA A INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Diferentemente do que foi divulgado no CBIC Hoje do dia 13 de março, na nota “CBIC promove oficina sobre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Inovação e Sustentabilidade”, o Cepac não será construído pela CBIC e sim pela UnB, no campus da UnB-Gama, em parceria com a CBIC, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Governo do Distrito Federal (GDF) e a BRE.

 

Cbic

Informações de Contato

Rua Nova Ponte, 500
Bairro Jardim dos Gravatás
Uberlândia-MG
(34) 3236-3163

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Ler Mais

Newsletter