18/03/2015 :: Edição 5468

Brasil Eficiente

CBIC apresenta agenda do setor da construção para deputados e senadores

O evento Brasil Eficiente: propostas do setor da construção realizado na manhã desta quarta-feira (18/03), em Brasília, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Senai, apresentou para mais de 100 parlamentares, entre deputados e senadores, as principais propostas e demandas da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário.

A agenda proposta pela CBIC teve como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País. Os temas tratados neste evento foram: a lei de licitações, a redução da burocracia, a subempreita, a  consolidação da legislação ambiental, o modelo de investimento de longo prazo e o combate à informalidade. “Neste momento grave, em que uma parcela considerável da população volta a protestar nas ruas contra a corrupção e a ineficiência do Estado, entendemos que o Congresso Nacional pode e deve assumir uma posição de protagonismo no cenário político”, destacou o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

A iniciativa do setor, segundo Martins, visa aproveitar o atual momento de crise para identificar oportunidades. Os documentos apresentados visam servir de subsídios para a ação parlamentar. São posicionamentos do setor sobre projetos em tramitação no Congresso. “Estamos convencidos de que as medidas apresentadas, se adotadas pelo governo federal e pelo Congresso Nacional, poderão melhorar substancialmente o desempenho e a produtividade da construção civil, um setor que teve papel fundamental no crescimento da economia nos últimos anos”, enfatizou.

O senador Marcelo Crivella, representando o Senado Federal, agradeceu a iniciativa e a agenda proposta pelos “bravos brasileiros que constroem o nosso país”. O 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Waldir Maranhão, também agradeceu a iniciativa.

COP/CBIC

Comissão de Obras Públicas da CBIC promove debate sobre concessões e privatizações

O anúncio do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, nesta quarta-feira (18/03) sobre a retomada do Programa de Concessões Rodoviárias e a aprovação do Orçamento de 2015 na noite da última terça-feira (17/03) pelo Congresso Nacional, tornam ainda mais importantes o assuntos que serão tratados amanhã pela Comissão de Obras Públicas (COP) da CBIC.

O consultor Raul Veloso fará uma apresentação sobre a necessidade de manutenção dos investimentos em infraestrutura e o economista Gesner de Oliveira sobre como viabilizar a participação de médias empresas em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões.

A reunião será realizada a partir das 11h, na sede da CBIC, em Brasília.

CMA/CBIC

Membros da Comissão de Meio Ambiente terão a oportunidade de conhecer empreendimentos com características únicas no cenário nacional

Cerca de 40 representantes dos Sindicatos da Indústria da Construção de todo o País (Sinduscons) estarão reunidos nos próximos dias 26 e 27 de março, em Balneário Camboriú (SC), para a reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, que abordará temas como sustentabilidade, crise hídrica, eficiência energética e resíduos. Os participantes também farão visita técnica a obras de grande porte na cidade.

Esta será a primeira vez que a CMA/CBIC se reunirá fora do eixo Brasília-São Paulo. “Estamos muito orgulhosos em sediar este encontro, tanto pela importância dos temas que aqui serão discutidos, quanto pelo caráter inédito da iniciativa”, afirma o presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Metzner Silva.

No dia 26 serão apresentados três cases de construtoras que, no dia 27, serão visitadas pelo grupo. Essas empresas estão edificando empreendimentos com características únicas no cenário nacional. “Uma das questões que motivou a CMA/CBIC a escolher Balneário Camboriú como destino de sua primeira reunião fora das cidades de São Paulo e Brasília foi o perfil de nossos empreendimentos, que chama a atenção por vários motivos no quesito 'vanguarda', como, por exemplo, o fato de termos aqui os prédios mais altos do País”, destaca Silva. Também está prevista para o encontro a realização de painéis sobre temas ambientais ligados à construção civil.

87º Enic

Encontro Nacional da Indústria da Construção: inscrições efetuadas até o dia 31 de março terão desconto

As inscrições do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Salvador (BA), terão desconto ate o final do mês de março.  O tema central  do próximo Enic será Brasil mais eficiente, país mais justo.  O Sindicato da Indústria da Construção no Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) são os organizadores desse  grande encontro do setor da construção.

A expectativa dos organizadores é de que participem do evento cerca de 1800 pessoas entre representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de empresários, profissionais do setor da construção, jornalistas e estudantes.