06/04/2015 :: Edição 5481

Comat/CBIC

CBIC promove treinamento sobre Desempenho de Edificações Habitacionais nesta terça-feira

Após dois anos da publicação da ABNT NBR 15575/2013 – Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, considerada um marco para a modernização tecnológica da construção brasileira e para a melhoria da qualidade das habitações, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC promoverá no dia 7 de abril, em Brasília, o II Treinamento para multiplicadores da norma.

Os objetivos são identificar as dificuldades enfrentadas até o momento pelos primeiros multiplicadores na disseminação da norma; instrumentalizar os participantes com a apresentação de atuais ferramentas de implantação em construtoras/incorporadoras, e divulgar casos de sucesso.

Durante o treinamento também será lançada a publicação do Fórum CBIC de Perguntas e Respostas da Norma de Desempenho e apresentado o modelo de lista de Verificação para implantação da norma em construtoras e os documentos do Ministério das Cidades para atendimento à NBR 15575 das edificações habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

II Treinamento Desempenho de Edificações Habitacionais
Data: 7 de abril
Horário: das 8h30 às 17h
Local: sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) - SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 2º andar
Brasília-DF

Concessões

Decreto federal estabelece novas regras para primeira etapa de concessões

O governo federal publica nesta terça-feira (07/04), no Diário Oficial da União (DOU), decreto com novas regras para os chamados Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs), que são estudos feitos pelo setor privado sobre determinado empreendimento para avaliar seus custos e ganhos potenciais em um leilão.

A elaboração do decreto contou com aval dos ministérios do Planejamento, Transportes, Aviação Civil e Portos, além da Advocacia-Geral da União. O objetivo do governo federal é acelerar o programa de concessões no setor de transportes, como parte de um esforço para tentar antecipar a retomada do crescimento da economia já para o terceiro trimestre de 2015.

Uma das novidades previstas no decreto é uma norma detalhada para os PMIs, que atualmente só têm amparo regulatório de forma genérica em um decreto de 2006, que trata das Parcerias Público Privadas (PPPs). O texto também deve regulamentar a remuneração desses projetos, que terão valor nominal "fundamentado em prévia justificativa técnica" e que não ultrapassará, em seu conjunto, 2,5% do valor total estimado previamente pela administração pública para os investimentos necessários à implementação do empreendimento ou para os gastos necessários à operação e à manutenção do empreendimento durante o período de vigência do contrato, o que for maior. Fonte: O Globo

EMDS

CBIC participa do III Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção participará do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (III EMDS), que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de abril, em Brasília. Promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento terá como tema central “Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo”.

O objetivo é mobilizar governantes e gestores públicos dos três níveis de governo sobre a questão da sustentabilidade urbana no país, por meio de debates, reflexões e trocas de experiências que visam a melhoria da qualidade de vida da população das cidades.

O público estimado para o EMDS é de 5 mil participantes, dentre os quais mais de 500 prefeitos das maiores cidades do país, além de secretários municipais, assessores e gestores locais.

A participação do presidente da CBIC, José Carlos Martins, será durante a solenidade de abertura do encontro, no dia 7 de abril, a partir das 19h, e no dia 8 de abril, no espaço TED-alike (TD) sobre Soluções sustentáveis para as cidades do futuro 2, que tem como público alvo prefeitos e parlamentares. No TED-alike, Martins ministrará uma palestra sobre o tema “Uma nova lógica para licenciamentos urbanos como motivador do crescimento”.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti, também participará como debatedor da mesa temática sobre “Estratégias para a gestão ambiental municipal”, no dia 9 de abril. O debate ocorrerá das 9h às 10h30 e está inserido no contexto da sala temática “Alternativas para o enfrentamento da crise hídrica e os desafios ambientais urbanos” do evento.

III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável
: 7 a 9 de abril
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília-DF
Mais informações www.emds.fnp.org.br

Guias

Sinduscon do Ceará cria guias para a elaboração de manuais de proprietários de imóveis

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) e a Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon-CE) lançaram no último dia 31/03 o Guia Regional para Elaboração de Áreas Comuns e o Guia Regional para Elaboração do Manual do Proprietário. As publicações reúnem informações sobre o uso e operação de imóveis, além de termos de garantia e programas de manutenção.

O objetivo dos manuais é possibilitar que o comprador saiba como proceder em relação aos direitos do proprietário e aos cuidados com os imóveis no que diz respeito às áreas comuns dos condomínios e às unidades privativas.

As cartilhas serão distribuídas gratuitamente às empresas associadas ao sindicato, com o objetivo de estimular a criação de manuais específicos para cada imóvel.

O Guia contou com a participação do Programa de inovação da Indústria da Construção Civil (Inovacon).