CBIC

Reunião

Miriam Belchior participa de reunião do Conselho de Administração da CBIC

Em reunião nesta quarta-feira (08/04), na sede da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, apresentou aos membros do Conselho de Administração da entidade as expectativas futuras sobre os programas do governo federal - Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Miriam Belchior destacou que o governo federal tem, no momento, três grandes desafios relacionados ao setor da construção, que são: aperfeiçoar o MCMV para a terceira fase do programa, equacionar o financiamento do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e ampliar as concessões na área de infraestrutura.

Neste último caso, o objetivo é alavancar as médias e pequenas empresas, além de atingir os rincões do país com menor custo de logística.

Este foi o primeiro encontro da Miriam Belchior, como presidente Caixa, com os membros do Conselho. O presidente da CBIC, José Carlos Martins, reafirmou a confiança do setor na interlocução com a instituição.

Subsídios

Deputado Júlio Lopes defende melhoria da aplicação dos subsídios durante reunião do Conselho

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, deputado Júlio Lopes (PP/RJ), disse hoje aos representantes do setor da construção que seu mandato será baseado na melhoria da aplicação dos subsídios.

O deputado, que também é membro das Comissões Especiais que discutem a Reforma Política e as propostas de mudanças na Lei das Licitações, participou nesta quarta-feira (08/04), na sede da CBIC, em Brasília, da reunião mensal do Conselho de Administração da entidade.

Lei de Licitações

Deputado Carlos Marun participa da reunião do Conselho de Administração da CBIC

O presidente da Comissão Especial de Licitações da Câmara dos Deputados, deputado Carlos Marun (PMDB/MS), participou nesta quarta-feira (08/04), da reunião do Conselho de Administração CBIC.

Marun abordou o tema da revisão da Lei de Licitações e destacou a audiência pública prevista para esta quarta-feira, com a participação do conselheiro consultivo da CBIC e ex-deputado Luiz Roberto Ponte, autor da Lei de Licitações (Lei 8.666/93), para debater a lei que mudou a forma de se fazer licitações no país.

III EMDS

CBIC debate requalificação de centros urbanos durante Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, participou nesta quarta-feira (08/04) em Brasília, no espaço TED-alike do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), onde abordou o tema “Uma nova lógica para licenciamentos urbanos como motivador do crescimento”, com foco na requalificação de centros urbanos.

Falando para um público composto por prefeitos e parlamentares, Martins destacou a grande demanda por espaço nas grandes cidades e uma série de desafios a serem enfrentados como centros urbanos deteriorados. Como solução, propôs o aproveitamento da infraestrutura disponível, promovendo a requalificação de edifícios antigos e a requalificação dos centros urbanos que estão parcialmente degradados e com alto índice de criminalidade.

INCC subiu 0,23% em março

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o Índice Nacional da Construção Civil (INCC/Sinapi) subiu 0,23% em março, após alta de 0,18% em fevereiro.

No ano, o índice acumula alta de 0,62% e de 5,26% em 12 meses. De acordo com o IBGE, o custo nacional da construção alcançou R$ 916,85 por metro quadrado construído em março, contra R$ 916,85 em fevereiro.

Os materiais de construção registram aumento de 0,18% em março (R$ 500,16), após subir 0,18% em fevereiro. Já o custo da mão de obra subiu 0,28% (R$ 418,79), ante alta de 0,18% na mesma base de comparação.