14/04/2015 :: Edição 5488

CPRT/CBIC

CBIC debate temas de política e relações trabalhistas com ministro Manoel Dias

Em audiência nesta terça-feira (14/04), em Brasília, com o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, a CBIC, representada pelo presidente José Carlos Martins e pelo presidente da Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT), tratou de temas como o combate à informalidade, cotas de aprendiz, cotas de deficientes e trabalho análogo ao escravo.

José Carlos Martins ressaltou a importância de unir esforços no combate à informalidade. “No setor da construção, 57% das empresas são informais, não recolhem previdência e nem FGTS dos empregados, acarretando concorrência desleal aos empresários que trabalham na formalidade”, disse.

Sobre a questão das cotas de aprendiz, ficou agendada reunião com o diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do MTE, Allan Pombo, no dia 28 de abril.

Durante a audiência, a CBIC também formalizou ao ministro convite para o Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil - Um novo olhar sobre a nossa indústria, que será realizado pela CPRT/CBIC no dia 12 de maio, em Brasília. O evento tem como objetivo mostrar as boas práticas desenvolvidas pelo setor na área de segurança e saúde no trabalho em todo o país. Nesse encontro a CBIC vai reunir autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes do Ministério Público do Trabalho, empresários e trabalhadores do setor da construção.

Serviço
Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil - Um novo olhar sobre a nossa indústria
Data: 12 de maio
Local:  Unique Palace - Brasília - DF

 



Infraestrutura

Governo cria novo modelo de estímulo ao financiamento de obras de infraestrutura

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou na última sexta-feira (10/04) medidas de estímulo ao financiamento de obras de infraestrutura, por meio do mercado de capitais. Dentre as medidas, a redução do custo do crédito por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas que emitam títulos de dívidas vinculadas aos projetos financiados pelo banco. O governo estima que o custo do crédito para as empresas participantes possa cair entre um e dois pontos percentuais ao ano.

Diante da forte demanda reprimida por investimento em infraestrutura no Brasil, a ideia do governo é transformar essa demanda em projetos e investimentos concretos. A expectativa é de que o governo aumente o programa de concessão, sobretudo nas áreas de ferrovias e rodovias.

A nova estratégia de atrair capital externo para projetos de infraestrutura, com apoio do BNDES, já será anunciada nesta semana, em Washington (EUA), durante reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI). (Com informações da Agência Folha)


Terceirização

Terceirização em pauta na Câmara dos Deputados
e no Senado Federal

A regulamentação da terceirização no Brasil (Projeto de Lei 4.330/04) continua na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados desta terça-feira (14/04). O texto principal já foi aprovado pela Câmara, que deve votar durante esta semana as emendas e os destaques apresentados ao texto-base do deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA) para o PL.

Após aprovação, o texto seguirá para análise no Senado Federal, que já está discutindo nesta terça-feira, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o impacto das novas regras de terceirização de mão de obra previstas pelo Projeto de Lei 4.330/04.

Durante a audiência, o senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou que recebeu um telefonema do presidente da Casa, senador Renan Calheiros, garantindo que será realizada uma sessão temática em Plenário sobre a proposta. (Com informações da Agência Câmara e Agência Senado)


COMAT/CBIC

Comissão de Materiais da CBIC lança Guia de Entrega de Empreendimento no dia 7 de maio

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC lança no dia 7 de maio, em São Paulo, o Guia Nacional para Entrega do Empreendimento – Orientações para a Incorporadora e Construtora. A publicação tem como objetivo orientar as incorporadoras e construtoras para a etapa de entrega do empreendimento, apresentando conceitos e práticas que vão ajudá-las nesta fase.

De acordo com a coordenadora do projeto, Lilian Sarrouf, são muitas as ações necessárias para que a entrega possa ser realizada de forma eficaz. “O planejamento para a entrega deve ser iniciado desde a etapa da viabilização do empreendimento e não termina com a entrega das chaves, o pós obra é igualmente importante. Também envolve diversas áreas da empresa e parceiros que atuam no empreendimento”, destaca.

O lançamento ocorrerá durante a reunião da Comat, no dia 7, na sede do Sinduscon-SP, com início previsto para as 10h e término às 17h. O Guia Nacional para a Entrega do Empreendimento foi elaborado em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), juntamente com os membros do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas da Comat/CBIC.


CMA/CBIC

Porto Velho lança segunda fase do projeto Futuro da Minha Cidade

A segunda fase do projeto O Futuro da Minha Cidade, em Porto Velho (RO), será lançada no próximo dia 16 de abril, das 18h às 21h, no Salão de Convenções da Fiero, em Porto Velho. O projeto visa mobilizar a sociedade local para ser protagonista no futuro da sua cidade, criando soluções para a sustentabilidade urbana.

Baseado na experiência bem sucedida de Maringá (PR), o projeto propõe estruturar um modelo de plano de trabalho como facilitador, para gestores públicos e a própria sociedade local, na implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável que sejam permanentemente ativos. A ideia é sensibilizar as principais lideranças do município sobre uma possível parceria entre a sociedade e a prefeitura.

Participam como palestrantes, o presidente da CBIC, José Carlos Martins; o arquiteto e urbanista Jorge Guilherme Francisconi, que fará uma apresentação sobre o projeto O Futuro da Minha Cidade, e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), Carlos Alberto de Paula Moura Júnior, que apresentará o Case de Goiânia do projeto O Futuro da Minha Cidade.

A segunda fase do projeto em Porto Velho (RO)  é coordenado pela Comissão de Meio Ambiente da (CMA) da CBIC e realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Porto Velho (Sinduscon-PVH) e Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Rondônia (Sinduscon-RO), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero),

Serviço
O Futuro da Minha Cidade
Data: 16 de abril
Horário: 18h às 21h
Local: Salão de Convenções da Fiero, em Porto Velho


Fasc/CBIC

Seminário de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social apresenta cases baianos

O Seminário de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social realizado na última quinta-feira (09) pelo SINDUSCON-BA e a ADEMI-BA levou a empresários e gestores, exemplos de atuação sustentável, responsabilidade social corporativa e conceitos sobre o assunto. O presidente da CBIC, Jose Carlos Martins, destacou que a Responsabilidade Social implica em uma visão que vai além do assistencialismo. E lembrou aos presentes que uma pesquisa recente em Responsabilidade Social Empresarial demonstrou que 59%% das empresas praticam RSE sem saber. O evento integra a série de 10 seminários regionais realizados no âmbito do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC.
 
O presidente da Kubo Engenharia, Ângelo Simões, apresentou um case desenvolvido em parceria com a Gráfico Empreendimentos junto à comunidade Vila Celina (BA). “Após diagnóstico sobre a situação sócio econômica da comunidade foi desenvolvido um programa com 4 pilares: Educação para o Trânsito, Educação para o Trabalho (funcionários da obra e comunidade); Saúde mental do trabalhador (funcionários e comunidade); Atividades culturais e educativas (crianças e adolescentes); e cursos de geração de renda (mulheres).

Daniel Sampaio, responsável por Incorporação e Engenharia da Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), levou ao público o case Oficina de Mosaicos, realizada junto à comunidade vizinha ao empreendimento HANGAR Business Park, após diagnóstico social realizado no entorno. Pensado a partir da visão da Organização Odebrecht de que sua atuação deve ter compromisso com o desenvolvimento sustentável.  A OR viabilizou para moradores da comunidade a capacitação na confecção de mosaicos a partir de resíduos de cerâmica gerados ao longo da construção.

 

Cbic

 

Informações de Contato

Rua Nova Ponte, 500
Bairro Jardim dos Gravatás
Uberlândia-MG
(34) 3236-3163

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Ler Mais

Newsletter