08/05/2015 :: Edição 5504

Financiamento Imobiliário

CBIC APRESENTA AO BANCO CENTRAL SUGESTÕES PARA MELHORIA DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO NACIONAL

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, apresentou nesta sexta-feira (08/05), em Brasília, ao presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, sugestões de medidas para melhoria do Financiamento Imobiliário – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Dentre elas, a flexibilização do compulsório; a revisão das regras de cumprimento da exigibilidade e o aumento da faixa de financiamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A equipe econômica se mostrou sensibilizada com os pleitos do setor. A CBIC continuará trabalhando junto ao governo para tratar da questão.

Financiamento Imobiliário

FUGA DA CADERNETA PODE SEMEAR CRISE IMOBILIÁRIA

Matéria do Valor Econômico desta sexta-feira (08/05), intitulada Fuga da caderneta pode semear crise imobiliária, destaca que os últimos números da caderneta de poupança e as consequências já evidentes dessa escassez de funding sobre o crédito imobiliário no país ligaram um sinal de alerta no mercado. De acordo com a matéria, a escassez do crédito poderá criar um problema onde hoje não existe, que é o risco de jogar o setor imobiliário nacional no atoleiro, com sérias consequências para os mutuários dos financiamentos imobiliários, os bancos e as construtoras e incorporadoras. Com a Selic a 13,25% ao ano e possibilidade de subir ainda mais, como indica a ata do Copom divulgada ontem, a tendência é de que a caderneta, com retorno menos atraente que outros ativos de renda fixa, continue a registrar saques. Números mostram também que o resgate líquido no mês passado foi de R$ 5,85 bilhões, o maior para meses de abril da série histórica, iniciada em 1995. No ano, os saques líquidos chegam a R$ 29 bilhões. O estoque da caderneta está em R$ 648 bilhões. Sem funding, a Caixa, responsável por 70% do crédito imobiliário no país, apertou as condições de financiamento. Limitou a no máximo 50% a fatia do imóvel usado que pode ser financiada com recursos da caderneta de poupança e já informou que pode deixar de financiar a construção de novos empreendimentos com recursos da caderneta (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, SBPE). A Caixa vem também reajustando para cima as taxas que cobra dos clientes nos empréstimos, para acomodar um mix de funding mais caro. (Com informações do Valor Econômico)

Elevadores

MINISTÉRIO DO TRABALHO ATENDE PLEITO DA CBIC E PRORROGA POR MAIS DOIS ANOS O USO DOS ELEVADORES TRACIONADOS COM UM ÚNICO CABO

Atendendo pleito da CBIC, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou nesta sexta-feira (08/05), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 597/2015, prorrogando por mais dois anos o uso dos elevadores tracionados com um único cabo, utilizados para transporte de materiais, observadas as condições constantes do normativo. A proposta da Portaria encaminhada ao ministro Manoel Dias foi negociada no âmbito do Comitê Permanente Nacional (CPN). Dentre as determinações publicadas no normativo, destacamos:
•    Os elevadores instalados até 10/05/2015 terão permissão de uso até o término da obra em que ele está instalado, sem limitação de altura.
•    Os elevadores instalados após 10/05/2015 poderão ser utilizados por mais 2 anos (10/05/2017), com limitação de altura de 13 pavimentos (a partir do térreo ou altura equivalente).

CPRT/CBIC

CBIC PROMOVE ENCONTRO NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL NO DIA 12 DE MAIO

A Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC promove no próximo dia 12 de maio, das 9h às 17h, no Unique Palace, em Brasília, o Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil -  Um novo olhar sobre a nossa indústria. No painel sobre “O que faz a construção no Brasil?”, serão apresentadas as boas práticas, ações e projetos desenvolvidos pelo setor que contribuem para a promoção da segurança e o bem estar do trabalhador da construção civil. Já no painel “O que queremos da construção no Brasil?” a ideia é incentivar a adoção da gestão eficiente em projetos e sistemas preventivos de segurança e saúde nas empresas, compartilhando cases de sucesso e resultados positivos. Participarão do evento, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público do Trabalho, empresários da Indústria da Construção e representantes dos trabalhadores.Clique aqui para mais informações.

GOVERNO “FATIARÁ” BLOCOS DE PORTOS

Após ter recebido sinal verde do Tribunal de Contas da União (TCU), o governo federal pretende soltar em até 90 dias os primeiros editais de concessões portuárias, já com uma mudança de estratégia para as licitações. Em vez de leiloar de uma só vez os 29 terminais que estavam previstos no primeiro bloco de novos contratos de arrendamento, nos portos de Santos (SP) e do Pará, a disputa agora será "fatiada". O objetivo é dar prioridade aos terminais com maior potencial de investimento e garantia de interesse pelo setor privado, evitando o risco de um "vazio" nos leilões.  Depois de Santos e do Pará, o segundo bloco de licitações envolve quatro portos: Salvador (BA), Aratu (BA), Paranaguá (PR) e São Sebastião (SP) - cujos estudos já estão prontos e passaram por audiências públicas, mas não foram remetidos ao TCU. (Com informações doValor Online)