28/05/2015 :: Edição 5518

Emprego

SETOR DA CONSTRUÇÃO JÁ DEMITIU MAIS DE 90 MIL TRABALHADORES EM 2015

O nível de emprego no setor da construção registrou, em nível nacional, queda de 0,78% em abril em comparação a março de 2015. O saldo entre demissões e contratações ficou negativo em 25,4 mil trabalhadores com carteira assinada. De acordo com a pesquisa realizada pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas), essa é a 7ª retração mensal consecutiva. Nos primeiros quatro meses do ano, o saldo negativo já soma 90,2 mil vagas, indicando queda de 2,72% em relação a dezembro. Ao final de abril, o número de trabalhadores do setor totalizava 3,228 milhões. Em relação a abril de 2014, foram fechadas 327,4 mil vagas (-9,21%). Na comparação do acumulado no ano contra o mesmo período do ano anterior, a queda foi de 7,89%, uma redução de 279,6 mil empregos.

Comat/CBIC

CBIC PARTICIPA DO 1º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE STEEL FRAME EM SÃO PAULO

As vantagens da construção industrializada foram apresentadas nesta quinta-feira (28/05), em São Paulo, pelo presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, aos participantes do 1º Congresso Latino-americano de Steel Frame. A apresentação ocorreu dentro do painel “Construção em Aço Leve LSF: Tecnologia e Indústria”. O evento termina amanhã, dia 29/05, no Hotel Renaissance, em São Paulo. O objetivo é apresentar ao segmento da construção civil um panorama do desenvolvimento desse sistema construtivo no Brasil e na América Latina.

Seconci

AUMENTA A DEMANDA PELO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA DO SECONCI-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) oferece às empresas do setor da construção o Programa de Conservação Auditiva (PCA). O objetivo é contribuir para que as empresas criem ações voltadas aos trabalhadores expostos a altos níveis de ruído. O PCA oferecido pela entidade é especializado para a realidade do canteiro de obras, ambiente que concentra máquinas e equipamentos muito ruidosos como serras elétricas e britadeiras. A implantação do programa colabora para que as empresas do setor estejam de acordo com as obrigações legais, conforme as Normas Regulamentadoras 7, 9 e 15 e a Portaria 19 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além da ordem de Serviço 608/91 do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). O serviço começa com a realização de audiometria em todos os funcionários expostos ao ruído.

Norma de Desempenho

SEMINÁRIO WEB “COMO ATENDER A NORMA DE DESEMPENHO – REQUISITOS GERAIS E ASPECTOS LEGAIS”

A PINI realiza nos dias 16 e 17 de junho, das 9h às 11h30, o seminário exclusivo web Como atender a Norma de Desempenho – Requisitos gerais e aspectos legais. No primeiro dia serão abordados os requisitos gerais e as práticas em andamento no mercado visando ao atendimento dos padrões exigidos. Já no segundo dia, serão abordados os prazos, vida útil, garantias e outros aspectos legais. Desde julho de 2013, todas as construções habitacionais devem ser projetadas para atender os requisitos de desempenho estabelecidos na NBR 15.575 (Edifícios Habitacionais - Desempenho). O texto define requisitos mínimos de desempenho e vida útil para estruturas, sistemas de vedações, pisos, coberturas e instalações. Além de durabilidade, os sistemas devem proporcionar conforto térmico e acústico mensuráveis. A ideia é que as empresas possam, por meio desse modelo de treinamento e atualização, ajudar seu corpo técnico e jurídico a entender os principais aspectos na Norma. Os participantes poderão enviar perguntas aos palestrantes via chat. Clique aquipara mais informações.

Responsabilidade Social

CONSTRUTORAS DO CEARÁ RECEBEM HOMENAGEM PELO PROJETO RECONSTRUIR

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) homenageou neste mês de maio as 21 empresas do Ceará que aderiram ao programa “Reconstruir”, do Sinduscon-CE, com a criação do ícone “Responsabilidade Social”. Atualmente o programa possui cerca de 40 apenados admitidos que estão em regime aberto e livramento condicional. Pelo projeto, os juízes das varas de execução penal (2ª e 3ª vara) selecionam o candidato, que passa por uma análise psicossocial, realizada pela equipe do Núcleo de Execução Penal, e só após o candidato é indicado para uma das vagas disponibilizadas pelas construtoras. No Sinduscon-CE disponibiliza profissionais acompanham o projeto junto às construtoras que aderiram ao projeto, verificando a evolução do trabalho.