30/06/2015 :: Edição 5541

MCMV

GOVERNO PROPÕE SOLUÇÃO PARA MINHA CASA MINHA VIDA

Em Nota Oficial divulgada nesta terça-feira (30/06) à imprensa, a CBIC informa que o governo federal comprometeu-se a regularizar os pagamentos e sinalizou a adoção de outras medidas para atender o setor da construção. Proposta apresentada na segunda-feira (29/06) à entidade envolve o desembolso de R$ 600 milhões para a quitação de parte dos passivos do programa nos primeiros dias de julho; o remanejamento dos prazos de pagamento para a Faixa I do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e a readequação do cronograma de projetos cujas obras tenham menos de 70% de execução. Com a implantação das novas regras, o governo aponta para a regularização de todas as pendências com o setor até 15/08. Não serão feitas novas contratações. O plano do governo foi discutido nesta terça-feira, na sede da CBIC, em Brasília, por empresários do setor da construção. “O governo nos dá um sinal de que deseja solucionar os problemas e vamos aguardar”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC. “Marcamos outra reunião para daqui 30 dias. Vamos reavaliar o cenário”.  O arranjo proposto pelo governo prevê mudanças nos desembolsos do PMCMV, cujas medições passarão a ser pagas com prazo de 30, 45 e 60 dias, de acordo com porte da empresa. O programa tem um estoque de R$ 1,6 bilhão em pagamentos atrasados, o que tem criado dificuldades para as empresas do setor. Há uma semana, as tratativas da CBIC com o governo intensificaram-se, mobilizando a equipe econômica. “Nosso setor depende de planejamento e previsibilidade. Levamos isso ao governo”, diz o presidente da CBIC. “Temos esperança que essa sinalização seja efetiva”, frisou.

IVV

ENTIDADES PASSAM A DIVULGAR ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS (IVV) DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS NO DF

O Índice de Velocidade de Vendas (IVV) do Distrito Federal em maio foi de 4,4% para imóveis residenciais e de 1% para unidades comerciais. Os dados fazem parte da nova pesquisa mensal da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF). A pesquisa mostra que em maio o ritmo de comercialização de unidades residenciais está dentro das expectativas dos empresários. Já os comerciais seguem instáveis. A amostra da pesquisa abrange aproximadamente 45% do mercado local (25 empresas de cerca de 60 incorporadoras). De acordo com a pesquisa, o índice de 4,4% para o mercado de residenciais é muito positivo, uma vez que o IVV considerado como balizador do setor imobiliário é de 5%. Desde fevereiro de 2015, esse IVV tem observado trajetória ascendente. Ao todo em maio foram comercializadas 178 unidades pelas empresas consideradas na amostra da pesquisa. Estavam em oferta 4.016 imóveis, uma redução em relação aos meses anteriores (4.141 em abril e 4.155 em março). Já o IVV dos imóveis comerciais apresenta flutuação mais instável. Em maio, o índice foi de 1%, contra 3,8% em abril e 2,5% em março. Em relação à quantidade, 1.051 unidades foram ofertadas e apenas 10 vendidas no quinto mês do ano, volume abaixo do registrado no período anterior (1.016 disponibilizadas e 39 comercializadas).

Crédito Imobiliário

CRÉDITO IMOBILIÁRIO VOLTA A TER RESULTADO NEGATIVO EM MAIO, SEGUNDO A ABECIP

Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) revelam que o volume de financiamentos para aquisição e construção de imóveis com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somou R$ 5,6 bilhões em maio, o que representa queda de 39,6% em relação ao mês anterior e de 42,3% na comparação com o mesmo período de 2014. Entre janeiro e maio de 2015, foram destinados R$ 38,9 bilhões para a aquisição e construção de imóveis, resultado 11,8% inferior ao apurado no mesmo período do ano passado. Já no acumulado de 12 meses esse volume somou R$ 107,7 bilhões, ficando 6,2% menor que o apurado nos 12 meses precedentes. Em relação à quantidade, 20,3 mil imóveis receberam financiamento em maio, o que mostra queda de 54,5% sobre o mês anterior e de 56% comparado ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros cinco meses de 2015, foram concedidos empréstimos para mais de 174 mil imóveis, mostrando queda de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Já nos últimos 12 meses esse volume foi de 499 mil imóveis, correspondendo a um recuo de 9,6% em relação ao período anterior. Segundo a Abecip, o desempenho das concessões reflete as medidas restritivas adotadas por alguns agentes do SBPE em decorrência da redução dos recursos depositados nas cadernetas de poupança. (Com informações do Portal Piniweb)

Prêmio CBIC

INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO CBIC DE RESPONSABILIDADE SOCIAL TERMINAM NO DIA 15 DE JULHO

Termina no dia 15 de julho o prazo de inscrição para a edição 2015 do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. A premiação é aplicável aos projetos sociais desenvolvidos por entidades e empresas atuantes no setor da indústria da construção. O prêmio visa estimular o desenvolvimento de ações da indústria da construção e do mercado imobiliário, criando um mecanismo de reconhecimento dos esforços conjuntos do setor na busca por uma sociedade com melhor qualidade de vida. Os interessados podem concorrer às categorias Organizações (Empresas e Entidade) e Especiais (Reconhecimento Social e Trabalhador Modelo). Clique aqui para mais informações e inscrições.

Conselho Jurídico

CONSELHO JURÍDICO DA CBIC SE REUNIRÁ NO DIA 9 DE JULHO EM BRASÍLIA

A primeira reunião do Conselho Jurídico da CBIC será no dia 9 de julho, próxima terça-feira, das 11h às 16h, na sede da entidade, em Brasília. Integram o grupo os assessores jurídicos das entidades associadas. As afiliadas que ainda não indicaram seus representantes ainda podem enviar os nomes para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .