NEWSLETTER 28.09.2015 / EDIÇÃO 5591

Novo calendário das reuniões do Conselho de Administração da CBIC: programe-se!

Houve mudança no calendário das reuniões do Conselho de Administração da CBIC. No mês de outubro, a reunião será no dia 14, na sede do Sinduscon-PR, em Curitiba/PR. As próximas serão no dia 11 de novembro e 09 de dezembro, na sede da entidade, em Brasília. A reunião de dezembro ocorrerá no mesmo dia da Festa de Encerramento do ano e da entrega do Prêmio CBIC de Jornalismo aos vencedores da edição de 2015. Programe-se!

Situação da indústria da construção se agrava, indica Sondagem Indústria da Construção de agosto

Dados da Sondagem Indústria da Construção de agosto, divulgados no último dia 25 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da CBIC, revelam agravamento do quadro negativo do setor da construção verificado nos meses anteriores. De acordo com a pesquisa, os índices de evolução do nível de atividade e do emprego recuaram em agosto. A queda adicional refletem um recuo mais intenso do nível de atividade e do emprego em agosto do que o observado em julho. O índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual, que indica se o nível de atividade observado no mês de referência está acima ou abaixo do normal para o mês também recuou. A utilização da capacidade de operação recuou em todos os portes e setores. Tal resultado deve-se à contínua queda do nível de atividade, mais intensa que a antecipada pelos empresários do segmento. A pesquisa foi realizada no período de 1º a 14 de setembro junto a 597 empresas, sendo 194 de pequeno porte, 263 de médio e 140 de grande porte. Clique aqui para acessar a íntegra da Sondagem de agosto.

Indústria da construção apresentará projeto para controlar gasto público

A CBIC convocou no último dia 23 de setembro, durante a solenidade de abertura do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Salvador/BA, os empresários e toda a cadeia produtiva do setor a trabalharem juntos para colher assinaturas e apresentar um projeto de lei de iniciativa popular que estabeleça mecanismos para impedir o aumento do gasto nos momentos de déficit nas contas públicas. Clique aqui para acessar a íntegra do discurso do presidente da CBIC, José Carlos Martins, e conhecer um pouco mais da proposta. As apresentações das Comissões Técnicas (CII, CMA, COMAT, COP e CPRT), Banco de Dados, Fasc e Fórum de Serviços) já estão disponíveis. Para acessá-las, clique aqui

Plenário do Senado retirou urgência de Projeto sobre Norma Regulamentadora nº 12

O plenário do Senado Federal retirou no último dia 8 de setembro a urgência do Projeto de Decreto Legislativo 43/2015. O texto susta a Norma Regulamentadora nº 12 do Ministério do Trabalho, que trata de práticas de segurança no manuseio de máquinas e equipamentos por parte dos trabalhadores dentro das empresas. O texto voltará à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para análise mais aprofundada. O Ministério do Trabalho terá 30 dias para discutir a norma e tentar chegar a um acordo. Também foi aprovado pedido para que o Plenário realize uma Sessão Temática sobre o projeto, e a participação de senadores no Grupo Tripartite do Ministério do Trabalho que vai discutir a norma.

(Com informações da Agência Senado).

BIM (Building Information Modelling) ou Modelagem da Informação da Construção
Data: 6 de outubro

Local: Sinduscon-PR - Curitiba/PR
A reunião também será marcada pelo lançamento do livro "Entendendo BIM".