CONSTRUÇÃO ALERTA PARA RISCO DO USO INDISCRIMINADO DO FGTS

O crédito consignado é concedido não em função da capacidade de pagamento e sim no que o salário do trabalhador permite, isto poderá gerar no futuro dificuldades para pagamento das prestações, como já ocorreu anteriormente com os aposentados, analisa José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Empresários da construção civil enxergam com preocupação a decisão do governo de disponibilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para contratação de crédito consignado. “Dessa forma, não consideramos ser esse o modelo mais adequado de concessão de crédito, principalmente em uma época de crise”, afirma o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. Para o setor, a medida proposta pelo governo na última semana, durante o Conselho de Desenvolvimento Social (CDES), proporciona uma série de riscos. O primeiro deles é a distorção da essência do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que é uma forma de garantir o futuro do trabalhador, sua aposentadoria, ou no caso de perda do emprego sem justa causa. (...)

O FUTURO DA MINHA CIDADE AVANÇA EM CIDADES PELO PAÍS

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) vem promovendo ações para incentivar o desenvolvimento sustentável das cidades e torná-las mais justas, humanas e democráticas. Uma delas é o projeto “O Futuro da Minha Cidade”. Iniciado em 2014 pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, o trabalho visa a parceria entre a sociedade organizada e o poder público em benefício do planejamento futuro da cidade. “A ideia é que as cidades brasileiras possam definir um novo modelo de gestão urbana que lhes confira identidade e vocação. (...)

LEIA MAIS