O Sindicato

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O objetivo do SINDUSCON-TAP, como representante da Construção Civil, é se tornar um órgão forte em prol da classe para desenvolvimento de atividades que permitam benefícios, vantagens competitivas e diferenciadas, transformando-se em referencial de treinamentos e reciclagem, proporcionando informações de qualidade a custos acessíveis, incentivando a atualização e qualificação dos profissionais do setor.

Para que esse desenvolvimento se torne possível, é necessário aumentar o poder de competitividade de nossas empresas, mobilizando fornecedores de produtos e serviços, definindo e planejando as iniciativas de todos os elos que compõem a cadeia da indústria da construção. O SINDUSCON-TAP tem firmado parcerias com empresas de excelência no mercado para viabilizar e promover o Centro de Treinamento.

Núcleo da Construção

Projetado para ser o maior centro de treinamento e qualificação da construção civil do interior de Minas Gerais.

O Núcleo da Construção, projeto de repasse de tecnologia e informações aos profissionais da construção civil, que após ter analisado alguns pontos críticos no setor da construção da cidade de Uberlândia e região, chegou à conclusão que a revitalização da mão de obra torna-se bastante necessária. Isso pode ser feito através de treinamentos, qualificação e certificação em processos, noções de cidadania e qualidade de vida, para alavancar e melhorar a eficiência do setor e colocá-lo em níveis compatíveis com o segmento industrial em geral, atendendo as necessidades dos consumidores e legislações vigentes além de recuperar a auto-estima e gerar melhores condições de vida para os colaboradores.

- Desenvolver não só habilidades específicas, mas também habilidades básicas como relações humanas, noções de cidadania, segurança do trabalho, meio ambiente, entre outros.

- Garantir aumento de produtividade e qualidade nos serviços executados e melhor remuneração aos profissionais que atuam na área.

- Fornecer certificados de qualificação para essa mão-de-obra, os quais servirão de balizamento para os pisos salariais da categoria, estabelecidos em convenção coletiva.

- Diminuir os custos de formação de mão-de-obra especializada dentro das empresas, bem como o tempo despendido para qualificação profissional.

Comunidade da Construção Civil Integração e Produtividade

A Comunidade da Construção Civil é um movimento nacional que integra os agentes da cadeia produtiva e visa melhorar os processos da construção à base de cimento.

Através de debates, troca de informações e experiências, os empresários buscam soluções que beneficiem todo o setor. Para tornar isso possível, a Comunidade da Construção Civil realiza seminários, cursos e palestras que propiciam o acompanhamento prático de todos os processos de uma obra emblemática.

Benefícios

SINDUSCON-TAP disponibiliza aos seus associados os seguintes produtos e serviços:

- Negociações em Convenções Coletivas de Trabalho;

- Maior rapidez na liberação de CND de Obras junto ao INSS;

- Boletim Econômico;

- Livros, para o setor da Construção Civil;

- Assistência jurídica, tributária, trabalhista, cível e comercial, através de convênios com escritórios de advocacia para assessorias;

- Boletim de Licitações;

- Orientação técnica sobre linhas de crédito, financiamentos e investimentos junto ao BNDS, BDMG, Caixa Econômica Federal;

- Convênios nas áreas de : saúde, seguros, jurídica e educação;

- Cursos no canteiro de obras.

A formação territorial compreende os municípios de:

Abadia dos Dourados
Água Comprida