Com a iniciativa de ajudar a empresas a emitir o MTR - Movimento de Transporte de Resíduos corretamente o Sinduscon-TAP, juntamente com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, realizou um treinamento no dia 08 de agosto. O treinamento foi gratuito e aberto a todos os interessados em participar.

Segundo a vice-presidente Ambiental do Sinduscon-TAP, Cristina Gonçalvez, é muito importante que as empresas estejam seguindo a determinação da Portaria nº 280, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente em 29 de junho de 2020, que torna a emissão do MTR obrigatória para  geradores de resíduos sujeitos ao Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. “Essa foi à maneira encontrada para gerenciar, de forma segura, o transporte dos resíduos, levando em conta os riscos que o manejo incorreto pode trazer para saúde pública. Por isso, iremos realizar o treinamento para garantir que as empresas, principalmente o setor da Construção Civil, estejam realizando de forma correta e segura o transporte de resíduos”, enfatizou Cristina.

Para o analista ambiental da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Regis Abreu, apesar de ser uma obrigação legislativa a emissão do MTR ainda há uma inadimplência alta por falta de conhecimento em como emitir o manifesto. “O treinamento veio para mostrar que com os dados do MTR fica mais fácil para o empresário controlar o volume de resíduos e com isso consegue possibilidades estratégicas de agregar valores ao que seria descartado”, declarou.

O que é o MTR?

O MTR - Movimento de Transporte de Resíduos é um documento utilizado para o controle e a rastreabilidade do transporte de resíduos sólidos, especialmente na gestão de resíduos químicos e perigosos. Ele registra informações essenciais sobre a origem, o tipo, a quantidade e o destino dos resíduos transportados. No Brasil, a obrigatoriedade do MTR é regulamentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que visa garantir uma gestão adequada, minimizando os impactos ambientais decorrentes do manejo inadequado de resíduos.

A ferramenta é crucial para a segurança ambiental, pois assegura que os resíduos sejam adequadamente tratados e descartados, prevenindo contaminações e danos ao meio ambiente. Além disso, o MTR auxilia as empresas a cumprirem suas obrigações legais, evitando multas e sanções por parte dos órgãos competentes. A transparência dos dados registrados também proporciona uma melhor compreensão do ciclo de vida dos resíduos e fomenta práticas sustentáveis nas atividades empresariais.

Treinamento MTRTreinamento MTR