26/03/2015 :: Edição 5474

MCMV

Setor considera falta de pagamento no Minha Casa, Minha Vida a causa do aumento do desemprego

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, credita o aumento das demissões no setor da construção ao atraso de pagamento do governo federal às empresas com obras no Programa Minha Casa Minha Vida. Em matéria publicada nesta quinta-feira (26), no UOL, Martins destaca que a operação Lava Jato teve impacto pequeno na queda do número de empregos no setor.

Para a CBIC, a Lava Jato deve responder por apenas 10% das demissões. A crise, segundo José Carlos Martins, vem do momento de estagnação econômica do país.

Entre outubro e fevereiro, foi registrado um saldo negativo de 250 mil empregos formais na construção civil. "O que começou a acontecer é que, em meados de agosto do ano passado, o governo passou a atrasar a fatura. E como não tenho fôlego para tocar a obra, eu tiro o pé do acelerador. Além disso, houve também o fim das obras da Copa, que impactaram nesses números", afirmou.

Fasc/CBIC

Fórum de Ação Social e Cidadania promove Pesquisa sobre Programa de Gestão de Qualificação Profissional

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade e produtividade da Indústria da Construção, o Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC está elaborando um Programa de Gestão de Qualificação Profissional que atenda às necessidades do setor.

Para dar continuidade ao trabalho, as entidades associadas devem responder até o próximo dia 2 de abril à Pesquisa sobre o Programa de Gestão de Qualificação Profissional, enviada anteriormente pelo Fasc/CBIC.

CMA/CBIC

Comissão de Meio Ambiente da CBIC integra Comitê Gestor de Logística Reversa do Setor

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC participou na última segunda-feira (23/03), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, da primeira reunião do Comitê Gestor para a execução do Plano de Logística Reversa e Responsabilidade Pós-Consumo de Resíduos do Setor Industrial da Construção Civil do Estado do Paraná, da qual a Câmara Brasileira da Indústria da Construção  faz parte.

Foi discutido a estruturação e governança do Comitê Gestor e também as atividades estabelecidas no Plano Setorial e no Termo de Compromisso firmado com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Enic

87º Encontro Nacional da Indústria da Construção

Inscrições para o 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) efetuadas até o próximo dia 31 de março terão desconto de 15%. O 87º Enic será realizado de 23 a 25 de setembro, em Salvador/BA, sobre o tema central “Brasil mais eficiente, país mais justo”. A expectativa é de que participem do evento 1,8 mil pessoas. O evento é promovido pela CBIC com a realização do Sinduscon_BA e Ademi-BA.

Clique aqui para se inscrever.

87º Encontro Nacional da Indústria da Construção – Enic
Data: 23 a 25 de setembro
Local: Senai Cimatec - Avenida Orlando Gomes, 1845 -  Piatã, Salvador – BA

CII/CBIC

Seminário debate técnicas de reabilitação urbana no próximo dia 30 em São Luís

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), realiza na próxima segunda-feira, dia 30 de março, o seminário Reabilitação e Renovação Urbana: Desafios e Oportunidades, para empresários da construção civil e sociedade em geral.

Para a abertura do evento estão previstas as presenças do governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, além dos presidentes do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, e da Fiema, Edilson Baldez, e de representantes do Ministério das Cidades e de autoridades do Estado e do Município.

O presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, destaca a importância do evento para o segmento da construção civil e para a sociedade de São Luís, cidade com grande acervo de casarões históricos. O Retrofit, solução contemporânea que garante a revitalização de áreas urbanas, segundo Nahuz, melhorará o aspecto geral dos imóveis, garantindo-lhe maior valorização e atraindo a atenção de investidores para a capital do Maranhão. “É uma forma daCBIC e do Sinduscon contribuírem para o desenvolvimento do Maranhão, com ações efetivas e trazendo soluções e investimentos”, afirma.

Na programação do evento constam apresentações sobre:
•    Estudo Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais, pelo consultor João de Sousa, contratado pela CBIC;
•    Cases sobre Reabilitação por meio do Retrofit, pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Teodomiro Diniz;
•    PAC 2 - Cidades Históricas como Instrumento de Requalificação Urbana do Centro de São Luís, pela superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Kátia Bogéa;
•    Operações Urbanas Consorciadas no Estatuto das Cidades, por representantes do Ministério das Cidades;
•    Requisitos Básicos das Propostas e Modelagem Financeira das Operações, por representantes da Caixa Econômica Federal.

O Sinduscon-MA conta com a parceria da CBIC, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhã (Fiema) e do Senai para realização deste evento.

Seminário Reabilitação e Renovação Urbana: Desafios e Oportunidades
Data: 30 de março
Horário: das 8h30 às 12h e das 14h às 17h
Local: Salão Nobre da Fiema, no retorno da Cohama.

Selo

Sinduscon-Nor/PR lança Selo Obra Legal

O Sinduscon-NOR/PR lançou no último dia 23 de março, em Maringá, o Selo Obra Legal, que visa certificar as construções da região. Além de auxiliar o corretor na hora da venda e dar ao consumidor uma importante ferramenta na hora de escolher seu próximo imóvel.

O Selo Obra Legal é baseado em lei e vale tanto para condomínios a preço de custo quanto para preços fechados. De acordo com José Armando Quirino dos Santos, diretor da Área da Indústria Imobiliária do Sinduscon e membro da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, o selo será por tipo de empreendimento.

Segundo Quirino, será realizada uma grande campanha de mídia para conscientizar os consumidores sobre a importância de analisar a documentação antes de comprar um imóvel. “Nós aprendemos a não comprar um carro que não tenha documentos. O mesmo vale para imóveis. Só é dono quem registra”, frisou.

Cbic