31/03/2015 :: Edição 5477

CMA/CBIC

CBIC e Ministério do Meio Ambiente vão criar grupos de trabalho para tratar de assuntos propostos pelo setor

Em audiência no último dia 17 de março, em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a CBIC tratou de temas de interesse do setor da construção relacionados ao Ministério do Meio Ambiente. Dentre eles: Código Ambiental específico para Área Urbana; consolidação das Normas de Licenciamento Ambiental; proposta de atuação na Gestão de Resíduos Sólidos; parceria em iniciativas de energias renováveis; ações e atualização de programas relacionados na Gestão da Demanda e Uso Racional da Água, e relacionamento com Ibama. Ficou decidido que serão criados grupos de trabalho para tratar dos temas apresentados pelo setor.

Além desses assuntos, também foram abordadas questões referentes ao Guia de Licenciamento Ambiental, que será lançado em breve; ao painel da CMA/CBIC na Adit Juris sobre Proposição de um Código Ambiental Urbano e às propostas de ações em sustentabilidade para o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

Participaram da audiência, representando a CBIC, o presidente José Carlos Martins, o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA/CBIC), Nilson Sarti, e a assessora técnica da Comissão, Mariana Silveira.

 



Fasc/CBIC

Indústria da Construção de Belo Horizonte debate Responsabilidade Social em ciclo de seminários

O ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social chega em Belo Horizonte no dia 7 de abril. A iniciativa é do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-DN).

A proposta do seminário é alinhar o conhecimento e entendimento sobre o que é responsabilidade social e inspirar as empresas, por meio da apresentação de cases de sucesso, a mudarem. O mestre em administração com especialidade na área de Responsabilidade Social, João Paulo Vergueiro, também apresentará a palestra “Estratégica Empresarial e Responsabilidade Social na Indústria da Construção”. “Todo esforço em prol da disseminação da cultura de responsabilidade social, que evidencie a importância do tema, é válido para que mais empresas assumam uma postura de comprometimento social. Cada vez mais, vem crescendo o número de empresas que percebem a importância de aperfeiçoar as relações com seus públicos, além de contribuir, efetivamente, para a melhoria das comunidades onde atuam”, ressaltou o presidente do Sicepot-MG, Alberto Salum.
 
O Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção é exemplo disso. O material foi produzido com o intuito de apoiar um movimento mais consistente na promoção da sustentabilidade e, com isso, conquistar um novo patamar de desempenho no nosso setor.

Cada localidade vai apresentar em seu seminário um caso prático de experiência bem sucedida na área. "A responsabilidade social é parte de nossa manifestação de humanidade, a empresa deve operar para gerar riqueza, e esta riqueza deve atender aos acionistas, funcionários e prestadores de serviço e à sociedade. Seja pelo recolhimento de tributos, como do trabalho social voluntário que cada um deve realizar. Daí a importância deste seminário para a troca de experiências neste setor", destacou o presidente do Sinduscon-MG, Luiz Fernando Pires.

O evento já passou pelo Distrito Federal, Palmas e Goiânia. Após Belo Horizonte, seguirá para Salvador (09/04), Rio de Janeiro (14/04), Fortaleza (16/04) e Curitiba (23/04).

Serviço
Ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social
Data: 7 de abril
Horário: 8h30
Local: Sicepot-MG Av. Barão Homem de Mello, 3090 Estoril – Belo Horizonte-MG
A inscrição é gratuita. Clique aqui.

Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .br


Construção Sustentável

Fórum pede incentivos para construção sustentável

O 3º Seminário do Fórum de Desenvolvimento Urbano e Construção Sustentável, realizado recentemente pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em São Paulo, sobre o tema “Financiamento para tornar as edificações sustentáveis” teve como objetivo articular entidades públicas e privadas para a criação e implantação de medidas que auxiliem na diminuição dos impactos ambientais gerados pelas construções civis a curto e longo prazo, produzindo melhorias que repercutam em escala nacional.

Para o presidente do Sinduscon-SP, a grave crise que o país vive não pode servir de retrocesso nos grandes avanços que o setor conquistou na construção sustentável. Segundo Ferraz Neto, tecnologia, métodos construtivos e capacitação evoluíram e agora o setor precisa de incentivos financeiros com a finalidade de trazer as práticas sustentáveis para a área residencial. Outro ponto importante que precisa ser considerado são os edifícios em retrofit, que podem ser modernizados e dotados de eficiência energética e uso racional de água, concluiu o presidente.

Sobre a importância do retrofit, o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Humbert Gebara, destacou que em todo o Estado de São Paulo a entidade estima que existam entre 55 mil a 60 mil prédios com necessidade de retrofit. Segundo Gebara, a produção de um empreendimento sustentável pode ter um custo de 2% a 8% superior em relação ao projeto convencional, mas ainda existe uma parcela considerável que não está disposta a pagar mais. “É indispensável a existência de linhas de crédito que permitam as empresas fazer o que é certo.”

Na mesma linha, o vice-presidente Administrativo e Financeiro do Sinduscon-SP, Francisco Vasconcellos, destacou ser necessário avançar neste tema, abrindo mais as linhas de crédito e buscando viabilizar os financiamentos para os condomínios já construídos. Segundo ele, o governo estadual estuda a implementação de um programa de incentivos à troca de bacias sanitárias fabricadas e instaladas antes da nova tecnologia que racionaliza o consumo de água das mesmas. Também informou que há estudos técnicos para a criação de uma norma sobre água de reuso. (Com informações do Construmail 2083).

 


87º Enic

Inscrições feitas até hoje no ENIC da Bahia terão desconto

As inscrições do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Salvador (BA), realizadas até hoje (31/03) terão desconto. O tema central do evento será Brasil mais eficiente, País mais justo. Promovido pela CBIC, o Enic 2015 é realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA).

A expectativa dos organizadores é de que participem do evento cerca de 1800 pessoas entre representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de empresários, profissionais do setor da construção, jornalistas e estudantes.  
 
Confira aqui os valores das inscrições.

 

Cbic

Informações de Contato

Rua Nova Ponte, 500
Bairro Jardim dos Gravatás
Uberlândia-MG
(34) 3236-3163

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Ler Mais

Newsletter