MCMV
Miriam Belchior participa da reunião do Conselho de Administração do dia 8 de abril
A presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, debate no próximo dia 8 de abril, com empresários do setor da construção as expectativas futuras do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O debate ocorrerá dentro da reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no dia 8 de abril, em Brasília. Serviço Reunião do Conselho de Administração da CBIC Data: 8 de abril Local: sede da CBIC – SCN Qd 01 Edifício Central Park – 13º andar – Brasília –DF A reunião é exclusiva para os membros do Conselho.
|
Comat/CBIC
Comat/CBIC reúne técnicos para a elaboração do Guia Nacional para Entrega do Empreendimento
A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), juntamente com os membros do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas da Comat, estão elaborando o Guia Nacional para Entrega do Empreendimento – Orientações para a Incorporadora e Construtora. Com previsão de lançamento em maio, a publicação tem como objetivo orientar as incorporadoras e construtoras para a etapa de entrega do empreendimento, apresentando conceitos e práticas que vão ajudá-las nesta fase. De acordo com a supervisora técnica e coordenadora do projeto, Lilian Sarrouf, são muitas as ações necessárias para que a entrega possa ser realizada de forma eficaz. “O planejamento para a entrega deve ser iniciado desde a etapa da viabilização do empreendimento e não termina com a entrega das chaves, o pós obra é igualmente importante. Também envolve diversas áreas da empresa e parceiros que atuam no empreendimento”, destaca. Todas as ações realizadas no processo de entrega do empreendimento são marcantes e tem relação direta com a satisfação dos clientes.
|
CPRT/CBIC
Manual do Jovem Aprendiz reúne informações sobre o contrato de aprendizagem de jovens
O Manual do Jovem Aprendiz, editado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visa esclarecer questões relacionados à Lei da Aprendizagem e orientar os empresários sobre os procedimentos que devem ser adotados na contratação. De acordo com o documento, o empregador compromete-se a assegurar ao maior de 14 e menor de 24 anos, inscrito em programa de aprendizagem, uma formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Já o aprendiz fica responsável por executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação. As empresas devem ficar atentas, pois, caso não se adaptem as novas regras, poderão ser multadas. O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de dois anos. A jornada de trabalho do aprendiz é de, no máximo, seis horas diárias, ficando vedada prorrogação e a compensação de jornada e podendo chegar ao limite de oito horas diárias, desde que o aprendiz tenha completado o Ensino Fundamental e se nelas forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica. Para o diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF e membro da Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT/CBIC), Izidio Santos, a iniciação de menores aprendizes, com qualificação, na Construção Civil é muito importante. “A contratação de jovens nas empresas é bastante válida para o setor. É um incentivo a mais para quem vai começar sua carreira profissional. Porém, estamos preocupados com o erro que existe na forma de calcular o percentual para qualificação”, alerta. Segundo ele, não existe como qualificar um servente. “Estes profissionais, então, não poderiam entrar na base de cálculo”, avalia.
O Sinduscon-DF entrou com uma ação coletiva para discutir judicialmente a retirada do servente dessa contagem. (Com informações do Sinduscon-DF)
|
Encontro Internacional
Encontro Internacional debate Infraestrutura e PPPs neste mês de abril na capital do país
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promove nos dias 27 e 28 de abril, em Brasília, o International Meeting: Infrastructure and PPPs. Realizado em parceria com a CICA (Confederation of International Contractors Associations) e a FIIC (Federación Interamericana de la Industria de la Construcción), o encontro internacional será um excelente momento para a troca de experiências entre as empresas brasileiras e estrangeiras. Voltado para agentes de governo, empresários, investidores, financiadores e todas as pessoas que se relacionam com os temas PPPs e Concessões, o evento promoverá a discussão de assuntos relacionados à infraestrutura, entre eles financiamento de longo prazo e a criação de um centro de excelência em Parcerias Público-Privadas (PPPs). Na ocasião, serão apresentados cenários de infraestrutura no Brasil e no mundo, além de quatro projetos de PPPs que podem ser vistos como boas oportunidades de investimentos para os empresários. Serviço International Meeting: Infrastructure and PPPs Data: 27 e 28 de Abril Local: Centro de Convenções Brasil 21 – Brasília/DF Link: www.infrastructureandppps.com Para mais informações sobre o evento, favor entrar em contato com a Sra. Denise Soares
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
|