17/04/2015 :: Edição 5491

Ministro Joaquim Levy aponta setor privado como fonte para infraestrutura

Durante reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta sexta-feira (17/04), na Universidade George Washington (EUA), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai atuar junto ao mercado de capitais para aperfeiçoar a participação do setor privado nacional. De acordo com Joaquim Levy, essa participação é importante para aumentar os recursos disponíveis para o investimento em infraestrutura.

O BNDES vai atuar junto ao mercado de capitais para aperfeiçoar a participação do setor privado. Com a participação do setor privado, o ministro defende que o setor público poderá se focar em setores como habitação e em outras áreas em que não há retorno de mercado, mas há retorno social. (Com informações da Exame.com)

Mercado Imobiliário

Ministro das Cidades defende setor da construção como saída para este momento de transição

O mercado imobiliário é a melhor saída para os momentos difíceis que o País está enfrentando e para que os efeitos do ajuste fiscal sejam atenuados.  A afirmação, do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, foi feita nesta semana, durante a abertura do Summit Imobiliário Brasil 2015, em São Paulo.

Para isso, o ministro defende a necessidade de se criar condições para que o segmento continue investindo. Talvez não no mesmo nível dos anos anteriores, mas de modo que seja mantido o nível de emprego na construção civil. "Precisamos ter um volume mínimo de investimento nessa fase de transição do ajuste fiscal e criar condições de financiamentos. Há disponibilidade de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que podem ser investidos em saneamento, habitação", destacou Kassab.

CPRT/CBIC

Ministro Manoel Dias confirma presença para o Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, confirmou presença para o Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil - Um novo olhar sobre a nossa indústria, que será realizado no dia 12 de maio, em Brasília.

A participação do ministro será durante o painel O que faz a construção no Brasil, que também contará com a presença do secretário de Inspeção do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida; do procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10º Região, Alessandro Santos de Miranda, representando o Ministério Público; do deputado Antonio Ramalho, representando os trabalhadores do setor; do líder do projeto Segurança e Saúde no Trabalho da CPRT/CBIC, Haruo Ishikawa, e do presidente da CPRT/CBIC, Roberto Sérgio, além do presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Durante o painel, serão apresentadas as ações e os projetos desenvolvidos pelo setor, que contribuem para a promoção da segurança e o bem-estar do trabalhador na construção civil.

Clique aqui para mais informações.

Serviço
Data: 12 de maio de 2015
Horário: 9h às 17h
Endereço: Unique Palace - SCES Trecho 2, Conjunto 42 - Setor de Clube Sul, Brasília

Terceirização

CBIC defende regulamentação da terceirização

A regulamentação da terceirização (Projeto de Lei 4.330/04), que amplia as terceirizações para todas as áreas de uma empresa, é considerada um importante avanço no caminho para o aperfeiçoamento do ambiente de negócio brasileiro, equilibrando a devida proteção ao trabalhador com o estímulo às empresas e ao desenvolvimento da economia.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 08/04 o texto-base do PL. Para a CBIC, a terceirização é uma solução que possibilita a contratação de empresas prestadoras de serviços, permitindo incorporar melhor técnica e tecnologia, obtendo produtividade e qualidade e diminuindo custos. Além disso, a aprovação do projeto, cujos destaques serão votados no próximo dia 22/04, pode levar à formalização em vários setores da economia e, consequentemente, aumentar a arrecadação tributária.

A seguir, material produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reforça e consolida os argumentos das associações setoriais nacionais a favor da regulamentação da terceirização.

9 Proteções oferecidas ao trabalhador pelo PL 4330
Campanha pela regulamentação da terceirização

Infraestrutura e PPPs

Brasília sedia International Meeting: Infrastructure and PPPs nos próximos dias 27 e 28 de abril

O International Meeting: Infrastructure and PPPs será realizado nos dias 27 e 28 de abril, em Brasília, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com Confederation of International Contractors Associations (CICA) e a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), e tem como público alvo o setor privado, agentes de governo, investidores e financiadores.

O evento irá debater o modelo de concessões e parcerias público privadas (PPPs). Além disso, irá proporcionar momentos para a troca de experiências entre as empresas brasileiras e estrangeiras. Entre os temas a serem discutidos no encontro, destaque para financiamento de longo prazo, garantias, resolução de conflitos e a criação de um centro de excelência em Parceria Público-Privada (PPPs).

Um dos destaques do primeiro dia do evento será a Mesa Redonda para apresentação da Criação de Centro de Excelência em PPP/UNECE ICoE PPP, pelos palestrantes Geoffrey Hamilton (internacional) e Priscila Romano Pinheiro, da Rede Intergovernamental de PPPs. O debate será moderado por Cláudio Puty, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (Seain/MP).

Clique aqui para mais informações.

Serviço
International Meeting: Infrastructure and PPPs