|
17/04/2015 :: Edição 5491
|
Infraestrutura
Ministro Joaquim Levy aponta setor privado como fonte para infraestrutura
Durante reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta sexta-feira (17/04), na Universidade George Washington (EUA), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai atuar junto ao mercado de capitais para aperfeiçoar a participação do setor privado nacional. De acordo com Joaquim Levy, essa participação é importante para aumentar os recursos disponíveis para o investimento em infraestrutura. O BNDES vai atuar junto ao mercado de capitais para aperfeiçoar a participação do setor privado. Com a participação do setor privado, o ministro defende que o setor público poderá se focar em setores como habitação e em outras áreas em que não há retorno de mercado, mas há retorno social. (Com informações da Exame.com)
|
|
Mercado Imobiliário
Ministro das Cidades defende setor da construção como saída para este momento de transição
O mercado imobiliário é a melhor saída para os momentos difíceis que o País está enfrentando e para que os efeitos do ajuste fiscal sejam atenuados. A afirmação, do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, foi feita nesta semana, durante a abertura do Summit Imobiliário Brasil 2015, em São Paulo. Para isso, o ministro defende a necessidade de se criar condições para que o segmento continue investindo. Talvez não no mesmo nível dos anos anteriores, mas de modo que seja mantido o nível de emprego na construção civil. "Precisamos ter um volume mínimo de investimento nessa fase de transição do ajuste fiscal e criar condições de financiamentos. Há disponibilidade de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que podem ser investidos em saneamento, habitação", destacou Kassab.
|
CPRT/CBIC
Ministro Manoel Dias confirma presença para o Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, confirmou presença para o Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil - Um novo olhar sobre a nossa indústria, que será realizado no dia 12 de maio, em Brasília. A participação do ministro será durante o painel O que faz a construção no Brasil, que também contará com a presença do secretário de Inspeção do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida; do procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10º Região, Alessandro Santos de Miranda, representando o Ministério Público; do deputado Antonio Ramalho, representando os trabalhadores do setor; do líder do projeto Segurança e Saúde no Trabalho da CPRT/CBIC, Haruo Ishikawa, e do presidente da CPRT/CBIC, Roberto Sérgio, além do presidente da CBIC, José Carlos Martins. Durante o painel, serão apresentadas as ações e os projetos desenvolvidos pelo setor, que contribuem para a promoção da segurança e o bem-estar do trabalhador na construção civil.
Clique aqui para mais informações. Serviço Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil - Um novo olhar sobre a nossa indústria Data: 12 de maio de 2015 Horário: 9h às 17h Endereço: Unique Palace - SCES Trecho 2, Conjunto 42 - Setor de Clube Sul, Brasília Telefone: (61) 3327-1013
|
Terceirização
CBIC defende regulamentação da terceirização
A regulamentação da terceirização (Projeto de Lei 4.330/04), que amplia as terceirizações para todas as áreas de uma empresa, é considerada um importante avanço no caminho para o aperfeiçoamento do ambiente de negócio brasileiro, equilibrando a devida proteção ao trabalhador com o estímulo às empresas e ao desenvolvimento da economia. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 08/04 o texto-base do PL. Para a CBIC, a terceirização é uma solução que possibilita a contratação de empresas prestadoras de serviços, permitindo incorporar melhor técnica e tecnologia, obtendo produtividade e qualidade e diminuindo custos. Além disso, a aprovação do projeto, cujos destaques serão votados no próximo dia 22/04, pode levar à formalização em vários setores da economia e, consequentemente, aumentar a arrecadação tributária.
A seguir, material produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reforça e consolida os argumentos das associações setoriais nacionais a favor da regulamentação da terceirização. 9 Proteções oferecidas ao trabalhador pelo PL 4330 http://on.fb.me/1E9rom3 http://bit.ly/1CHRhlH Campanha pela regulamentação da terceirização http://on.fb.me/1OCsk3W
|
Infraestrutura e PPPs
Brasília sedia International Meeting: Infrastructure and PPPs nos próximos dias 27 e 28 de abril
O International Meeting: Infrastructure and PPPs será realizado nos dias 27 e 28 de abril, em Brasília, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com Confederation of International Contractors Associations (CICA) e a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), e tem como público alvo o setor privado, agentes de governo, investidores e financiadores. O evento irá debater o modelo de concessões e parcerias público privadas (PPPs). Além disso, irá proporcionar momentos para a troca de experiências entre as empresas brasileiras e estrangeiras. Entre os temas a serem discutidos no encontro, destaque para financiamento de longo prazo, garantias, resolução de conflitos e a criação de um centro de excelência em Parceria Público-Privada (PPPs).
Um dos destaques do primeiro dia do evento será a Mesa Redonda para apresentação da Criação de Centro de Excelência em PPP/UNECE ICoE PPP, pelos palestrantes Geoffrey Hamilton (internacional) e Priscila Romano Pinheiro, da Rede Intergovernamental de PPPs. O debate será moderado por Cláudio Puty, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (Seain/MP).
Clique aqui para mais informações. Serviço International Meeting: Infrastructure and PPPs Data: 27 e 28 de abril Local: Centro de Convenções Meliá Brasil 21 – Brasília-DF
|
|
|
|