04/05/2015 :: Edição 5500

Crédito

Crédito Imobiliário pode sofrer apagão

Em artigo publicado nesta segunda-feira (4/5), no portal UOL, o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Flávio Prando, analisa os impactos da redução, pela Caixa, do teto do financiamento de imóveis usados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). “Após dois aumentos consecutivos nas taxas de juros do crédito para aquisição de imóveis, é com enorme preocupação que o setor imobiliário recebe a notícia das mudanças nos critérios de financiamento de unidades usadas anunciadas pela Caixa, banco responsável por 65% do crédito habitacional do País”, diz Prando. A razão apresentada pela instituição é o esvaziamento das cadernetas de poupança. “É importante ressaltar que a caderneta de poupança é, basicamente, a principal fonte para financiar imóveis usados de até R$ 750 mil. Para os imóveis novos, há duas: unidades de até R$ 190 mil, na Região Metropolitana de São Paulo, contam com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço); para imóveis acima de R$ 190 mil, a fonte também é a poupança. Ou seja, para essas unidades, é provável que, a curto ou médio prazo, também haja redução dos limites de financiamento, salvo se a poupança retomar o crescimento”, destaca. Clique aqui para acessar a íntegra do artigo.

Parceria

Sinduscon-MA e Ademi-MA participam de programa de revitalização de praças em São Luís

O Sinduscon-MA e a Ademi-MA, em parceria com a Prefeitura de São Luís, estão incentivando empresários a participarem do programa “São Luís, Cidade Jardim”, que estimula a revitalização de espaços públicos da cidade pela iniciativa privada. As primeiras ações do programa foram iniciadas no último sábado (2/5) e consistem em obras de revitalização da praça Verão, no bairro Cohatrac, que ocupa uma área de 12 mil metros quadrados. Ao Sinduscon-MA caberá a execução das obras de reforma do alambrado das quadras, dos banheiros e um playground e à Ademi-MA mobilizar um maior número de empresários para participar da ação e também contribuir para a melhoria dos espaços públicos de São Luís. O programa, lançado em outubro de 2014, se divide em oito eixos de ação: Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Escola, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada, Minha Árvore e Jardim da Minha Empresa.

Sondagem Nacional da Construção deve ser respondida até o dia 20 – Participe!

O questionário online da 63ª edição da Sondagem Nacional da Indústria da Construção, promovida pelo Sinduscon-SP, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e apoio da CBIC, já está disponível. Os empresários e executivos do setor da construção podem respondê-lo até o dia 20/05. Na enquete, serão informadas as percepções sobre o desempenho atual do setor e da economia, bem como suas expectativas futuras. A enquete é trimestral e representa um importante instrumento de avaliação e divulgação da opinião do setor. Em função disso, quanto mais empresários responderem, mais fielmente a sondagem refletirá a situação e as expectativas do setor. Clique aqui e participe.

Emprego

Construção Civil do Rio promove V Mega Feirão da Indústria da Construção

No próximo dia 16, das 8h às 16h, será realizada no Campo de Santana, Centro do Rio de Janeiro, a quinta edição do Mega Feirão da Indústria da Construção, evento de empregabilidade do setor da construção. Organizado pelo Seconci-Rio e pelo Sinduscon-Rio, o Feirão tem por objetivo oferecer vagas de emprego, pelas empresas participantes, e cursos gratuitos de qualificação. “Uma novidade desse ano é que, além do espaço voltado para a saúde do trabalhador, teremos o espaço 'Trabalho Seguro', com demonstrações de como trabalhar com eletricidade e em altura, de forma segura”, comenta  Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci-Rio.

Dividido em quatro setores: Cidadania, Qualificação, Emprego e Tecnologia, o Feirão reunirá empresas do setor, instituições de ensino, fornecedores do setor, entidades representativas e o poder público, dando aos cidadãos a oportunidade de saírem do evento não só empregados, como também matriculados em cursos e atualizados com as tecnologias inovadoras da construção civil.  O evento conta com o apoio do Sistema Firjan, do Senai-RJ, da CBIC e do Sesi.

Evento

O Sinduscon-MG realiza nos dias 24 e 25 de junho, no Expominas, em Minas Gerais, o 14º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção. O evento integra o Minascon/Construir Minas 2015. Durante o congresso, o Sinduscon-MG discutirá com as construtoras o papel de cada uma neste novo cenário e as alternativas para vencer os desafios e crescer no mercado. O evento tem como público-alvo engenheiros, arquitetos, estudantes e profissionais ligados à indústria da construção. Destaque para os painéis que abordarão os temas Desempenho e Sustentabilidade e Relação do setor da Construção com as concessionárias e órgãos afins.  Mais informações pelo telefone (31) 3253-2666 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .