05/05/2015 :: Edição 5501

CII/CBIC

CBIC ENTREGA ESTUDO “REABILITAÇÃO DE ÁREAS URBANAS CENTRAIS” AO MINISTÉRIO DAS CIDADES NOS PRÓXIMOS DIAS

A CBIC entregará nos próximos dias ao Ministério das Cidades o estudo Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais. O documento contemplará as experiências apresentadas durante o evento Reabilitação e Renovação Urbana – desafios e oportunidades, promovido pela Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, com apoio do Senai, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O estudo indica a grande demanda por espaço nas grandes cidades e uma série de desafios a serem enfrentados como centros urbanos deteriorados; pressão por novos espaços para construir, e falta de capital para investir na expansão de infraestrutura urbana. O objetivo é propor a criação de um grande projeto nacional que contemple a requalificação dos centros urbanos e a recuperação de edifícios nas grandes cidades brasileiras. “Os benefícios podem ser divididos e as dificuldades superadas com a participação do setor da construção civil juntamente com o Governo Federal, os Estados e os Municípios”, destaca o consultor da CBIC, João de Souza. Dentre as propostas da CBIC constam: legislação e normas específicas para obras de retrofit; reabilitação de edifícios incluída nos Planos Diretores das cidades; revisão do Código Civil para propriedades múltiplas nos condomínios; implantação do IPTU Progressivo nos grandes centros urbanos; unidades das obras de retrofit financiadas como unidades novas; linhas de crédito específicas para financiamento de obras de retrofit e revisão das Plantas de Valores Genéricos. Clique a seguir  para acessar a apresentação do consultor João de Souza e dos demais participantes.

CII PROPÕE RETROFIT COMO COMBATE AO IMÓVEL PARADO

Durante o encontro Reabilitação e Renovação Urbana – desafios e oportunidades, promovido nesta terça-feira (05/05), em Brasília, pela Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC foram destacados os benefícios econômicos, sociais e ambientais das obras de retrofit. “O retrofit é uma opção de combate ao imóvel parado, considerado um crime social”, destacou o presidente da CII/CBIC, Flávio Prando. Durante o evento, também foi apresentada a experiência portuguesa sobre reabilitação urbana, em Lisboa, pelo diretor geral do RockBuilding, Almeida Guerra, bem como cases de sucesso de reabilitação por meio do retrofit, em Belo Horizonte (MG), pelo líder do projeto Reabilitação das Áreas Urbanas Centrais da CII/CBIC, Teodomiro Diniz Camargos. O evento conta com o apoio do Senai.

CBIC PROMOVE DEBATE SOBRE DESENVOLVIMENTO URBANO NESTA QUINTA-FEIRA EM BRASÍLIA

A Comissão da Indústria Imobiliária (CII/CBIC) promove nesta quinta-feira (07/04), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, o evento “Desenvolvimento Urbano em debate: comunidades planejadas e propostas em mobilidade urbana”. O encontro tem como objetivo discutir o futuro das cidades nos próximos 20/30 anos, com espaços ordenados para habitação, lazer, cultura, trabalho, educação, saúde e, principalmente, acessíveis para pedestres e ciclistas com os carros na garagem. Participarão do debate agentes de mercado imobiliário, acadêmicos e planejadores urbanos, buscando a elaboração de agenda propositiva que apresente opções de ocupação ordenada do território, tendo como eixo condutor soluções em mobilidade urbana sustentável. Durante o evento serão realizados painéis sobre “Comunidades Planejadas: concepção de MasterPlan, instrumentos e faseamento” e “Desafios do Mercado Imobiliário, Planejamento e Mobilidade Urbana”. Mais informações pelo telefone (61) 3327-1013 ou pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Inscrições, clique aqui.

MCMV

CONSTRUÇÃO ESPERA NOVO FÔLEGO COM OBRAS FEDERAIS

Matéria publicada nesta terça-feira (05/05), no jornal Brasil Econômico, revela que a indústria da construção civil está em compasso de espera pelo novo programa de concessões do governo federal e pela terceira fase do Minha Casa Minha vida (MCMV), que prevê entregar três milhões de moradias até 2018. A expectativa de que os projetos saiam do papel ainda este mês deu um leve respiro aos empresários, que se mostraram menos pessimistas com a situação dos negócios, segundo sondagem da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulgada hoje. Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, no entanto, o cenário para o setor é bastante nebuloso e sem perspectivas concretas para este ano. "Os pagamentos anteriores do MCMV ainda não estão em dia. E, até que se defina os recursos disponíveis para investimentos por parte do governo, a nova fase do programa não tem data para ser iniciada", afirma Martins, referindo-se ao decreto com os valores a serem contingenciados do Orçamento da União, que deve ser publicado ainda este mês. Outro entrave à retomada de crescimento da construção civil é a escassez de recursos disponíveis para financiamento imobiliário, com a redução de fluxo de depósitos da caderneta de poupança. "Os recursos disponíveis estão chegando no limite. É preciso arranjar novos mecanismos, se não os financiamentos vão parar", acrescenta Martins.

Responsabilidade Social

RESPONSABILIDADE SOCIAL GLOBALIZADA

A CBIC apoia a campanha #TerremotoNepal: doe e ajude as crianças do Nepal, iniciada pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com o objetivo de ajudar as crianças vítimas do terremoto no Nepal, que têm sofrido maior risco de enfermidades em razão do acesso limitado aos serviços de água potável e saneamento. O terremoto atingiu o país no dia 25 de abril e é considerado o pior dos últimos 80 anos no país. O valor integral das doações será destinado à emergência do Nepal. Já são mais de 5 mil mortos e cerca de 50 mil desabrigados. Toda ajuda é importante. Clique aqui para mais informações sobre a campanha e como efetuar a doação.