12/05/2015 :: Edição 5506

PPPs

CBIC APRESENTA DOCUMENTO SOBRE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS AO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, esteve em audiência nesta terça-feira (12/05), em Brasília, com representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para tratar do estudo encomendado pela CBIC “PPPs – Propostas para ampliar a participação das empresas”, de autoria do consultor da CBIC, Gesner de Oliveira. Participaram da audiência, pelo ministério, o secretário executivo, Dyogo Henrique de Oliveira; o diretor Fernando Soares, o assessor Edimilson Gama; o secretário do PAC, Maurício Muniz e a chefe da assessoria econômica do MPOG, Manoel Pires. Pela CBIC, além do presidente José Carlos Martins, participaram José Alberto Pereira Ribeiro (Aneor), Alberto José Salum (Sicepot-MG), Carlos Eduardo Lima Jorge (COP/CBIC), Denise Soares Putzke (assessora COP/CBIC) e Gesner de Oliveira (consultor CBIC).
 



CPRT/CBIC

ENCONTRO NACIONAL SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NA CONSTRUÇÃO APRESENTA O QUE FAZ A CONSTRUÇÃO NO BRASIL EM PROL DOS TRABALHADORES

Representantes do Executivo, do Legislativo, do Judiciário e do setor da construção estiveram reunidos nesta terça-feira (12/05), no Unique Palace, em Brasília, para debater a segurança e a saúde do trabalhador, no Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil – Um novo olhar sobre nossa indústria.
 
Realizado pela Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com apoio do Sesi, o primeiro painel do encontro, que apresentou as boas práticas desenvolvidas pelo setor em prol do seu trabalhador, foi mediado pelo jornalista Alexandre Garcia (Rede Globo) e contou com a presença do presidente da CBIC, José Carlos Martins; do líder do Projeto Segurança e Saúde no Trabalho da CPRT/CBIC, Haruo Ishikawa; do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Mário Macedo; do presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, Benjamin Maranhão; do coordenador-geral de Normatização e Programas, o auditor fiscal do trabalho Rômulo Silva; do procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Alessandro Santos; do representante dos trabalhadores do setor na Câmara Legislativa de São Paulo, Antonio Ramalho, e do diretor de operações do Departamento Nacional do Sesi, Marcos Tadeu.
 
“O trabalhador é quem constrói o nosso futuro, quem constrói o Brasil. Cuidar dele é a nossa missão”, afirmou José Carlos Martins, na abertura do evento. Ao abordar o tema “O que faz a construção no Brasil?”, Martins destacou que o número de trabalhadores com carteira assinada pulou de 1,3 milhão, em 2004, para 3 milhões em 10 anos. Com esse crescimento, a ineficiência foi absorvida. Hoje, o quadro de recessão aponta uma concorrência mais acirrada, o que implica em mais capacitação, produtividade e formalidade. “Melhores empregos é o nosso maior objetivo. Com mais produtividade, gera-se ganho e, com melhores condições de trabalho, a satisfação do colaborador”, ressaltou.
 
O presidente da CBIC reforçou que todos os projetos da entidade partem do pressuposto de que a informação é o principal instrumento para evitar acidentes nos canteiros de obras e melhorar a saúde do trabalhador. E a formalidade contribui para diminuir esses dados. “Quando o Minha Casa Minha Vida começou, 87% das obras eram construídas dentro da ilegalidade. Atualmente, segundo dados da FGV, 400 mil trabalhadores são fichados. Esse é um exemplo de valorização do trabalhador que tanto defendemos”, atestou.
 
Durante o painel foram apresentadas as boas práticas desenvolvidas pelo setor da construção em prol do bem estar do seu trabalhador, como a Campanha de Valorização do Trabalhador; o Dia Nacional da Construção Social (DNCS), realizado anualmente e que dedica um dia de atendimento nas áreas de saúde, lazer e cidadania aos trabalhadores e seus familiares; as ações do Serviço Social da Indústria (Seconci), mantido por empresários do setor e que beneficia o colaborador e seus familiares; o Centro Profissional da Construção Civil, localizado no Rio de Janeiro, e o Comitê de Incentivo à Formalidade na Construção Civil, praticado no Paraná, entre outros.  Clique aqui para acessar as fotos do evento. Apresentações disponíveis no site da CBIC.


CPRT/CBIC

ENCONTRO NACIONAL SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NA CONSTRUÇÃO PROMOVE DEBATE SOBRE “O QUE QUEREMOS DA CONSTRUÇÃO NO BRASIL?”

O segundo painel do Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil – Um novo olhar sobre nossa indústria, realizado nesta terça-feira (12/05), em Brasília, foi sobre o tema “O que queremos da construção no Brasil?”. O painel contou com a presença do engenheiro José Carlos Sampaio e do médico Gustavo Nicolai, que abordaram o cenário e as perspectivas de saúde e segurança do trabalhador, bem como a questão da gestão de projetos e sistemas preventivos de segurança e saúde nas empresas. Nicolai apresentou também o Simulador de Custos de Acidentes e Afastamentos, ferramenta criada pela CBIC, que permite uma melhor compreensão sobre a importância de se prevenir acidentes, além de apresentar informações sobre as normas que regem essas eventualidades. O simulador calcula os custos de acidentes e afastamentos de sua empresa, mostrando o quanto poderia ser economizado com a prevenção. Também participou do painel o engenheiro Renato Correia, que compartilhou com os presentes o case de sucesso realizado pela Vega Construtora, de Goiânia. Clique aqui para acessar as fotos do evento. Apresentações disponíveis no site da CBIC.
 


Ética e Compliance na Construção

CBIC LANÇA PROJETO “ÉTICA E COMPLIANCE NA CONSTRUÇÃO” E ASSINA ADESÃO AO PACTO GLOBAL/ONU

A CBIC lança nesta quarta-feira (13/05), às 10h30, no Hotel Mercure Brasília Eixo Monumental, em Brasília, o Projeto Ética e Compliance na Construção. A ideia é envolver todo o setor e proporcionar suporte aos empresários para a gestão da ética em suas organizações. O lançamento ocorrerá durante a reunião do Conselho de Administração.A CBIC pretende, por meio dessa iniciativa, discutir abertamente os conceitos de ética e conformidade legal com todo o setor. Segundo o presidente da CBIC, José Carlos Martins, “esses conceitos agregarão competitividade e sobrevivência para as empresas". A adesão da CBIC ao Pacto Global marca o compromisso da entidade e da indústria da construção com toda a sociedade. “O setor quer estabelecer novos marcos de transparência, ética, responsabilidade social e sustentabilidade”, reforça Martins.O presidente da CBIC falará sobre as expectativas da entidade em relação ao projeto. Em seguida, a consultora jurídica da CBIC, Maria Luisa Guimarães, abordará 'o antes e o depois’ da Lei Anticorrupção. Por fim, o consultor Vitor Seravalli fará uma exposição sobre a estruturação do projeto da CBIC. Após a exposição dos palestrantes, a representante do Pacto Global/ONU Renata Seabra inicia a solenidade de assinatura de adesão ao Pacto.
 


Fasc/CBIC

INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DE MACEIÓ DEBATE RESPONSABILIDADE SOCIAL NESTA TERÇA-FEIRA

O Ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social, promovido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, em parceria com o Sesi-DN, chegou hoje a Maceió, em Alagoas. “Consideramos de grande importância esta iniciativa da CBIC porque vem enfatizar uma linha que trilhamos há bastante tempo e que integra de forma destacada nossa agenda de trabalho. Entendemos que a Responsabilidade Social é uma iniciativa que deve ser disseminada, tornando socialmente mais forte o nosso setor", destacou o presidente da Ademi-AL, Paulo Malgueiro. O seminário objetiva alinhar conhecimento e entendimento sobre o que é responsabilidade social e inspirar as empresas para a mudança por meio da apresentação de cases de sucesso. “A CBIC considera importante que as empresas da indústria da construção incorporem ao seu modelo de negócio os conceitos da responsabilidade social empresarial e de investimento social privado”, ressaltou o presidente da CBIC, José Carlos Martins. Este foi o 9º seminário do ciclo, que já passou por Brasília, Palmas, Goiânia, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Curitiba.
 

Cbic

Informações de Contato

Rua Nova Ponte, 500
Bairro Jardim dos Gravatás
Uberlândia-MG
(34) 3236-3163

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Ler Mais

Newsletter