13/05/2015 :: Edição 5507

Ética e Compliance

CBIC LANÇA PROJETO “ÉTICA E COMPLIANCE NA CONSTRUÇÃO” E ASSINA ADESÃO AO PACTO GLOBAL/ONU

 
A CBIC lançou nesta quarta-feira (13/05), durante reunião do Conselho de Administração da entidade, em Brasília, o projeto Ética e Compliance na Construção, que visa despertar a consciência sobre ética e compliance e dar suporte aos empresários do setor para a gestão da ética em suas organizações, a fim de fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio.  “Um setor que não se posiciona sobre o que é certo ou errado acaba sendo responsável pelos erros dos outros”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
 
São prioridades do projeto: disseminar os conceitos e fundamentos sobre a ética, valores e princípios; promover o engajamento cada vez maior das empresas do segmento à causa, e compartilhar as boas práticas já existentes para que possam ser reconhecidas e transferidas como aprendizado a outras organizações. O lançamento contou com exposições do consultor de Comunicação, Gustavo Krieger, sobre a questão da imagem do setor; do cientista político Leonardo Barreto sobre ética, reputação e o futuro da construção civil; da assessora jurídica Maria Luisa Guimarães, sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013 e Decreto 8.420/2015), e do consultor Vitor Seravalli sobre a estrutura do projeto, além da presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), Ana Cláudia Gomes, e do vice-presidente Administrativo Adalberto Cleber Valadão.  

A CBIC também assinou a adesão ao Pacto Global da Rede Brasil, que marcou o compromisso da entidade e da Indústria da Construção com a sociedade. A diretora executiva do Pacto Global da Rede Brasil, Renata Seabra, destacou a importância da iniciativa pioneira do setor e explicou as vantagens da adesão ao Pacto, que garante às empresas uma adesão simplificada; voz ativa nas Nações Unidas; capacitação e aprendizado, e visão estratégica e sustentabilidade. A publicação será enviada às entidades associadas à CBIC para uma ampla disseminação junto às empresas do setor. Clique a seguir para acessar apublicação, as apresentações e as fotografias do evento.
 



COP/CBIC

PPPS/CONCESSÕES: PROPOSTAS PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DE EMPRESAS

A Comissão de Obras Públicas (COP) da CBIC apresentou nesta semana à equipe do governo federal que estrutura a retomada do Programa de Concessões em Infraestrutura, o trabalho desenvolvido pela empresa de consultoria GO Associados, que aponta sugestões capazes de criar melhores condições à participação de mais empresas nos próximos certames. As sugestões levadas ao governo federal deverão ter desdobramentos em reuniões setoriais por meio da CBIC. Mas elas devem parametrizar ações junto aos governos estaduais e municipais, agentes importantes na estruturação de PPPs e de Concessões. Ações essas que ficariam a cargo das entidades regionais do nosso setor. Clique aqui para acessar a íntegra do trabalho.


FGTS

CONTRA PROJETO DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA, CONSTRUTORAS PROPÕEM MUDAR REMUNERAÇÃO DO FGTS

Matéria intitulada “Contra projeto de Cunha, construtoras propõem mudar remuneração do FGTS”, publicada nesta quarta-feira (13/05) no jornal O Estado de S.Paulo, destaca a proposta apresentada pelo setor ao governo federal que defende que metade dos ganhos obtidos com os empréstimos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) volte para os trabalhadores.

A proposta se deve à possibilidade de avanço, no Congresso Nacional, do projeto que iguala o rendimento do FGTS ao da caderneta de poupança. Como o FGTS serve de base para empréstimos para a construção e compra de imóveis, a proposta do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) pode prejudicar os financiamentos. Seria preciso elevar os juros cobrados dos empréstimos para que se pudesse aumentar a remuneração das contas dos trabalhadores no FGTS. O setor defende que, em vez de igualar os juros da remuneração das contas aos da poupança, o Congresso altere a forma como é usado o superávit do fundo - ou seja, os ganhos anuais obtidos pelo FGTS com os empréstimos imobiliários.

A proposta prevê que o lucro seja dividido ao meio, metade para engordar o patrimônio do fundo e a outra metade para os trabalhadores, como se fossem dividendos de uma aplicação financeira.

Em nota técnica enviada ao jornal, a CBIC destaca que a terceira etapa do Minha Casa Minha Vida, com meta de contratação de mais 3 milhões de unidades habitacionais nos próximos quatro anos, ficaria ameaçada porque os juros seriam "inadequados" ao público-alvo. "Em consequência, os recursos do governo serão mais solicitados para o atendimento das demandas dos movimentos de moradia e da população de menor renda, em especial as que ocupam áreas com risco geológico", afirma a nota. (Com informações do jornal O Estado de S.Paulo)


Fasc/CBIC

CICLO DE SEMINÁRIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CHEGA A SÃO LUÍS

A capital do Maranhão recebe nesta quinta-feira (14/05) o ciclo de seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social. A iniciativa é promovida pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, em parceria com o Sesi-DN. Este é o 10º seminário do ciclo, que já passou por Brasília, Palmas, Goiânia, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba e Maceió.Para o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, a empresa responsável socialmente é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes, principalmente dos colaboradores e da comunidade onde está inserida, contribuindo de forma eficaz para o seu crescimento e bem estar.O principal objetivo do seminário é alinhar o conhecimento e entendimento sobre o que é responsabilidade social e inspirar as empresas para a mudança por meio da apresentação de cases de sucesso.  O mestre em administração com especialidade na área de Responsabilidade Social, João Paulo Vergueiro, também estará presente apresentando a palestra “Estratégica Empresarial e Responsabilidade Social na Indústria da Construção”.Clique aqui para se inscrever.


Tecnologia de Sistemas Prediais

SEMINÁRIO DO SINDUSCON-SP ABORDARÁ INOVAÇÃO EM SISTEMAS PREDIAIS

O Sinduscon-SP promove no próximo dia 20 de maio, das 8h às 18h30, no Hotel Caesar Faria Lima, em São Paulo, o 11º Seminário de Tecnologia de Sistemas Prediais – Qualidade e Inovação. O evento discutirá como aplicar a racionalização do consumo da água e a eficiência energética em investimentos, projeto e produção de empreendimentos imobiliários. Serão apresentados cases e promovidos debates sobre soluções para situações do cotidiano das empresas, condomínios residenciais, comerciais e industriais. “Entender conceitos sobre uso e reuso de água é urgente. Orientações e especificações têm sido divulgadas, muitas vezes, de forma equivocada. Novos conceitos como a ‘Pegada Hídrica da Obra’ (volume de água utilizado na produção de uma obra) podem ser incorporados em todas as fases ao empreendimento. Isso atrelado às novas tecnologias pode resultar em sistemas prediais mais eficientes, ou seja, que consumam menos água, energia elétrica e que produzem menor impacto”, afirma José Romeu Ferraz Neto, presidente do Sinduscon-SP.Clique aqui para mais informações e inscrições.  

Cbic

 

Informações de Contato

Rua Nova Ponte, 500
Bairro Jardim dos Gravatás
Uberlândia-MG
(34) 3236-3163

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Ler Mais

Newsletter