18/05/2015 :: Edição 5510

Trabalho em Altura

MINISTÉRIO DO TRABALHO DISPONIBILIZA TEXTO DE REVISÃO DA NORMA SOBRE TRABALHO EM ALTURA PARA CONSULTA PÚBLICA

A Portaria nº 490, de 15 de maio de 2015, da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que disponibiliza para consulta pública o texto técnico básico de revisão do item 35.5 da NR-35 e de criação do Anexo II – Sistemas de Ancoragem da NR-35 - Trabalho em Altura foi publicada hoje (18/05), no Diário Oficial da União (DOU). A consulta pública terá o prazo de 60 dias, após a publicação desta portaria, para o recebimento de sugestões ao texto, que deverão ser encaminhadas para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou via correio para o endereço: Ministério do Trabalho e Emprego, Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, Coordenação-Geral de Normatização e Programas (Esplanada dos Ministérios - Bloco "F" - Anexo "B" - 1º Andar - Sala 107 - CEP 70059-900 - Brasília/DF). Clique aqui para acessar a Portaria.



Revisão de Normas Técnicas

REVISÃO DE NORMAS TÉCNICAS PARA PROJETOS DE PISCINAS DEVE SER CONCLUÍDA EM OUTUBRO

A Comissão de Estudos Especiais de Piscinas (CEE 215) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável pela revisão das normas para segurança, operação e regras gerais de uso de piscinas, entregará a proposta de consolidação das sete normas técnicas do segmento em outubro e não mais em junho. De acordo com o coordenador da comissão, Sérgio Fernando Domingues, a revisão é importante para eliminar sobreposições e repetições nas normas existentes. O trabalho tem por objetivo reunir em uma única norma todos os assuntos que interessam ao segmento, tais como terminologia, classificação, projetos (tanque, casa de máquinas, paisagismo), instalações elétricas e hidráulicas, equipamentos, segurança e reformas. Além de atualizar tecnicamente as diretrizes, a revisão pretende reforças as orientações de procedimentos de operação, manutenção, segurança e do comportamento dos usuários de piscinas, considerando a elaboração de programas específicos para cada etapa dos projetos. Para mais informações, clique aqui.
 


Estatuto da Metrópole

COLÓQUIO ESTATUTO DA METRÓPOLE - MARCO LEGAL E DESAFIOS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promove nos dias 19 e 20 de maio, na sede do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo (OCPF), em São Paulo (SP), o Colóquio Estatuto da Metrópole – Marco Legal e Desafios. O encontro visa debater as diretrizes e os desafios do Estatuto, instituído em 12 de janeiro de 2015, com a presença de especialistas sobre o tema. Para o diretor do OCPF, vice-presidente para assuntos de Consórcios Públicos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Embu das Artes (SP), Francisco Brito, a realização do debate é fundamental, uma vez que o Estatuto da Metrópole complementa as lacunas do Estatuto das Cidades, regulariza diretrizes para o planejamento, gestão e execução de políticas públicas em cidades metropolitanas e aglomerações urbanas. O Colóquio é uma realização do OCPF, em parceria com o Escritório Regional para América Latina e o Caribe do ONU-HABITAT, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) e o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Para mais informações e inscrições


Nova Gestão

SINDUSCON-DF E SECONCI-DF ELEGEM NOVAS DIRETORIAS

O Sinduscon-DF elegeu na última sexta-feira (15/05) a nova diretoria da entidade, gestão 2015-2017. A chapa Inovar e Avançar foi eleita com 85% dos votos válidos. A entidade será presidida por Luiz Carlos Botelho e terá como 1º vice-presidente, João Carlos Pimenta, e como vice-presidente Administrativo-Financeiro, Dionyzio Klavdianos. A nova Diretoria terá a importante missão de dar continuidade ao trabalho, já iniciado pelas gestões anteriores. Também foi eleita a nova Diretoria do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), presidida por Deyr Corrêa, da Omega Engenharia Ltda-ME; acompanhado por Marcelo Guimarães, da Pimar Engenharia e Comércio Ltda, como 1º vice-presidente, e por Luiz Fernando Azambuja, da construtora Azambuja Ltda, como 2º vice-presidente.


Seminário

SINDUSCON-GO PROMOVE SEMINÁRIO DA HABITAÇÃO NESTA SEMANA EM GOIÂNIA

O Sinduscon-GO e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promovem no próximo dia 20 de maio, das 13h30 às 18h40, na sede do sindicato, em Goiânia, o Seminário da Habitação. Durante o evento, serão abordados temas como: “Sistemas Construtivos para Habitação de Interesse Social”; “Soluções Sustentáveis para Instalações de Água e de Energia Elétrica para Habitações de Interesse Social”; “Especificações de desempenho nos empreendimentos de HIS baseadas na NBR 15575”; “Critérios adotados pela Caixa nas análises técnicas de Engenharia para Financiamento de Empreendimentos Habitacionais”, e “Conjuntura Econômica do País, com foco no mercado de trabalho e na produtividade”. O evento tem como público-alvo: empresários, diretores técnicos, engenheiros, construtores, projetistas de engenharia e de arquitetura, fornecedores de insumos e equipamentos e demais profissionais ligados à cadeia da indústria da construção. Informações pelo telefone (62) 3095-5178.

Cbic

 

Informações de Contato

Rua Nova Ponte, 500
Bairro Jardim dos Gravatás
Uberlândia-MG
(34) 3236-3163

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Ler Mais

Newsletter