25/05/2015 :: Edição 5515

Honra ao Mérito

PRESIDENTE DA CBIC É CONDECORADO COM HONRA AO MÉRITO NESTA SEGUNDA-FEIRA PELA FIEP

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) homenageou nesta segunda-feira (25/05) personalidades com destacada contribuição para o crescimento do setor. O presidente da CBIC, José Carlos Martins, foi condecorado com o título de Honra ao Mérito. Grato pela homenagem, o presidente comprometeu-se a continuar defendendo os interesses do setor da indústria como um todo e da sociedade brasileira. “Vivemos momentos difíceis, onde nossa união torna-se essencial, não dá para aceitar ajustes feitos em cima de quem produz, de quem efetivamente contribui para cobrir as despesas de uma máquina publica voraz. É preciso, sim, cortar despesas ineficientes, preservar os investimentos e não aumentar impostos”, ressaltou Martins. “Estamos certos de que, com trabalho competente e persistência, haveremos de construir um futuro melhor para todos!”, concluiu. A cerimônia ocorreu no Campus da Indústria, em Curitiba.

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO: CENÁRIO PERMANECE NEGATIVO

Dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgados nesta segunda-feira (25/05) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da CBIC, revelam pouca mudança no cenário em abril em relação ao mês de março. Houve, no entanto, queda da atividade e do número de empregados. O uso da capacidade de operação ficou em 60% e o índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual atingiu o menor valor da série (29,4 pontos). As expectativas de maio tornaram-se mais negativas, revertendo o aumento registrado em abril. O pessimismo com relação ao nível de atividade, novos empreendimentos e serviços, compras de insumos e matérias-primas e números de empregados aumentou. O índice de intenção de investimentos recuou para o menor valor da série, mostrando baixa disposição para investir nos próximos seis meses. A sondagem foi realizada de 4 a 13 de maio junto a 595 empresas, sendo 197 de pequeno porte, 269 de médio e 129 de grande porte.  Clique aquipara acessar a íntegra da Sondagem.

Emprego

CAGED: SETOR DA CONSTRUÇÃO FECHOU MAIS DE 290 MIL POSTOS DE TRABALHO NO ACUMULADO DE OUTUBRO/2014 A ABRIL/2015

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados no último dia 22 de maio, revelam que de outubro/2014 a abril/2015 foram extintos mais de 290 mil postos de trabalho no setor da construção. Em abril, o setor fechou 23.048 vagas de trabalho formal, com 163.471 admissões e 186.519 demissões.

Ajuste Fiscal

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA CORTE DE R$ 31,3 BILHÕES
NO PAC E MINHA CASA, MINHA VIDA

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) sofreu corte de R$ 5,6 bilhões em investimentos para 2015, com verba reduzida de R$ 18,6 bilhões para R$ 13 bilhões, de acordo com anúncio feito na última sexta-feira (25) pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOG). Os cortes do Orçamento Geral da União, que somam R$ 69,9 bilhões, também atingiram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que perdeu R$ 25,7 bilhões e terá R$ 40 bilhões em investimentos para este ano. De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, os recursos permitem dar andamento ao projeto MCMV com a conclusão da construção de 1,6 milhão de casas e o lançamento da terceira fase do programa habitacional no segundo semestre. "Dá para dar andamento ao programa e às obras com mais de 70% de conclusão. O investimento está sendo priorizado no que é possível. É suficiente para fazer muitas coisas", disse. (Com informações do Portal Piniweb)

Normas Técnicas

COMITÊ DA CONSTRUÇÃO CIVIL DA ABNT DIVULGA LISTA DE COMISSÕES E PROJETOS DE NORMAS EM ANÁLISE

O Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulgou uma lista das comissões de estudos e projetos em andamento. Compõem a relação 18 projetos de normas que tratam de temas como estruturas de concreto, estrutura de aço e mistas, engenharia de avaliações e perícias, conforto ambiental e energia em edificações, arquitetura e urbanismo, sistemas prediais/hidráulico/sanitário  e sondagens. Como destaque, a ABNT lista a Emenda 01:2014 para a NBR 16280 - Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas - Requisitos, revisada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18). A previsão é de que a reunião de análise das sugestões seja feita em junho. Também são relacionadas normas como a NBR 9062 Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado; a NBR 13133/94 Execução de Levantamento Topográfico - Procedimento; e NBR 10152 Acústica - Medição e Avaliação do Nível de Pressão Sonora no Interior da Edificação. Clique aqui para acessar a tabela de projetos em andamento no CB-02. (Com informações do Portal Piniweb).

COP/CBIC

DEPUTADOS CARLOS MARUN E MÁRIO HERINGER PARTICIPAM DA REUNIÃO DA COP/CBIC DO DIA 29 DE MAIO

Um dos temas de destaque da próxima reunião da Comissão de Obras Públicas (COP) da CBIC, que se reúne no próximo dia 29 de maio, em Belo Horizonte (MG), será a apresentação de propostas do setor para a modernização da Lei de Licitações e Contratos. Participarão do debate os deputados Carlos Marun (PMDB/MS) e Mário Heringer (PDT/MG), respectivamente presidente e relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados para Revisão da Lei 8.66/93 (Lei de Licitações). A reunião terá início às 11h e término previsto para as 16h, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG). Também integra a pauta da reunião o relato das apresentações feitas ao governo federal (Casa Civil e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) sobre propostas para ampliar a participação de empresas nos programas de concessões e de PPPs.