02/06/2015 :: Edição 5521

Tempo de concessões e PPPs

Em artigo publicado nesta terça-feira (02/06), na Folha de S.Paulo – Opinião (Tendências/Debates – Na Web), o presidente da CBIC, José Carlos Martins, destaca que a atual crise econômica é conjuntural e se expressa na incapacidade temporária do Estado de investir recursos públicos em obras de infraestrutura, que são essenciais para o desenvolvimento do País. Defende que é preciso criar um novo modelo que atraia capitais, nacionais e internacionais, e propicie ao investidor um mínimo de garantia. Para voltar a ter um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentado, como é o desejo de todos, acredita que é preciso investir em obras de infraestrutura – rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, saneamento básico, saúde, educação, segurança – algo em torno de 5% do PIB, o Produto Interno Bruto. “Infelizmente, nos últimos anos, esses investimentos variaram de 2% a 3%, um valor insuficiente para atender às demandas da população”, diz. Reforça ainda que “Fica claro que o Estado brasileiro não está em condições de arcar, sozinho, com toda essa responsabilidade. E que a única forma de conseguir todo o capital necessário é por meio da participação da iniciativa privada, ou seja, por meio de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). Clique aqui para acessar a íntegra do artigo.

COP/CBIC

Processo de aprimoramento do Sinapi

A gerente de Padronização e Normas Técnicas da Caixa Econômica Federal, Tatiana Oliveira, apresentou no último dia 29 de maio, durante reunião da Comissão de Obras Públicas (COP) da CBIC, na sede do Sicepot-MG, em Belo Horizonte, a nova metodologia e as novas ferramentas que compõem os estudos para aprimoramento do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). Durante o encontro, Tatiana Oliveira informou que em junho a instituição fará a inclusão de 500 novos ativos no sistema. Ela também anunciou que a Caixa treinará 2.800 dos seus engenheiros para garantir a plena implantação e uso adequado do sistema. Para acessar a apresentação, clique aqui.

Norma de Desempenho

CBIC apoia realização de seminário que avaliará estágio de implantação da Norma de Desempenho

O Sinduscon-SP, com apoio institucional da CBIC, promove no próximo dia 18 de junho, das 8h às 18h, no Caesar Business Faria Lima, em São Paulo, o Seminário Norma de Desempenho. O objetivo é apresentar um panorama geral do mercado brasileiro quanto à implantação da Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR 15.575/2013) nas empresas incorporadoras e construtoras e seus empreendimentos. A norma completa dois anos no dia 19 de julho.   Destaque do evento para os painéis sobre “Iniciativas e ações para viabilizar a implantação da norma” e “Lacunas e necessidades a vencer para viabilizar a implantação plena da norma”. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3334-5600.

Cresce venda de materiais de construção no mês de maio

Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulgada ontem (01/06), revela que as vendas de materiais de construção cresceram 6,5% em maio em relação ao mês de abril. Na comparação com o mesmo período do ano passado, no entanto, houve queda de 5,3%. O resultado do acumulado do ano também ficou negativo em 7,4% em relação ao mesmo período de 2014, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses a queda é de 7,3%. Para o presidente da Abramat, Walter Cover, as projeções para os próximos meses apontam para a ligeira e gradual recuperação com um desempenho melhor no varejo, início da terceira fase do Minha Casa, Minha Vida (MCMV 3), bem como a substituição de importações resultante da continuidade da desvalorização do real. ”É preciso retomar uma agenda positiva de crescimento na economia, que estimule o setor privado a investir, se inicie uma nova fase de construção na infraestrutura e afaste de vez a ideia de aumento nos impostos", destaca. (Com informações do Portal Piniweb).

MCMV

62º Fórum Nacional de Habitação debate terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida

A 62ª edição do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social será realizado de 30 de junho a 2 de julho, em Campinas, São Paulo. Promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e a Companhia de Habitação Popular de Campinas, o fórum será realizado na Expo Dom Pedro. A mesa de diálogos sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida contará com a participação de representantes do governo que irão falar sobre as expectativas para a terceira etapa do programa, e como os municípios abaixo de 50 mil habitantes serão atendidos. O impacto da implantação da Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR 15.575/2013) sob os aspectos técnicos, jurídico e financeiro na habitação de interesse social também será debatido durante o evento por representantes do Governo Federal, juristas e técnicos do setor habitacional. Clique aqui para se inscrever.