|
12/06/2015 :: Edição 5528
|
Concessões
CBIC DEFENDE AGILIDADE PARA TIRAR PLANO DE CONCESSÕES DO PAPEL
Em matéria publicada nesta sexta-feira (12/06), no jornal O Estado de S.Paulo, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, destaca que é preciso agilidade para tirar do papel o Programa de Concessões do governo. “Não é o pacote que vai trazer as pessoas. São as condições e a formatação. Por enquanto, falamos o que fazer, e não como fazer. Isso tem de ser definido rapidamente", afirma Martins. A CBIC defende um modelo que permita a participação de mais empresas do setor da construção. Para o presidente da CBIC, esse é o momento de abrir mais espaço para outros players do setor. “Quanto maior o número de empresas participando de licitações do governo, maior os ganhos decorrentes do aumento da concorrência”, afirma. “É um processo extremamente positivo para o País, pois mais concorrência gera mais transparência”.
|
|
Sondagem
PESQUISA REVELA QUE PESSIMISMO DOS EMPRESÁRIOS DO SETOR ATINGE O MAIOR NÍVEL EM QUASE 16 ANOS
Agravou o pessimismo dos empresários do setor da construção. É o que indica o resultado da 63ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil de maio, realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a CBIC. De acordo com a pesquisa, a perspectiva de desempenho das empresas da construção atingiu o menor nível em quase 16 anos, passando de 37,1 para 35,9 pontos - quedas de 3,2%, na comparação com o levantamento realizado em fevereiro, e de 19,7% em 12 meses. A sondagem segue uma escala que vai de “0” a “100”, tendo o valor “50” como centro. Os resultados refletem o agravamento das expectativas dos empresários da construção diante da crise econômica nos primeiros meses do ano, quando foram anunciados cortes no orçamento da União - de R$ 25,7 bilhões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de R$ 5,6 bilhões no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).
|
FGTS
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA APROVA USO DO FGTS PARA CASA PRÓPRIA DE DEFICIENTES
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (10/06) o PLS 11/2015, de autoria do senador José Medeiros (PPS-MT), que libera o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do trabalhador que necessite executar projeto de acessibilidade em imóvel próprio. O projeto será analisado agora pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). (Com informações da Agência Senado)
|
Lei de Licitações
COMISSÃO ESPECIAL DA LEI DE LICITAÇÕES PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ANÁLISE DA REVISÃO DA LEI 8.666/93
Em audiência pública realizada ontem (11/06), na Comissão Especial da Lei de Licitações (CESP) que analisa a revisão da Lei Geral das Licitações (8.666/93), o presidente da Comissão, deputado Carlos Marun (PMDB/MS), defendeu o seguro garantia, desde que não diminua a competitividade. O deputado se mostrou contra a permanência do pregão eletrônico e RDC e manifestou preocupação com o método de licitação do projeto executivo. O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaeco), José Roberto Bernasconi, destacou a importância do projeto executivo, que deve constar ndo edital de licitação. Para que o projeto seja bem feito é necessária a remuneração adequada e disponibilidade de tempo para conhecimento prévio do sítio de intervenção. Desta forma, o trabalho do técnico é valorizado e o projeto contará, inclusive, com soluções que facilitarão as licenças ambientais necessárias. Já o consultor do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), Floriano de Azevedo Marques, enfatizou questões como: permissão da alocação de riscos; juntas de soluções contratuais (mediação e arbitragem); qualificação do quadro profissional; adoção de preço global; controle ex ante por parte dos órgãos fiscalizadores; permissão de empenho dos recursos recebíveis para autofinanciamento, por parte dos executores, e exigência de seguro-garantia (escalonado em até 30% do valor do contrato). (Com informações do Novidades Legislativas CNI)
|
Solenidade de Posse
SICEPOT-MG EMPOSSA NOVA DIRETORIA EXECUTIVA NO DIA 25 DE JUNHO
O Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG) promove em Belo Horizonte, no próximo dia 25, às 19h30, a solenidade de posse da nova diretoria executiva, conselhos fiscal e consultivo e delegados representantes junto à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), para o triênio 2015/2018. A entidade será presidida por Emir Cadar Filho.
|
|
|
|