19/06/2015 :: Edição 5530

ConCidades

Segmento Empresarial do ConCidades se reúne com ministro Gilberto Kassab

O segmento empresarial do Conselho das Cidades (ConCidades) se reuniu ontem (15/06), em Brasília, com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para tratar de questões referentes ao Conselho. Dentre os assuntos abordados, o da representação no ConCidades em número menor que o de outros setores, o que tem impossibilitado uma participação mais ativa do setor da construção; a preocupação com a forma como está sendo tratada a função social da propriedade no âmbito do Comitê de Planejamento do Conselho, e a organização das plenárias. Também foi tratada a questão do atraso dos pagamentos das obras do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com reflexos já percebidos pelo setor, trabalhadores e sociedade. O Conselho integra o Ministério das Cidades e tem como objetivo intensificar a participação da sociedade na consolidação das políticas públicas, com a finalidade de estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e também acompanhar a sua execução. A CBIC participa do Conselho representada pela consultara técnica Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves e pelo gerente de Produção e Mercado do Sinduscon-SP, Elcio Sigolo. (Foto: divulgação)

MCMV

Ações estratégicas do setor para o MCMV3 em pauta na Comissão da Indústria Imobiliária

“Ações estratégicas do setor para a terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV3)” é um dos temas de destaque da reunião de sexta-feira (19/06) da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC. Com início às 9h30 e término às 16h30, a reunião será na sede do Secovi-SP, em São Paulo. Também constam na pauta, assuntos referentes aos recursos do FGTS por meio da Cadeira Administrada de Habitação (Carteira Residencial); Crédito Imobiliária atual, e Novo Produto Essor Seguros. Além disso, serão discutidas as temáticas da CII/CBIC para o 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado de 23 a 25/09, em Salvador/BA. Haverá, ainda, uma apresentação da Rodada de Mercado e debate sobre ISS Incorporações e Bitributação.

MCMV

Prefeitos discutem atraso em obras de habitação no Piauí

A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e prefeituras de 51 municípios piauienses se reuniram na manhã desta terça-feira (16/06) em busca de uma solução para a questão dos atrasos em obras de habitação do Programa Minha Casa Minha Vida "SUB50" que estão sendo construídas em parceria com essas prefeituras. Foram apresentados relatórios individuais dos municípios que se encontram com obras paradas. Dentre os motivos, estão: não repasse de verbas aos construtores, falta de urbanização do terreno, regularização fundiária da terra, entre outros. De acordo com a representante do Ministério das Cidades, Maria Aparecida Lobato, caso esses municípios não venham a cumprir com suas obrigações junto ao Ministério, o risco de não serem contemplados com outros programas de habitação é muito grande. “O Minha Casa, Minha Vida 3 será lançado no próximo semestre e quem estiver irregular, vai ficar de fora”, acrescentou o assessor técnico da ADH, João Filho. (Com informações do Governo do Piauí Notícias)

Código de Edificações

Minuta do novo Código de Edificações do Distrito Federal será apresentada em julho

A minuta do novo Código de Edificações do Distrito Federal deverá ser apresentada até 14 de julho, segundo informações do Governo de Brasília. Até essa data, a Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) receberá sugestões via internet para o novo texto. O Código de Edificações do Distrito Federal, regido pela Lei Nº 2.105, é de 8 de outubro de 1998 e padroniza toda e qualquer obra de construção, modificação ou demolição, bem como o licencia as obras de engenharia e arquitetura. O objetivo do Código é estabelecer padrões de qualidade dos espaços edificados que satisfaçam as condições mínimas de segurança, conforto, higiene, sustentabilidade e saúde dos usuários e demais cidadãos, por meio da determinação de procedimentos administrativos e parâmetros técnicos que serão observados pela administração pública e pelos demais interessados e envolvidos no projeto. O novo texto traz como novidades a atuação do código como instrumento de política urbana; a responsabilização dos agentes envolvidos na elaboração e execução de projetos (autor do projeto, construtor e proprietário), e a organização e simplificação dos procedimentos de aprovação. Clique aqui para acessar a minuta do texto e enviar sugestões.(Com informações do Portal Piniweb)

87º Enic

Antecipe sua inscrição para o 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção e obtenha desconto

Não perca a oportunidade de antecipar sua inscrição para o 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado de 23 a 25 de setembro, em Salvador/BA. As inscrições efetuadas até o próximo dia 30 de junho terão desconto, conforme tabela abaixo. Considerado o maior evento do setor da construção, nesta edição o tema de destaque será “Brasil mais eficiente, país mais justo”. Realizado pela CBIC, o evento está sendo organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA). Inscreva-se já! Acompanhe as novidades do 87º Enic no perfil do evento no Facebook.