19/06/2015 :: Edição 5533

SETOR DA CONSTRUÇÃO REGISTRA EM MAIO MENOR SALDO DA SÉRIE HISTÓRIA DO CAGED

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (19/05) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelam que o setor da construção registrou o menor saldo da série histórica para o mês de maio, que foi de -29.795. No acumulado do presente ano (janeiro a maio) foram perdidas 108.573 vagas de empregos formais. No acumulado de 12 meses, fechado em maio, foram perdidas 312.417 vagas. Desde outubro de 2014 foram registradas sucessivos saldos negativos que totalizam mais de 321 mil demissões na construção civil brasileira até maio de 2015. Essas demissões são reflexo direto da redução do investimento (novos contratos e empreendimentos) e da desaceleração da atividade do setor, já iniciada no período anterior, pois o ciclo da construção em geral extrapola os exercícios anuais. Até maio o número de trabalhadores formais do setor da construção é de 2,959 milhões.

COP/CBIC

SETOR DE INFRAESTRUTURA TEME PARALISAÇÃO DE OBRAS COM APROVAÇÃO DO AUMENTO DE IMPOSTOS

Matéria publicada nesta sexta-feira (19/06), no Globo Online, destaca que o setor de infraestrutura teme uma paralisação geral de obras no país, se não for alterado o Projeto de Lei 863, que trata das desonerações da folha de pagamentos. O texto original não indica expressamente que as obras pesadas de construção, como rodovias, ferrovias, hidrelétricas, terão seus contratos em vigor mantidos pela alíquota de 2% sobre o faturamento, como outros setores afetados pelo texto. Para a CBIC, isso significa que as obras em curso poderão sofrer aumento do imposto para a alíquota de 4,5% nos contratos em vigor, conforme indicado no texto que tramita na Câmara dos Deputados. “A garantia incluída no texto de que os contratos em vigor não serão alterados não alcança a infraestrutura, mas apenas outros setores. Se o texto for aprovado assim, poderá haver paralisação de obras, que já andam em ritmo lento por causa do ajuste fiscal”, destaca o presidente da Comissão de Obras Públicas (COP) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge. Segundo ele, o setor aceita a alteração da situação tributária para contratos novos, mas disse que onerar as empresas em contratos em vigor significa descapitalizá-las exatamente no momento em que o governo precisa das construtoras para colocar em curso a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL). “É incompreensível deixar a infraestrutura de fora. É preciso respeitar os contratos em vigor. Isso pode parar o setor momentaneamente “, disse.

CMA/CBIC

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DISPONIBILIZA SOBRE PRIMEIRO CICLO DE EVENTOS DO PROJETO O FUTURO DA MINHA CIDADE

Com o fim do ciclo de eventos do projeto O Futuro da Minha Cidade no primeiro semestre deste ano, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC disponibilizou no site da entidade o Manual de Implantação do Conselho de Desenvolvimento da Cidade, com o passo a passo da iniciativa, e o Livro Pós-Evento, com as ações realizadas nas cidades participantes neste primeiro semestre.

CMA/CBIC

O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL

Um dos temas prioritários da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC é o da água. No último dia 9 de junho, CMA/CBIC, representada pela assessora Mariana Silveira, participou do evento O Futuro da Água no Brasil, que apresentou e debateu temas relacionados ao futuro da água. Foram abordadas questões referentes à geopolítica e direito da água; o seu custo e influência no comportamento dos consumidores; a regulação e políticas públicas para a gestão da oferta e da qualidade da água no Brasil; bem como a necessidade do planejamento integrado do recurso hídrico e suas implicações para os setores consumidores, e o uso das águas subterrâneas como parte do conjunto de soluções. A seguir, links para acesso as apresentações e fotos do evento. Para acessá-las basta clicar na palavra apresentação antes do nome do palestrante.
Apresentações: http://hiria.com.br/forum/water/pdfs.html#pdf
Fotos: https://www.flickr.com/photos/hiria/sets/72157653884177819

Workshop

OS IMPACTOS DO SOM AO REDOR

O Sinduscon-DF promove no próximo dia 24 de junho, das 13h às 18h, na sede da entidade, em Brasília, o workshop “Os impactos do som ao redor”. O objetivo é promover o esclarecimento técnico e a conscientização da importância das normas sobre acústica e procedimentos de medições sonoras. Durante o evento serão apresentados os resultados de trabalho realizado sobre a questão do desempenho acústico das edificações. “Uma série de testes foram realizados nos canteiros, para avaliar o impacto sonoro causado pelas obras. Nosso objetivo é debatê-los junto aos participantes”, destaca o presidente da Comissão de Materiais e Tecnologia da CBIC, Dionyzio Klavdiano.  O workshop é direcionado a arquitetos, engenheiros, urbanistas, estudantes, construtores e incorporadores. As inscrições devem ser feitas no site www.sinduscondf.org.br e serão confirmadas mediante pagamento de taxa.