|
22/06/2015 :: Edição 5534
|
Concessões
CBIC DEFENDE PARTICIPAÇÃO DE MAIS EMPRESAS NAS CONCESSÕES
Matéria publicada no último dia 20, na Carta Capital Online, aborda o plano de concessões do governo. No texto, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, destaca que há interesse e capacidade das empresas de menor porte para tocar as futuras obras. Ressalta que o governo deveria incentivar a democratização do setor e que o novo Programa de Investimentos em Logística (PIL) é uma oportunidade para tanto. A CBIC entregou a autoridades federais documento com 16 sugestões capazes de facilitar a presença de construtoras médias. Dois exemplos: dividir lotes de rodovias em trechos menores e aceitar a própria obra como garantia bancária, no lugar de garantias patrimoniais. "Nosso modelo histórico é concentrador, só grandes empreiteiras conseguem tocar uma obra de mil quilômetros", afirma Martins, que considera o plano atual melhor do que o oferecido em 2012. (Com informações da Carta Capital)
|
|
Proteção contra Incêndios
CÓDIGO PAULISTA QUE CONFERE PODER DE POLÍCIA AOS BOMBEIROS ENTRARÁ EM VIGOR NO DIA 6 DE JULHO
Em São Paulo, o Código Estadual de Proteção Contra Incêndios e Emergências vai vigorar a partir do dia 6 de julho. Criado pela Lei Complementar nº 1.257, ele permite que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) realize vistorias sem a solicitação do proprietário e penalize estabelecimentos irregulares. As obras que desrespeitarem as normas de prevenção contra incêndios ou que possuam problemas estruturais, comprometendo a segurança dos usuários, podem ser advertidas por escrito ou multadas. De acordo com o Tenente Rafael Marques do Corpo de Bombeiros (CB), os procedimentos realizados por construtoras e projetistas, como solicitação da visita e concessão da licença, continuam os mesmos. Atendendo à solicitação do CBPMESP, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP) está atualizando sua cartilha "Inspeção Predial - Prevenção E Combate A Incêndio". Para o engenheiro Paulo Grandiski, consultor das câmaras técnicas do instituto, "é de se prever que essas penalidades induzirão os estabelecimentos fiscalizados a atenderem às exigências do CB, com a elaboração de projetos de combate a incêndios atualizados e atendimento de eventuais inadequações". (Com informações da Piniweb)
|
Fasc/CBIC
PRÊMIO CBIC DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: INSCRIÇÕES ABERTAS
Estão abertas as inscrições para a edição 2015 do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. Promovido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da entidade, a premiação visa, entre outros, fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais na construção e no mercado imobiliário. O prêmio selecionará ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e bem-estar da sociedade. Podem concorrer ao prêmio, empresas, entidades e o Seconci, na Categoria Organizações, e trabalhador modelo, na Categoria Especial. Clique para mais informações e inscrições.
|
NR-12
MANUAL COM ORIENTAÇÕES SOBRE A NORMA DE SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS SERÁ LANÇADO EM JULHO
A segunda edição do Manual de Orientação Sindical e Trabalhista, da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), abordará o tema Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12), que trata da Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos. O evento de lançamento será no próximo dia 25, às 19h, no auditório da Fibra, em Brasília, ocasião em que os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a complexidade da NR-12, suas regras e elevados custos de adequação. A engenheira e especialista em Saúde e Segurança do Trabalho, Márcia Biaggio, fará uma palestra onde pretende sensibilizar os participantes quanto à importância em começar a desenvolver um cronograma e estipular prazos para adequação das empresas às medidas. “Os empresários precisam abandonar sua zona de conforto e buscar alternativas de adequação à norma”, afirma.
|
|
|
|