24/06/2015 :: Edição 5536

Sondagem

INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO MANTÉM TRAJETÓRIA DE QUEDA,INDICA SONDAGEM DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DE MAIO

Dados da Sondagem da Indústria da Construção de maio, divulgados nesta quarta-feira (24/06), revelam a manutenção da trajetória de queda do setor da construção. O nível de atividade e o número de empregados se mantiveram em queda. O índice de evolução do nível de atividade comparada ao mês anterior aumentou de 36,5 para 37,7 pontos, mas como se manteve abaixo da linha divisória de 50 pontos, indica que houve queda da atividade, ainda que menos disseminada que no mês de abril. O índice de evolução do número de empregados oscilou de 36,32 para 36,6 pontos, dentro da margem de erro do índice. Como se manteve abaixo dos 50 pontos, indica redução do número de empregados. O uso da capacidade de operação ficou em 61% e o índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual foi de 30,7 pontos, o que representa um aumento de 1,3 ponto na comparação com o mês anterior. Esse índice varia de 0 a 100 pontos e quanto mais distante de 50 pontos maior a distância entre o nível de atividade observada e a usual para o mês. Logo, a atividade segue desaquecida, ainda que o resultado de maio seja menos negativo que o do mês anterior. A Sondagem revela que houve uma leve redução do pessimismo dos empresários em junho. No entanto, nada que melhore substancialmente as expectativas sobre o nível de atividade, novos empreendimentos e serviços, compras de insumos e matérias-primas ou número de empregados. A pesquisa foi realizada no período de 1º a 12 de junho junto a 598 empresas, sendo 197 de pequeno porte, 272 de médio porte e 129 de grande porte. Clique aqui para acessar a íntegra da sondagem.

PPP

GOVERNO CONSIDERA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO DAS OBRAS DE MOBILIDADE URBANA

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, afirmou ontem (23/06), durante o 20º Congresso de Transporte e Trânsito da ANTP, em Santos (SP), que a Parceria Público Privada (PPPs) é fundamental para o desenvolvimento das obras de mobilidade urbana. “Estamos recuperando o tempo perdido durante décadas, cabe a nós continuar enfrentando esse desafio. As obras são complexas, têm perfil de longo prazo e exigem recursos vultosos e, para que possamos atender a demanda com um padrão mínimo de qualidade, vamos precisar, cada vez mais, da iniciativa privada”, afirmou o ministro. Kassab disse ainda que está sendo discutida a criação de um fundo garantidor nacional que possa ser o avalista de contratos de PPPs nos Estados que tiverem dificuldades em apresentar garantias futuras para os investidores interessados.

PPP

MEDIDA PROVISÓRIA PERMITE PPP PARA CONSTRUÇÃO DE NOVOS ANEXOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou no último dia 22/06 a Medida Provisória 668/2015, que permite, entre outras ações, a criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de novos anexos no complexo da Câmara dos Deputados. A expansão permitirá a criação de novos gabinetes parlamentares, uma espécie de "shopping" com lojas, restaurantes e um estacionamento subterrâneo com 4,4 mil vagas. O valor total da obra é estimado em R$ 1 bilhão. Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal poderão celebrar esse tipo de parceria, na qual a iniciativa privada arca com a obra e, em contrapartida, poderá explorar serviços ou áreas do empreendimento. Os prédios que abrigam o Congresso Nacional foram projetados por Oscar Niemeyer. (Com informações do Piniweb)

Construção Saudável

PROJETO CONSTRUÇÃO SAUDÁVEL ATENDE OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

Começou nesta terça-feira (23) a terceira etapa do projeto Construção Saudável. Voltada para operários da construção civil, a ação promove palestras socioeducativas com novos temas sobre prevenção a diversas doenças. No primeiro dia da ação, 450 trabalhadores foram atendidos em quatro canteiros de obra da Região Metropolitana de Belém. A nova etapa do projeto, realizado pela Central de Serviços do Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA), tem como tema “Doenças Crônicas: Hipertensão, Diabetes e Lombalgia”. De acordo com o Sinduscon-PA, o projeto, iniciado em julho de 2011 e que tem em sua grade um total de doze temáticas alusivas a cuidados com a saúde dos trabalhadores da construção, concorre neste ano ao Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. Segundo a gestora da Central de Serviços,, Eliana Veloso Farias, a intenção, é levar o Construção Saudável a todos os municípios do Pará com a ajuda de parceiros. “É um projeto necessário e que teve uma surpreendente aceitação”, diz a gestora, sobre mais de 16 mil trabalhadores beneficiados de pelo menos 70 construtoras, em mais de 200 canteiros de obras. (Com informações do G1 Pará)

NBR 15270

COMISSÃO DE ESTUDO ESPECIAL DE CERÂMICA VERMELHA DA ABNT TEM REUNIÃO NO DIA 30

A Comissão de Estudo Especial de Cerâmica Vermelha da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-179) se reúne no próximo dia 30 de junho, das 10h às 17h, no Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Estado de São Paulo (Sindicercon-SP), em São Paulo. Destaque da pauta para a revisão da ABNT NBR 15270 partes 1 e 2, referentes aos itens paredes, septos, dimensões e criação de classes de produtos de acordo com sua aplicação; criação de Grupo de Trabalho para revisão da ABNT NBR 8545:1984, que trata da execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos.

Seminário

3º SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil, de Olarias, Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Serrarias e Marcenarias de Novo Hamburgo (Sinduscon-NH), com apoio da CBIC, realiza no dia 5 de agosto, em Novo Hamburgo (RS), o 3º Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção Civil. O evento abordará temas como inovação e tecnologia em projetos da construção civil e Desempenho. Clique aqui para mais informações.

Cbic