29/06/2015 :: Edição 5539

Saneamento

CIDADES PERNAMBUCANAS RECEBEM R$ 303,5 MILHÕES DO GOVERNO FEDERAL PARA AMPLIAR SANEAMENTO BÁSICO

O Ministério das Cidades liberou na última sexta-feira (26/06) R$ 303,5 milhões para contratação de obras de saneamento em três municípios do Estado de Pernambuco. Foram assinados convênios com Arcoverde, Garanhuns e Timbaúba. Para o município de Arcoverde foi autorizada a contratação de duas obras. Uma para a ampliação e adequação do sistema de tratamento, reservação e distribuição de água, com investimento de R$ 24,3 milhões e perspectiva de beneficiar 27.552 famílias. A outra, no valor de R$ 92 milhões, é para a segunda etapa de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, e beneficiará mais de 18 mil famílias. No município de Garanhuns o repasse é de R$ 87,8 milhões, destinado à ampliação do sistema de esgotamento sanitário. A população beneficiada é de aproximadamente 34, 5 mil pessoas. Em Timbaúba serão investidos R$ 99,3 milhões para ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Estima-se que 19.245 famílias sejam beneficiadas com a intervenção. (Com informações da Assessoria de Comunicação do MCidades)

DNCS

SINDUSCON DE SÃO LEOPOLDO LANÇA OFICIALMENTE DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL NO DIA 1º DE JULHO

O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo, juntamente com a Federação dos Trabalhadores e os Sindicatos dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário da Base territorial, em parceria o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), lança oficialmente no próximo dia 1º de julho, às 17h30, no Centro das Indústrias, em São Leopoldo, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). A edição 2015 do DNCS ocorrerá no dia 22 de agosto, em 22 estados da federação, numa iniciativa do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC. Na região de abrangência do Sinduscon-SL, que compreende 20 municípios, o evento será realizado no CAT SESI Sapucaia do Sul, localizado na Av. Lúcio Bittencourt, nº 1080. O tema definido para esta edição foi Quer mudar o mundo? Mãos à obra! – Jovem faça parte da construção do Brasil. A abordagem coloca o jovem como protagonista das transformações sociais e da construção como um caminho para transformar a realidade por meio do trabalho. Para o presidente do Sinduscon-SL, Júlio Cézar Steffen o evento visa “despertar no jovem o interesse pelas oportunidades de inserção no mercado da Construção Civil, ao mesmo tempo em que será estimulado a valorizar e interagir com os trabalhadores e seus familiares”.

Saúde e Segurança

SECONCI-SP INAUGURARÁ NOVA UNIDADE EM MOGI DAS CRUZES NO DIA 7 DE JULHO

A partir do dia 7 de julho, os 10 mil trabalhadores da construção civil da região de Mogi das Cruzes (SP) e seus familiares contarão com os serviços de saúde, segurança do trabalho e assistência social do Seconci-SP (Serviço Social da Construção). A entidade oferece serviços a cerca de 820 mil empregados do setor, seus cônjuges e filhos em todo o Estado. A nova unidade disponibilizará consultas médicas, odontológicas e exames laboratoriais. Os serviços estarão à disposição das 800 empresas da construção de Mogi das Cruzes e toda a região do Alto Tietê. Com 420 m² de área construída, a nova unidade contará com quatro consultórios para as especialidades médicas e odontológicas. Devido à proximidade de Mogi das Cruzes da capital paulista, os trabalhadores da região terão a vantagem de poder utilizar também a Unidade Central do Seconci-SP, que dispõe de 21 especialidades médicas e diversos serviços complementares.

MCMV

FIADO, NEM AMANHÃ

Em matéria intitulada Fiado, nem amanhã, publicada no último dia 26/06, noDiário de Pernambuco, a vice-presidente da CBIC, Betinha Nascimento, alerta que a falta de capital de giro das empresas do setor da construção, resultado do atraso de pagamento do Programa Minha Casa Minha Vida, já resulta em paralisação nos canteiros de obras e desemprego, situação que é ainda mais grave no Maranhão e na Bahia. Como a prioridade é “arrumar a casa”, a Caixa Econômica Federal também suspendeu a análise de novos projetos e a superintendência do banco no Recife tem se reunido frequentemente com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). Clique aqui para acessar a íntegra da matéria.

NR-18

SINDUSCON-MG PROMOVE PAPO TÉCNICO SOBRE ALTERAÇÕES NA REGULAMENTAÇÃO DOS ELEVADORES DE CANTEIROS DE OBRAS

Papo Técnico Sinduscon-MG do dia 1º de julho vai detalhar portarias da Secretaria de Inspeção do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego que alteraram a NR-18 (Norma Regulamentadora nº 18) nas especificações referentes a elevadores de uso em obras. O evento será realizado das 8h às 11h, no Centro de Treinamento do Seconci-MG, em Belo Horizonte. A palestrante será a supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter. Mais informações pelo telefone (31) 3253-2687.