02/07/2015 :: Edição 5543

MCMV

GOVERNO CONFIRMA QUE ATRASOS NA FAIXA 1 DO MCMV SERÃO QUITADOS ATÉ 15 DE AGOSTO

Como a CBIC já havia informado, a Secretária Nacional da Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, confirmou nesta quinta-feira (02/07), que os pagamentos atrasados das obras da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) serão quitados até o dia 15 de agosto. A declaração foi dada em exclusividade para a Construção Mercado, antes de participar do 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Campinas (SP). O volume de pagamentos em atraso, desde dezembro, é de R$ 1,6 bilhão. Desse total, R$ 600 milhões serão liberados pelo governo neste mês, e o restante ficará para o mês seguinte. "Em agosto, esperamos já ter tudo isso resolvido", disse. Inês Magalhães acrescentou que os pagamentos mensais, partindo de 1º de julho, atenderão a um novo cronograma. Nestes casos, o pagamento irá ocorrer em 30 dias após a medição das obras para construtoras de pequeno porte, 45 dias para as médias e 60 dias as grandes. A classificação do porte se dará pelo volume de faturamento, conforme padrão da Receita Federal. "A questão é que nós precisamos adequar o ritmo das obras ao que se tem de dinheiro disponível", justificou. Em relação à terceira fase do MCMV, a secretária mencionou que a presidente Dilma Rousseff planeja o lançamento para agosto, embora ainda tenha havido uma confirmação de datas. Inês também acrescentou ser pouco provável que ocorram novas contratações dentro do programa neste ano. Em 2014, o Governo Federal havia anunciado que a meta de contratação era de 350 mil unidades para 2015. (Com informações do Portal Piniweb)

Audiência Pública

CBIC DEBATE RDC EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO ESPECIAL DE LEI DE LICITAÇÕES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A CBIC, representada por Silvio Guidi, consultor da Comissão de Obras Públicas (COP), participa no próximo dia 8 de julho de audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa mudanças na Lei de Licitações (Lei 8.666/93). O foco da audiência será o Regime Diferenciado de Contratação (RDC). A audiência será das 8h às 15h, em plenário do Anexo II da Câmara, em Brasília. Também participarão da audiência o empresário e ex-presidente da CBIC Luís Roberto Ponte e o ex-diretor do DNIT e consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Tarcísio Freitas.

Desenvolvimento Econômico

FÓRUM MUNDIAL DE DESENVOLVIMENTO LOCAL BUSCA FORMAS DE FOMENTAR A ECONOMIA SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS

3º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local será realizado de 13 a 16 de outubro, na Itália. O evento objetiva buscar formas de fomentar a economia sustentável dos territórios, respeitando a diversidade dos ambientes territoriais e áreas do conhecimento, de forma a instigar o trabalho conjunto dos governos locais, regionais e nacionais, organismos multilaterais, empreendedores locais e sociedade civil. Além de promover um ambiente favorável ao compartilhamento e trocas de experiências, para o avanço em políticas que permitam construir modelos de desenvolvimento que alcancem melhores condições e qualidade de vida às pessoas. O evento será realizado pelo Sebrae, principal instituição apoiadora do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/PNUD, a prefeitura de Turim (Itália), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério das Cidades e Governos Locais Unidos/CGLU. Na programação, destaque para os temas: “Competitividade Regional e Inovação para o desenvolvimento mais sustentável e inclusiva” e “Localizando a geração de emprego. Rumo Crescimento Inclusivo local e empregos decentes”.

Estudo

PIB DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL CAIU 2,7% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2015

Estudo divulgado nesta quinta-feira (02/07) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revela que o PIB (Produto Interno Bruto) da construção civil registrou queda real de 2,7% no primeiro trimestre deste ano se comparado ao mesmo período de 2014. O trabalho mostra estimativas do investimento em obras, do PIB e do emprego na cadeia produtiva no primeiro trimestre de 2015. De acordo com o estudo, a cadeia da construção movimentou nos três primeiros meses deste ano R$ 253,3 bilhões. A indústria de materiais e as construtoras, que juntas detinham 51,4% do PIB setorial, foram as que mais contribuíram para a retração, com queda de 8,1% e 4,5%, respectivamente. O estudo mostra também que o primeiro trimestre de 2015 registrou perda de 431 mil postos de trabalho. Construção informal e construtoras foram os principais segmentos que colaboraram com a queda.  (Com informações do Portal Nacional Seguros)

CBIC Mais

SERÁ LANÇADO O INFORMATIVO SEMANAL, CBIC MAIS

A CBIC lança, no próximo dia 10 de julho, o informativo semanal CBIC Mais. A nova ferramenta de comunicação visa ampliar a disseminação dos posicionamentos do setor da construção, assim como dar ampla visibilidade aos temas relevantes da Indústria. Com isso, a entidade espera defender os interesses do setor de forma mais estratégica e unificada. O informativo circulará às sextas-feiras. Sugestões de pauta podem ser enviadas para Ana Rita de Holanda, pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .