03/07/2015 :: Edição 5544

MCMV

GOVERNO PLANEJA LANÇAR MCMV 3 EM AGOSTO, MAS NOVAS CONTRATAÇÕES DEVEM FICAR PARA 2016

O ministro da Cidades, Gilberto Kassab, afirmou que a terceira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) será lançada possivelmente em agosto. Segundo ele, a meta de contratação de três milhões de unidades até 2018 está mantida, mas a contratação de novas unidades neste ano não está confirmada, pois ainda depende de entendimentos com os ministérios da Fazenda e do Planejamento. "A ideia é até 2018 contratar três milhões de unidades. Vamos definir com a equipe econômica quais são as limitações de cronograma, mas o nosso compromisso está mantido", completou. A afirmação foi feita ontem (02/07), durante entrevista para a imprensa, por ocasião do 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Campinas (SP). A Secretária Nacional da Habitação, Inês Magalhães, que participou de mesa-redonda do fórum disse que é pouco provável que haja novas contratações em 2015. Caso isso ocorra, será apenas nos últimos meses, de modo que os primeiros desembolsos do governo federal com as obras sejam realizados apenas no início de 2016. A secretária explicou também que, a partir deste mês, os pagamentos pelas obras do MCMV passarão a ocorrer dentro de um novo cronograma, que será de 30 dias para as construtoras de pequeno porte, 45 dias para as empresas de médio porte e 60 dias para as grandes. Isso valerá apenas para as obras com menos de 70% de execução até julho. (Com informações doPortal Piniweb).

Infraestrutura

EMPREITEIRAS DOS EUA E DA AMÉRICA LATINA TÊM INTERESSE EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL

Após reunião nesta quinta-feira (02/07), em Nova Iorque, com grupos de investidores, representantes de diversos segmentos da economia, em especial, de infraestrutura, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou estudos para criação do Centro de Infraestrutura Brasil/Estados Unidos. O objetivo é facilitar a comunicação e coordenação de áreas de interesse comum no setor de infraestrutura. Ao todo, mais de 60 investidores participaram dessa rodada de reuniões. Nos encontros, o ministro apresentou os principais dados sobre a economia brasileira, as medidas de ajuste fiscal e as oportunidades de investimento no âmbito do Programa de Investimento em Logística (PIL). Durante as reuniões, os investidores fizeram questionamentos sobre as perspectivas da economia brasileira, o ajuste fiscal, as regras para as concessões dos projetos de infraestrutura, licenciamento ambiental, regras tributárias, entre outras. “Houve manifestação de interesse empreiteiras americanas e de países da América Latina nos projetos, especialmente em portos e aeroportos”, disse o ministro durante coletiva à imprensa após os encontros. (Com Informações AsCom MPOG)

CNI: MEDO DO DESEMPREGO AUMENTA 5,4% EM JUNHO

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (03/07) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) confirma o pessimismo dos brasileiros em relação ao mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa, o Índice de Medo do Desemprego aumentou 5,4% em junho na comparação com março e alcançou o maior nível desde setembro de 1999. Na comparação com junho de 2014, o indicador aumentou 36,8%. O estudo mostra ainda que o Índice de Satisfação com a Vida melhorou um pouco em junho. O indicador aumentou 1% em relação a março. Mas isso não foi suficiente para reverter a tendência de queda. Na comparação com junho de 2014, o índice registra retração de 7,3%.  A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre 18 e 21 de junho de 2015.

Conselho Jurídico

PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO JURÍDICO DA CBIC SERÁ NO DIA 9 DE JULHO EM BRASÍLIA

A primeira reunião do Conselho Jurídico da CBIC será na próxima quinta-feira (09/07), das 11h às 16h, na sede da entidade, em Brasília. Destaques da pauta para os seguintes assuntos: apresentação do novo formato do Conselho Jurídico e elaboração do calendário de reuniões periódicas; discussão da proposta de formatação de dois seminários/ano do CBIC Juris; nivelamento nacional das principais ações jurídicas de interesse do setor; discussão da decisão na Suspensão de segurança 5008 julgado em 24/04/2015 em que o presidente do STF permitiu a cobrança do ITBI no ato da promessa de compra e venda do imóvel, e assuntos tributários.

Seminário

ADIT SHARE - SEMINÁRIOS SOBRE PROPRIEDADES COMPARTILHADAS

Será realizado de 13 a 15 de agosto, no Royal Palm Hotels & Resorts, em Campinas (SP), o Adit Share - Seminário sobre Propriedades Compartilhadas. A 3ª edição do evento reunirá os principais players do setor para debater amplamente sobre os novos modelos de desenvolvimento conhecidos pelos formatos Timeshare e Fractional. O evento conta com apoio institucional da CBIC. Clique aqui para mais informações

Responsabilidade Social

SECONCI-SP INAUGURA BIBLIOTECA EM PIRACICABA

A Unidade do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) em Piracicaba inaugurou nesta sexta-feira (03/07) as instalações de sua biblioteca. Com apoio do Sinduscon-SP, Sinticompi e Ascopi, o objetivo da entidade é incentivar e facilitar o acesso à leitura entre os 15 mil trabalhadores da construção civil da região e seus familiares que utilizam os serviços oferecidos no local. Acomodados em estantes fixas, os 320 volumes foram arrecadados junto às construtoras de Piracicaba e região. O espaço ainda conta com mesa de estudos para maior comodidade dos filhos dos trabalhadores que aguardam os pais durante as consultas médicas. A biblioteca atuará também com o sistema de empréstimos de livros por um prazo de 30 dias.