Ferramenta eSocial é esclarecida em palestra na FIEMG

Aprovado pela Resolução do Comitê Gestor nº 001/2015, o Manual de Orientações do eSocial será tema de palestra  na FIEMG Regional Vale do Paranaíaba, no dia 06 de agosto - quinta-feira - às 19h.

A Palestra objetiva apresentar os principais "pontos" relacionados às "Informações Gerais" integrantes do Manual de Orientações do eSocial, expondo, ainda, os impactos das recentes decisões judiciais nas obrigações tributárias principais e acessórias - débito apurado, folha de pagamentos, GFIP e eSocial - quanto a exclusão das verbas de natureza indenizatória da base de cálculo das Contribuições Sociais Previdenciárias e do FGTS.

Segundo o presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Everton Magalhães, o sistema eSocial virá para simplificar as obrigações do empregador, com foco na centralização de informações. "Inicialmente haverá um investimento da parte dos empresários para capacitar os funcionários a compreenderem essa nova ferramenta. O uso da mesma permitirá maior confiança de dados e também a correta procedência de informações impedindo que haja fraudes ou outros problemas envolvendo empresas", disse Everton.

eSocial

O eSocial é um projeto do governo federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. O manual orienta o empregador para a forma de cumprimento de suas obrigações, que está sendo instituída por meio do novo sistema, além de estabelecer regras de preenchimento, de validação, leiautes, tabelas e instruções gerais para o envio de eventos que compõem o eSocial para o ambiente nacional de dados.