NEWSLETTER 29.07.15 / EDIÇÃO 5557

View this email in your browser

Em reunião, Comissão de Meio Ambiente defende adesão à microgeração de energia

Em reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, nesta quarta-feira (29/07), na sede da entidade, em Brasília, o presidente da CMA, Nilson Sarti, ressaltou a importância da adesão à proposta de microgeração de energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por estimular a utilização da energia renovável nos estados, o que já ocorre em GO, MG, PE, SP e CE. Dentre as vantagens da adesão está a isenção do ICMS na autogeração. Resolução Normativa 482 da Aneel estabelece condições para a microgeração distribuída de energia elétrica. Também foi criado o Sistema de Compensação de Energia, que permite que a geração de energia, por meio de fontes renováveis com até 1 MW de potência, instalados como sistemas fotovoltaicos, sejam conectados à rede elétrica de forma simplificada para atender o consumo local, autorizando o comércio do excedente de energia elétrica, que será injetado na rede elétrica, disponibilizando créditos de energia equivalentes ao valor da eletricidade da rede. Quando o consumidor tiver uma geração menor do que precisar, ele poderá utilizar a energia da rede elétrica.

Entulhos da construção civil terão pontos regulares para despejo em Brasília

Brasília ganhou no último dia 24 de julho espaço específico para destinação do lixo proveniente da construção civil. A área de transbordo, triagem e reciclagem de resíduos (ATTR) será em uma fazenda de Sobradinho, de 11 hectares, cedida pela Secretaria do Patrimônio da União ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O termo de cessão do terreno também contempla uma área de 7,4 hectares, no Núcleo Bandeirante, para a construção de um ponto de entrega voluntária. O SLU terá um prazo de dois anos para dar início às duas obras. Em 2014 foram recolhidas 722 mil toneladas de resíduos da construção civil em Brasília, a um custo de R$ 20,35 milhões. Cerca de 65% desse total estava depositado em pontos irregulares da cidade. Para o vice-diretor do Meio Ambiente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sindsucon-DF), Luciano Alencar, os empresários do setor têm muita dificuldade em lidar com o lixo proveniente da construção civil na capital e o novo espaço será importante, uma vez que esse material poderá ser reaproveitado em outras obras. (Com informações da Agência Brasília. Foto: Divulgação GDF)

Pesquisa Abramat indica que indústrias de materiais estão menos pessimistas para agosto

Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgada nesta semana revela que as perspectivas da indústria de materiais de construção em relação às vendas em agosto melhoraram em relação ao mês anterior. De acordo com o levantamento, 39% dos entrevistados esperam que o desempenho de vendas no próximo mês seja ruim ou muito ruim. Em julho, essa era a previsão de 55% das indústrias. A parcela do mercado que espera desempenho muito ruim representa 10%, enquanto 29% preveem performance ruim. Outros 6,0% estão otimistas para agosto, com previsão igual a registrada em junho para boas vendas; e 55% esperam desempenho regular, contra 35% no mês passado. Ainda de acordo com a sondagem, 100% das empresas pesquisadas estão pessimistas quanto às ações do governo para o setor da construção civil nos próximos 12 meses. Além disso, apenas 48% das indústrias informaram que pretendem fazer investimentos nos 12 meses seguintes.

Setor debate propostas sobre energia solar com geração distribuída durante 87º Enic

"Iniciativas em Energia Solar com Geração Distribuída e Propostas para a Indústria da Construção” será tema do painel da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC no dia 23 de setembro, em Salvador (BA), por ocasião do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Os participantes terão a oportunidade de conhecer o panorama mundial de investimento em energia solar, bem como os programas de energia solar no Brasil, com foco nas perspectivas para o setor. Ainda durante o painel, destaque para a visão da Indústria para Incentivos à Energia Fotovoltaica no Brasil; apresentação institucional do Solar Decathlon e preparação para o evento em Cali, na Colômbia; e propostas CBIC para energia solar em empreendimentos voltados para o Programa Minha Casa Minha Vida 3. Participe do 87º Enic. Para mais informações e inscrições, clique aqui

Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

Foi prorrogado para o dia 5 de agosto o prazo de inscrição para o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. Em sua 11ª edição, o prêmio, que é promovido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC e conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), visa fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais na Indústria da Construção e no Mercado Imobiliário. Neste ano, serão consagrados vencedores cinco projetos nas categorias Organização (Empresas e Entidade) e Reconhecimento Social (Seconci). Também serão premiados dois vencedores na categoria Trabalhador Modelo, sendo um trabalhador e uma trabalhadora. Os vencedores serão comunicados do resultado pelo Fasc/CBIC até o dia 2 de setembro de 2015. A solenidade de premiação será durante o 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) – “Brasil mais eficiente, país mais justo”, que será realizado de 23 a 25 de setembro, em Salvador, na Bahia, e reunirá toda a cadeia produtiva do setor da construção, em busca de soluções de novos entendimentos para uma indústria em constante evolução. Clique aqui para mais informações.

Reunião da CPRT/CBIC

Sede da CBIC - Brasília

Data: 11 de agosto
10h30 às 15h