NEWSLETTER 03.08.2015 / EDIÇÃO 5559

View this email in your browser

Decreto agilizará aprovação de novas edificações e projetos arquitetônicos em Vitória

Crédito foto: Sinduscon-ES

   Movimento iniciado pela CBIC mostrando o quanto a burocracia encarece e retarda o processo de construção civil no Brasil e incentivando os sindicatos a realizarem um trabalho com as administrações municipais já apresenta resultado no Espírito Santo. Na última semana, o município de Vitória adotou as primeiras medidas para reduzir a burocracia. O prefeito Luciano Rezende assinou o decreto de simplificação de procedimentos do Alvará de Aprovação de Projetos, emitido para aprovação de projetos de arquitetura, hidrossanitário e de instalação de equipamentos, como elevadores, escadas rolantes e esteiras. A proposta é que o decreto simplifique as formas de apresentação de projetos e os procedimentos de análise do município. A deliberação sistematiza os itens urbanísticos e construtivos considerados de relevância, bem como as divisões de responsabilidades entre proprietário, responsáveis técnicos e poder público. 

 

Lideranças nacionais e empresários do sul do País discutirão os rumos do setor neste mês em Chapecó

   O Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon-Chapecó) promove no próximo dia 13 de agosto, das 17h às 21h, no auditório do Lang Palace Hotel, em Chapecó, no Rio Grande do Sul, o 1º Simpósio Sulbrasileiro da Construção Civil, que contará com a participação de lideranças nacionais, empresários, técnicos, gestores e especialistas da área. A abertura contará com a presença do prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, e do vice-presidente do Sistema Fiesc, Mário Cezar de Aguiar. O presidente da CBIC, José Carlos Martins, fará uma palestra sobre o tema “As perspectivas da indústria da construção civil frente ao novo cenário macroeconômico brasileiro”, seguido pela presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, que tratará do tema “Os programas habitacionais do Brasil e o novo quadro macroeconômico”. Na sequência, o ex-prefeito do município de Maringá (PR) e secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná Sílvio Barros falará sobre “O futuro das cidades”. O evento conta com apoio institucional da CBIC. Para participar, clique aqui.

 

CNI divulga amanhã os Indicadores Industriais de junho

   A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgará nesta terça-feira (04/08), às 11h, os Indicadores Industriais de junho. A pesquisa revela a evolução do faturamento, das horas trabalhadas na produção, do emprego, da remuneração paga aos trabalhadores e do nível de utilização da capacidade instalada na indústria. Os dados abrangem 21 setores da indústria de transformação. Os Indicadores Industriais serão apresentados, em entrevista coletiva, pelo gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, na sede da CNI, em Brasília.

 

Vendas de materiais de construção crescem em julho, mas acumulam queda de 9,1% em 2015 

Crédito foto: Construção-DF

  Dados divulgados nesta segunda-feira (03/08) pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) revelam que a indústria de materiais de construção cresceu 5,8% em julho na comparação com o mês anterior. Já no acumulado do ano, o balanço aponta queda de 9,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. A queda registrada no sétimo mês do ano é de 9,4% na comparação com julho de 2014 e, no acumulado dos últimos 12 meses, o recuo é de 7,9%. Para o presidente da entidade, Walter Cover, “a queda nas vendas reflete a redução na renda das famílias e no emprego, bem como as incertezas sobre a economia. As vendas de materiais de acabamento apresentam redução maior de que o de materiais de base, indicando o final de um ciclo da construção imobiliária iniciado em 2012/2013.” De acordo com a Abramat, o segundo semestre deverá ser melhor que o primeiro, mas insuficiente para manter o quadro nas vendas, que deverão encerrar o ano com queda de 7% na comparação com 2014.
(Com informações do Portal Piniweb)

 

Apesar da crise, incorporadora de São Paulo mantém boas vendas

   Apesar das dificuldades do mercado neste ano, incorporadora de São Paulo tem registrado bom desempenho em comparação a 2014. De acordo com o diretor executivo da incorporadora You, Inc, Eduardo Muszkat, a crise afetou o setor, mas a empresa está conseguindo bons resultados graças aos preços de tabela adotada para enfrentar a crise. A empresa conta com 50 unidades prontas em estoque, de um total de quatro mil lançadas desde 2010. "Isso é menos do que eu tinha em 2014. Entendo que, se o preço do imóvel é condizente e o produto é bom, o cliente só não compra se não tiver capacidade econômica. A demanda ainda existe", afirma Muszkat. Para ele, o cliente está demorando mais para decidir, posterga a compra, mas continua atrás da casa própria. Muszkat explica que o estoque baixo ajuda a empresa a oferecer bons preços, já que tem gasto pequeno para manter as unidades prontas e ainda não vendidas. Para o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Claudio Bernardes, 2016 também será difícil. No entanto, confia numa recuperação, desde que superados os problemas que afligem o governo federal em várias frentes. "Já passamos por crises piores e conseguimos superar. Vamos passar por essa também. O mais preocupante é que naquelas outras ocasiões não havia a crise política que o governo tem de resolver", diz.
(Com informações do jornal O Estado de S.Paulo – 02/08/2015). 

 

Sinduscon-MG e Fiemg promovem rodada de oportunidades

Data: 11 de agosto

Horário: 8h30 às 12h
Local:  Fiemg - Belo Horizonte-MG

Organização: Sinduscon-MG, em parceria com o IEL e a Fiemg. 
Mais informações: (31) 3213-1231 ou  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SCN - Quadra 01 - Bloco E - Edifício Central Park - 13º Andar - CEP 70.711-903 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013

unsubscribe from this list    update subscription preferences 


 

Informações de Contato

Rua Nova Ponte, 500
Bairro Jardim dos Gravatás
Uberlândia-MG
(34) 3236-3163

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Ler Mais

Newsletter