NEWSLETTER 27.08.2015 / EDIÇÃO 5574

Michel Temer confirma presença no ENIC

Crédito: Vice-Presidência da República

O vice-presidente da República, Michel Temer, confirmou sua presença no próximo Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que ocorrerá em Salvador, Bahia, de 23 a 25 de setembro. A 87ª edição do evento cujo tema é “Brasil mais eficiente, País mais justo” visa discutir temas da atualidade que impactam diretamente o dia a dia na indústria da construção e promover o networking entre os empresários do setor. São esperadas mais de 1.500 pessoas, entre dirigentes de construtoras de expressão, presidentes e diretores das entidades representativas do setor imobiliário, de obras públicas e infraestrutura, além de autoridades e representantes de diferentes organismos do Governo Federal. Para mais informações e inscrição no evento, clique aqui.

Para a indústria da construção a volta da CPMF é um desastre

O governo pressionado pela queda na arrecadação, estuda recriar o CPMF, o imposto sobre movimentações financeiras. Criada em 1997 no governo Fernando Henrique Cardoso, o tributo vigorou ao longo de uma década, sendo extinta em 2007 na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, se posicionou sobre o tema: “Hoje saiu o resultado das contas públicas. A arrecadação novamente despencou. Está claro que o formato de aumentar impostos e reduzir investimentos não está funcionando e continuam insistindo nesse modelo que todos sabem estar errado. Aumentar impostos e diminuir investimentos não é o caminho. As contas públicas desse mês comprovam isso. A indústria da construção representa 50% do investimento e isso é um desastre ainda maior do que estamos vivendo: 500 mil empregos perdidos não é pouca coisa”, diz Martins.

Na reportagem do jornal O GLOBO, o vice-presidente da República, Michel Temer avisa que por equanto a volta da CPMF é um burburinho. Vamos aguardar...

Inovação é palavra de ordem no setor da construção

Kit com molas para ensinar arquitetura - Crédito: G1

Um jovem arquiteto, que também é pesquisador, teve uma ideia inovadora que vai possibilitar outra perspectiva ao ensino de arquitetura e engenharia civil no País. O paraense Márcio Sequeira de Oliveira criou o Projeto Mola. Em uma caixa pequena e leve, um conjunto de esferas, molas, fios, triângulos e placas de aço, plástico e imãs permite que os alunos aprendam o conteúdo de estruturas físicas com mais apoio do que as contas no papel. As peças versáteis simulam efeitos como o vento e a gravidade em diversos tipos de construção.

O que chama a atenção é que Oliveira lançou a ideia do Projeto Mola em uma plataforma de financiamento coletivo e arrecadou R$ 600 mil em 45 dias, mais de dez vezes a meta inicial imaginada por ele. O pesquisador, em entrevista ao portal de notícias G1, comentou que atualmente há uma deficiência no ensino de estruturas tanto no Brasil como em outros países. “O ensino de estruturas praticado nas escolas de engenharia e arquitetura prioriza quase que exclusivamente a teoria apresentada através de números (cálculos), e isso torna o assunto muito abstrato. É unanimidade entre estudantes, professores e profissionais da área a carência por métodos mais eficientes que auxiliem no entendimento aprofundamento do assunto", explicou Oliveira, que dedicou sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) ao estudo e validação de um projeto de modelo de estruturas que representasse fielmente o comportamento das estruturas das obras reais. "Nós comprovamos através de comparações com estruturas simuladas em softwares de estruturas que o Mola tem um comportamento muito similar ao de uma estrutura real”, diz.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, tudo que vem para somar à cultura de inovação e sustentabilidade é bem-vindo. “Temos que ser competitivos para sobreviver no mercado. O espaço que temos é a melhoria de qualidade e produtividade, que sem dúvida alguma ocorre por meio da inovação tecnológica”, afirma o presidente.  (Com informações do G1)

Para ler a matéria do G1 na íntegra,
clique aqui.

Sinduscon-ES institui Conselho Jurídico

Da esquerda para direita: o diretor do Sinduscon-ES Adriano Alves, o assessor jurídico Carlos Augusto Motta Leal, o presidente da OAB-ES Homero Mafra e o presidente do Sinduscon-ES, Aristóteles Passos Costa Neto. Crédito: Sinduscon-ES

Seguindo os moldes do Fórum de Advogados da CBIC, o Sinduscon-ES instituiu oficialmente ontem à noite o Conselho Jurídico da entidade durante um evento que  contou com a presença do presidente da OAB-ES, Homero Mafra. O trabalho do Conselho é coordenado pelo diretor Adriano Alves, e tem o foco voltado para as discussões de assuntos legais nas áreas do direito trabalhista, tributário, empresarial e ambiental. A ideia é colocar os empresários e seus assessores jurídicos buscando soluções para demandas do segmento e uniformizando conceitos e procedimentos.

Seminário AsBEA
Novas formas de ocupar a cidade a partir do novo Plano Diretor de São Paulo
Data: 29 de setembro
Local:
Hotel Macksoud Plaza
- Sala São Paulo
Informações e inscrições, clique aqui

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SCN - Quadra 01 - Bloco E - Edifício Central Park - 13º Andar - CEP 70.711-903 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013