NEWSLETTER 20.10.2015 / EDIÇÃO 5603

 

FIIC elege novo presidente durante reunião do Conselho Diretivo em Santiago do Chile

 

 

 

O Conselho Diretivo da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) elegeu e empossou nesta terça-feira (20/10), durante a LXXIII Reunião do seu Conselho Diretivo, em Santiago do Chile, o novo presidente da entidade, Ricardo Blat. A FIIC era presidida por Juan Ignacio Silva. Na nova Diretoria, a CBIC será responsável pela Comissão de Sustentabilidade da Federação, que será presidida por Nilson Sarti, também presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da entidade. Participaram da reunião, os presidentes José Carlos Martins (CBIC) e Nilson Sarti (CMA/CBIC), o representante da CBIC junto à FIIC, Murillo Allevatto, e as assessoras Denise Soares (COP/CBIC) e Mariana Silveira (CMA/CBIC). A próxima reunião da FIIC será em 2016, na Guatemala. A FIIC é composta pelas câmaras nacionais da indústria da construção de 18 países da América Latina.

 

Construção civil gaúcha fecha 40 mil postos de trabalho no Rio Grande do Sul

 

 

 

Em decorrência do desaquecimento da economia nacional, o setor da construção civil registrará o fechamento de 500 mil postos de trabalho no País em 2015 e, no Estado do Rio Grande do Sul, serão perdidos 40 mil empregos. A previsão foi feita ontem (19/10) pelo presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Antunes Sessegolo, ao ser empossado para sua segunda gestão consecutiva. A solenidade ocorreu na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. De acordo com o dirigente, outro problema diz respeito aos atrasos de pagamentos às empresas que executam obras para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). “A inadimplência do governo está gerando um clima de incerteza total, levando centenas de empresas à insolvência”, acrescentou. Em sua manifestação, Sessegolo afirmou que a prioridade para as empresas do setor, nesta conjuntura, é sobreviver, o que exige aumentar a sua competitividade, reduzindo custos e identificando nichos de mercado. 

 

CBIC participa de audiência pública sobre poder de veto à obra do Programa Nacional de Habitação Urbana

 

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados debateu nesta terça-feira (20/10) o Projeto de Lei (PL) 1443/15, do deputado Flaviano Melo (PMDB-AC), que inclui um artigo na Lei do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), na parte relativa ao Programa Nacional de Habitação Urbana, estabelecendo que a associação representativa da sociedade civil afetada pelas obras terá direito a veto dos empreendimentos. Os autores do requerimento para realização da audiência pública foram os deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e Alberto Filho (PMDB-MA), que é relator do projeto. O objetivo da audiência foi aprofundar o debate sobre o substituto apresentado por Alberto Filho, que concede o poder de veto à Prefeitura Municipal, sem prejuízo da devida oitiva das organizações da sociedade civil que atuem no local. Participaram da audiência Ilse Oya, assessora técnica do Ministério das Cidades, e Abelardo Campoy Diaz, membro da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC.
(Com informações da Agência Câmara

 

Sistema Firjan inaugura laboratório BIM para a construção

 

O Sistema Firjan inaugura nesta quarta-feira (21/10), na unidade do Senai Cinelândia, no Rio de Janeiro, laboratório BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) para atender à crescente demanda de qualificação de mão de obra do setor e acompanhar as tendências tecnológicas do mercado. A entrega faz parte das orientações estabelecidas no estudo da Federação “Construção Civil – Desafios 2020”. Além do laboratório presencial, a plataforma tecnológica estará disponível também em uma unidade móvel que irá percorrer as cidades do interior do estado, atendendo as demandas dos sindicatos e empresas. A inauguração de um laboratório BIM no Senai é um avanço para a capacitação de profissionais, pois a ferramenta é revolução tecnológica, devido as suas aplicações no mercado. Por meio do uso de um conjunto de softwares é possível conceber todas as etapas de construção de um empreendimento, proporcionando uma maior racionalidade no projeto. O laboratório é composto por 20 computadores, cada um com dois monitores widescreen. Mais informações pelo telefone 0800 0231 231 ou 4002 0231.
(Com informações do Sistema Firjan) 

  

Especialista norte-americano considera que vantagens do BIM vão além da economia de custo

Informação de alta qualidade e confiabilidade, com economia de recursos, tempo e dinheiro. Essas são apenas algumas das vantagens proporcionadas pelo uso do BIM na construção civil e que para o professor das faculdades de Arquitetura e Engenharia da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), David Jason Gerber, contribuem de forma decisiva para o avanço desse modelo. Gerber estará na capital paulista em 22 de outubro para participar da sexta edição do Seminário Internacional BIM, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). Em sua palestra, o especialista apresentará alguns cases de projetos realizados nos últimos 12 anos que sem o BIM provavelmente não teriam saído do papel. A realização do evento, que será realizado no Hotel Caesar Business São Paulo Faria Lima, em São Paulo, conta com apoio institucional da CBIC. Clique aqui para mais informações. 

 

CNI divulga Sondagem Industrial de setembro nesta quarta-feira

 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 11h, a Sondagem Industrial de setembro. A pesquisa mostra a percepção dos empresários sobre o desempenho da produção, do emprego, dos estoques e da utilização da capacidade instalada da indústria no mês passado. Informa, ainda, os principais problemas enfrentados pelas empresas no terceiro trimestre de 2015 e as expectativas para os próximos seis meses sobre a demanda, as exportações, o emprego e a compra de matérias-primas. Revela também a intenção de investimentos das indústrias. Esta edição da Sondagem Industrial foi feita entre 1º e 15 de outubro com 2.468 empresas, das quais 1.023 são pequenas, 884 são médias e 561 de grande porte. A Sondagem Industrial será divulgada no Portal da Indústria (www.portaldaindustria.com.br).

 

 

Informações de Contato

Rua Nova Ponte, 500
Bairro Jardim dos Gravatás
Uberlândia-MG
(34) 3236-3163

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Ler Mais

Newsletter