O Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP) deu início à sua campanha “Todos contra a Dengue e a Chikungunya”. Em folder distribuído pela entidade (clique aqui para acessá-lo), o Seconci-SP ensina formas de prevenção contra o mosquito da Dengue e do a Chikungunya. Esclarece ainda que a dengue é uma doença infecciosa, que pode matar, e que a febre a chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida também pelo mosquito Aedes aegypti. Dentre os sintomas, dores nas articulações, fraqueza, dor de cabeça, perda de apetite, febre alta e manchas avermelhadas na pele.
A ação de sensibilização do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES) tem como foco o alerta “Quinze minutos que podem salvar vidas”. A entidade criou o Dia D de Combate ao Mosquito na Construção Civil elegendo a segunda-feira como o dia para fazer uma varredura nos canteiros e também nas áreas administrativas. A proposta é reservar os 15 primeiros minutos de trabalho de cada segunda-feira para eliminar a água parada em canteiros de obra.
Em Brasília, o setor também aderiu à campanha do Governo de Brasília contra a dengue. O Seconci-DF, braço social da construção civil do DF, realizará na próxima quarta-feira (20), uma palestra de prevenção, às 7h, em um canteiro no Setor Hoteleiro Sul. Na campanha desde 2015, no ano passado, o assessor de Mobilização Institucional e Social para Prevenção da Dengue, Ailton Domício, orientou os profissionais de Segurança no Trabalho quanto aos cuidados dentro dos canteiros. Segundo a gerente de Segurança no Trabalho do Seconci-DF, Juliana Oliveira, desde o treinamento, a entidade tem realizado palestras preventivas sobre a doença nos canteiros de obras.
|